O App do Nubank é bem inseguro e a ativação da biometria é bizarra no Android!
O app lembra senha, para começo de história! Apps de banco não devem lembrar a senha por motivos óbvios em momento algum e sob hipótese nenhuma!
A biometria é a parte mais bizarra nesse app. No meu caso, tenho um Redmi Note 9S. Para ativar a biometria, seguindo as orientações do próprio Nubank, eu teria que ir em “Configurações > Configurações do App”. O problema é que fazendo isso não há nada referente à biometria, somente uma opção que pede senha no desbloqueio. Mas o pior nem é isso! Se você ativá-la e depois sair do app, ela desativa automaticamente, o que deixa você sem a proteção da biometria e sem aviso algum! É necessário ativar novamente a opção em “Configurações do App” mencionada acima. Para entrar no app novamente basta digitar o CPF e selecionar a senha gravada que não dá para “desgravar”.
Se mudar a senha, ela é novamente gravada assim que você a utilizar no login. Simplesmente não há opção de não manter a senha gravada em lugar algum. Aliás, nem deveria ter! Não tem que gravar senha de app de banco! Isso é um absurdo!
A impressão é que querem ser “diferentes”. Não tem nada de errado com isso, desde que não sacrifiquem a segurança. Por favor, melhorem! Sugestões:
- Nada de gravar e lembrar senha de usuário! Nunca!;
- Sessões devem expirar depois de um tempo ociosas e depois de um certo tempo(longo tempo), mesmo que ativas;
- Melhorem a configuração de biometria. No Android, as orientações não são nem um pouco claras. Na verdade são nulas!;
- Não desativem a biometria automaticamente quando o usuário fizer “log-off”;
Em termos de segurança, é triste dizer que o pior app que eu vi até agora!
Obrigado!