(Análise) Rewards: Veja se vale a pena com uma análise real de investimento/retorno mensal e anual

Nesse caso @anon79890734 o retorno seria da mesma forma, porém o custo 50% menor do que é hoje, a teoria seguiria a mesma, mas se tornaria mais atrativo, seria bacana.

A taxa de conversão do Rewards ainda é proibitiva. Por ex., uma simples viagem de 20 reais no UBER é igual 2 mil reais em gastos. Com a viagem de volta o valor dobraria para 4 mil reais.

Além disso, em comparação aos programas de milhagem o Rewards não tem, definitivamente, vantagem. Passagens aéreas internacionais (ida e volta) custariam por pessoa 350 - 400 mil reais - na conversão. Nos programas de milhagem a conversão, mesmo sendo em dólar, é mais em conta (especialmente para os que têm a conversão 1 dólar = 2 pontos) e ainda há a possibilidade de encontrar promoções com forte redução da conversão milhas para passagens.

Isso mostra que o programa precisa melhorar. Poderia ser a partir da redução da taxa de conversão para valores semelhantes aos programas de milhagem.

1 Curtida

Essa análise que você fez @Celso_Sant_Anna seria de pontos (Valores Gastos) X pontos (Valor Real)?

Prezado Felipe, obrigado pela pergunta. O apontamento que fiz em relação aos valores “Rewards vs programas de milhagem” foi em função de experiências prévias. Certamente, o programa de milhagem tem variação em função do perfil de cada um. Para o meu perfil, os programas de milhagem são bem mais vantajosos na conversão direta de pontos acumulados para passagens aéreas. Para quem tem paciência para ficar procurando por promoções, o programa de milhagem fica ainda mais vantajoso. Espero ter respondido sua pergunta.

Obrigado @Celso_Sant_Anna realmente foi um belo ponto de vista, coisa que eu não tenho, pois não uso esse tipo de serviço.

Vale muito ter um programa de milhagem, Felipe. Todos os meus gastos (dos mais baratos aos mais caros) são feitos via cartão de crédito para acumular pontos. A ideia é converter os pontos em milhas e, então, passagens aéreas. Não há custos para programas de milhagem. Basicamente, é um dinheiro que vc já gasta e aproveita para "transformar’ em um benefício. Sugiro vc dar uma olhada nos programas de milhagem existes e como o seu banco lida com os pontos. Como falei antes, se procurar por promoções as vantagens são ainda maiores. Aproveite

@Celso_Sant_Anna o Nubank anunciou para esse ano uma parceria com a Smiles, vamos aguardar. PS: Nunca andei de avião, quem sabe é agora, é um sonho.

1 Curtida

Não sabia da parceria com o Smiles. Isso é muito interessante e espero que seja concretizado. Estou na torcida para que o seu sonho seja realizado o mais breve possível.

1 Curtida

@Celso_Sant_Anna segue o link da reportagem: https://blog.nubank.com.br/nubank-rewards-tudo-sobre/

Muito Legal! obrigado.

opa, interessei ein? o cartão Meliuz dá cashback mesmo em compras “offline”?

Pra mim também o Rewards não vale a pena. Os lugares que mais vou não pode ser apagado ( supermercados).
Então pra mim no momento não compensa.:smirk:

2 Curtidas

Fazendo o comparativo com outras instituições, realmente é bom, mas poderia ser melhor.

No mercado, ao comparar Rewards, Trigg e Méliuz. Com base de gastos de R$6 mil mensais, temos o seguinte, já descontado a anuidade.

Méliuz: R$576

Trigg: 936 - 118,80 (anuidade) = R$817,20

Rewards: 720 - 190 (anuidade) = 530,00 /
Já na conversão para passagens aéreas (80 pontos por R$1) 900 - 190 = R$710,00

Vemos que o Trigg leva sempre vantagem. O diferencial do Nubank é mesmo o atendimento. No Trigg o cliente espera um dia inteiro para ser atendido. Imagino se der um problema.

1 Curtida

Ia comentar isso agora. O Trigg sai bem na frente pra quem gasta 5k+. O rewards deve valer mais a pena também.

Porém, o atendimento do Trigg é tão ruim, mas tão ruim, que simplesmente não vale a pena.

Eu estou há quase 1 semana pra saber o motivo de não estar recebendo notificações de compra. E olha que eles falam que, agora, você pode ser atendido nas redes sociais.

Que nem você disse: imagina se tiver um problema.

2 Curtidas

Para mim também não vale, minha fatura passou uma vez só de mil.

2 Curtidas

Planejando para as férias desse ano (ago 2019), estive procurando preços mais baixos para ir para Bonito (Campo Grande - MS). O preço mais em conta (para 2 pessoas) que encontrei foi de R$ 584,70. O rewards me informa que para apagar a compra, precisariam de 46.776 pontos.

Vamos partir daí…

Conforme falado (inclusive pelo próprio atendimento do Nubank), o valor que compensaria pagar o rewards seriam ter gastos de R$ 1.900 no caso do pagamento do rewards mensal (R$ 19,00) e R$ 1.600 no caso anual (R$ 190,00).

Vamos às contas… (considerando o plano anual).

No plano anual:

R$ 190,00/12 = R$ 15,83, aproximadamente R$ 16,00

Considerando 100 pontos = apaga 1 real, precisamos de, pelo menos, 1.600 reais de gastos mensais para compensar o valor de 16 reais pagos no reward, o que no final de 1 ano totalizariam 192 reais compensados (temos 2 reais extras para o cafézinho).

O que isso realmente significa?

Se você tem um gasto OBRIGATÓRIO de pelo menos R$ 1.600, o valor dos 190 reais pagos do rewards estarão dissolvidos nos gastos usuais .

No entanto, para passagens temos que para cada 80 pontos = apaga 1 real, dessa forma, precisaríamos de um gasto mensal de 1.280 reais.

Pense da seguinte forma, se temos uma conversão de:

1 real gasto = 1 ponto

100 pontos = apagam 1 real

Temos que para cada 100 reais gastos apagamos 1 real

Com os voos, temos:

80 pontos = apagam 1 real

Assim, 80 reais gastos apagam 1 real

Pareceu repetitivo tudo que eu falei? Óbvio que sim…

Por que estou repetindo a lógica?

Porque estamos APENAS compensando os 190 reais pagos pelo rewards . Significa que se você tiver um gasto 1.600 reais por mês, você não ganhou e nem perdeu (desconsiderando o cafézinho que você ganhou), somente a partir deste valor é que você começa a ganhar algum ponto a mais.

Tá mas aonde eu quero chegar?

O rewards não possibilita apagar parcelas de um pagamento, ou mesmo parte do valor . Dessa forma, ou você apaga tudo , ou você apaga nada .

Isso significa que se eu gastar mensalmente 1.280 reais por 1 ano, eu terei 15.360 pontos ao final do ano (19.200 no caso de 1.600 ao mês).

Quanto tempo demoraríamos para apagar a viagem de 585 reais?

3,045 ou seja, aproximadamente 3 anos e um pouco para apagar, considerando gastos mensais de, no mínimo, 1.280 reais e

2,44 ou seja, aproximadamente 2 anos e meio, considerando gastos mensais de 1.600 reais.

O site da nuconta está usando uma taxa de 6,4% aproximadamente.

Assim, se investíssemos 570 reais (3 parcelas do rewards), teríamos ao final de 3 anos , aproximadamente 687 reais.

Não entendeu a lógica?

Considerando que você esteja no limite que vale a pena pagar o rewards (considerando os 1.280 reais), você só vai poder apagar um voo nacional depois de 3 anos pagando o rewards, sem nunca usar os pontos, e manter um gasto mensal de 1.280 reais.

No final das contas, você não ganhou um voo de graça, você pagou por ele ( 190 reais anuais por 3 anos ) de forma adiantada. Se você tivesse investido na nuconta, ao final dos 3 anos, você pagaria da mesma forma a viagem, sobrariam 100 reais e não haveria necessidade de gastar 1.280 reais por mês (caso fossem desnecessários).

Agora se você gasta normalmente bem acima desse valor, subtraia o valor de 1.600 reais (pois vamos considerar que queremos gastar em algo mensalmente) do quanto você gasta e divida por 100 . Isso deve te dar uma idéia de quantos reais você está ganhando por mês com o rewards.

Ex. 2.500 reais gastos obrigatoriamente

Subtraindo 1.600 = 900 pontos

Dividindo por 100 = 9 reais para gastar no que você quiser no mês

PS . Isso significa que se você gasta 2.500 reais por mês, em 1 ano você ganha 108 reais. Ou seja, depois de 5 anos você vai ganhar “de graça” um voo de 540 reais.

O que falta, na minha opinião, é ter a possibilidade de apagar parte dos custos de valores altos ou mesmo a troca por milhas. Por mais que, em termo de valores, ainda não compensasse, evitaria ficar preso por tanto tempo para abater compras mais substanciais, justificando um plano de reward de longo prazo (por exemplo pontos não expiram).

5 Curtidas

Para mim também não vale a pena cancelei hj. Espero que a Nubank reveja os valores.

3 Curtidas