Aumenta o número de brasileiros que conversam sobre o orçamento familiar em casa

Oi, pessoal!

Saiu recentemente uma pesquisa muito interessante feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB), que mostra que os brasileiros estão conversando sobre orçamento familiar cada vez mais dentro de suas casas.

Falar abertamente sobre orçamento com as pessoas que moram com você é uma prática saudável e que ajuda muito no seu planejamento financeiro e na boa convivência entre os membros da família. :slightly_smiling_face:

Leia sobre os resultados da pesquisa aqui.

E vocês? Conversam sobre o orçamento da casa com as pessoas com quem você moram? Dividam seus relatos aqui neste tópico com a gente!

14 curtidas

sempre tento, mas falar de dinheiro é um ponto delicado! kkkkkk :rofl: :innocent:

É um hábito que deveria ser constante e não só quando apertar no final do mês.

Não só discutimos sobre gastos de maneira esporádica… como cada um junta o seu dinheiro de maneira controlada, e quando há realmente uma necessidade, emprestamos entre a gente.

A ideia é emprestar para que todas as obrigações relacionadas à família sejam cumpridas no prazo de vencimento, para que não ocorram problemas no futuro.

Por exemplo, se minha mãe tem fatura da Nubank pra pagar, pois ainda não recebeu, ou o boleto que utilizou para depósito ainda não foi compensado. Cabe a mim como filho (entendo assim) , repassar o valor via TED para a conta dela, para que ela possa pagar a conta no prazo. Quando ela receber (um, dois, três dias depois), ela me devolve. ou a a quem tiver feito o empréstimo.

Tópicos/Respostas que já criei/dei (Parte 1):

O que você sugeriria para o Nubank criar ou melhorar? - #40 por Lucas_Santos

Respostas que já criei/dei (Parte 2):

O que você sugeriria para o Nubank criar ou melhorar? - #46 por Lucas_Santos

É sempre bom colocar o assunto em dia em casa , ainda mais quando se trata de dinheiro, pois a gente aprende a economizar em casa . E ajuda a explicar e resolver as finanças do dia a dia

Continuo afirmando, Educação Financeira deveria ser disciplina obrigatória nas escolas desde os primórdios. Só temos a ganhar.

1 curtida

Concerteza , educação financeira tem que vir de berço

Sempre, eu e minha esposa não compramos nada sem o outro saber “a menos quando é um presente, aí a gente esconde kkk” tudo bem anotado e somado, sempre procurando comprar só o necessário

1 curtida

Nunca conversei, mas os problemas financeiros dentro de casa sempre foram um assunto delicado, a partir dai eu mesmo sempre me foquei em não fazer dívidas e trabalhar melhor minha renda :blush:

Acho esse tema super importante, sempre que surge a oportunidade, tento levantar esse assunto sobre o orçamento de casa, além de ajudar a economizar, sempre surge algo que pode agregar, algo que alguém não sabe e pode acabar aprendendo. Acredito que educação financeiro deveria ser abordado por todos, ainda mais com a economia atual.

Concordo com você Diego.
A vida financeiro dos brasileiros seria outra.

1 curtida

Eu dou uma aula de educação financeira para às pessoas que me rodeiam. E falo para eles comece a investir nem que seja com pouco!