Aumento na conta de luz: você sabia?

Olá, comunidade! Todos bem?

O assunto de hoje é um pouco diferente do que vocês estão acostumados, mas muito importante para organizar a nossa vida financeira. Na última segunda (30), a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) comunicou a reativação das bandeiras tarifárias na cobrança das contas de luz. Em outras palavras, isso significa que as nossas contas de luz voltam a ter cobranças extras a partir de dezembro.

contadeluz

Pensando em tirar algumas dúvidas sobre o assunto, preparei algumas perguntas & respostas que podem nos ajudar a entender melhor a situação:

  1. Mari, o que são as bandeiras tarifárias?

O sistema de bandeiras tarifárias é uma forma da ANEEL sinalizar as condições das nossas usinas hidrelétricas.

Quando estamos em uma situação bacana, com os reservatórios cheios, utilizamos a bandeira verde. Isso significa que não haverá cobrança extra na conta de luz e pagamos apenas pelo que for consumido.

Quando a situação começa a complicar um pouco mais, são acionadas as próximas bandeiras: amarela, vermelha 1 e vermelha 2.

contadeluz1

  1. Qual bandeira que está valendo em Dezembro?

A chamada Bandeira Vermelha Patamar 2 começa a valer em Dezembro e o custo extra é de R$ 6,234 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Isso significa que além de pagar o que for consumido, haverá a cobrança extra para cada 100 quilowatts-hora.

Apenas dando um pouco mais de contexto, em virtude da pandemia do novo Coronavírus, a ANEEL havia planejado manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro deste ano. No entanto, a queda no nível de armazenamento nas hidrelétricas e a retomada do consumo de energia no segundo semestre fizeram com que a decisão fosse revista.

contadeluz2

  1. Você consegue dar um exemplo prático dessa cobrança extra?

Sim. Vamos pegar como exemplo a nossa geladeira. Em média, ela consome 53 quilowatt-hora ao mês. Ou seja, manter a geladeira ligada vai custar proporcionalmente cerca de R$ 3,00 a mais por mês.

Listamos abaixo a média de consumo de alguns equipamentos domésticos:

Screen-Shot-2020-11-30-at-21.47.54

    1. O que eu consigo fazer para economizar energia?

Senta aqui e anota as dicas da ANEEL para economizar energia e água:

  • Banhos curtos (até cinco minutos) em temperatura morna;
  • Diminua o uso do ar condicionado e não deixe portas e janelas abertas enquanto ele funciona;
  • Não coloque alimentos quentes na geladeira;
  • Evite deixar a porta da geladeira aberta (já dizia minha mãe: “Pense no que vai pegar primeiro e depois abra a geladeira!”);
  • Deixe espaço para a ventilação: não use a parte de trás da geladeira para secar panos;
  • Apague as luzes ao sair e opte por pintar o ambiente com cores claras;
    Junte as roupas para passar de uma vez só e nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outras tarefas.

Anotado, pessoal?

Esperamos que essas dicas contribuam para que a conta de luz não seja uma surpresa tão desagrádavel no orçamento. Vocês podem conferir mais informações sobre o assunto no Blog do Nubank: Conta de luz volta a ter cobrança extra - Fala, Nubank

Vamos economizar energia, ajudar o meio ambiente e também o nosso bolso.

Um beijo e até a próxima!

contadeluz4

32 curtidas

EITA ESTOU CHOCADO! Não estava sabendo dessa! Obrigado pela informação!

Meu chuveiro queimou e comecei a acostumar a tomar banho na água gelada (já queria, pois faz bem pra saúde, pele, cabelo e sistema circulatório, só aproveitei a deixa do chuveiro queimar). Isso tem me feito economizar muito! Além de trazer benefícios para o meu corpo.

Algo que também não tinha costume de fazer, mas que agora virou uma prática aqui é desligar todos os aparelhos das tomadas quando não estou usando. Isso não só poupa o bolso como principalmente o meio ambiente, evitando o desperdício e promovendo o uso consciente dos recursos!

image

6 curtidas

3 curtidas

Muito obrigado pelas informações será muito útil aqui em casa.

1 curtida

Obrigado @mariana.a, quanto mais informações melhor

5 curtidas

Já colocamos todas essas dicas em prática a anos aqui em casa e já troquei todas as lâmpadas por lâmpadas de LED.

Dicas são sempre bem-vindas,
vlw @mariana.a :rose:

Comecei a escrever sobre
governos incompetentes/falta de planejamento,mas achei melhor deixar pra lá
:man_shrugging:t3:

:metal::metal::metal::metal:

6 curtidas

O brasileiro não tem uma dia de paz mesmo! :sweat:

Por aqui é difícil viu! O calorão nos obriga a ligar o ar condicionado toda noite pra dormir! :hot_face:

4 curtidas

Queria eu dormir com ar condicionado ligado sou alérgica se pega é parar no hospital kkkkkk

4 curtidas

Isso uma é falta de criatividade, poderiam ter escolhido outra cor kkk

E também, não pode subir em cima! kkk

Aqui compramos uma geladeira com a tecnologia inverter, da Panasonic, foi bem mais cara, mas compensou bastante no consumo de energia, vale a pena.

Quais as vantagens da geladeira inverter?

É claro que o maior atrativo da geladeira inverter para os consumidores é a promessa de economia de energia . Durante a noite, por exemplo, quando a porta da geladeira fica fechada por um período mais longo, o consumo é reduzido significativamente.

Além disso, esse modelo trabalha em potência mais baixa do que os eletrodomésticos convencionais, então isso faz toda a diferença na conta de energia no fim do mês. A economia pode ser de até 40%. Mas as vantagens da geladeira inverter vão além:

  • emite menos ruídos : o compressor inverter trabalha em baixa rotação quando a temperatura é estabilizada, então costuma ser mais silencioso.
  • tem durabilidade maior do que aos modelos convencionais, já que o compressor inverter trabalha de forma inteligente e não sofre tanto desgaste.
  • apresenta ótimo desempenho , semelhante ou até melhor do que as geladeiras comuns.
  • certos modelos funcionam a base de gás ecológico (R410A), que não agride a camada de ozônio .
  • algumas marcas oferecem até 10 anos de garantia para esse modelo.

Mais em: dufrio.com.br/blog/eletrodomestico/geladeira-inverter-e-boa/

4 curtidas

Tu tá fazendo propaganda da geladeira kkkk
Ameii já vou pesquisar sobre ela pq tenho que trocar a minha mesmo kkkkk

3 curtidas

kkkkk, citei essa marca, mas tem inverter em outras também! Importante é a gente buscar alternativas para economizar na luz.

5 curtidas

Como se não bastasse os impostos de final de ano :sob:

2 curtidas

@Julian_Lopes não sei o porquê mais me lembrei me de seus gatos nesse gift . Hahahaahahahhaha

4 curtidas

Há uns 10 anos que só tomo banho frio. Não sei que o que é banho quente. Nos meus banheiros nenhum deles têm chuveiro quente. A minha saúde só tem a agradecer. Imunidade está em dia, bem como minha pele está um luxo de pêssego kkkkkkk. :raised_hands::raised_hands: Moro no Rio de Janeiro​:hot_face::hot_face: isso ajuda, né? Banho frio é vida, a gente sai dele completamente rejuvenescido .

5 curtidas

HAHAHA sim @Nina_B.P! :heart_eyes_cat:

5 curtidas

Certeza que ajuda morar no Rio por que aqui no sul tem época que é impossível tomar banho frio

3 curtidas

Adorei suas dicas! A da tomada eu vou usar com certeza, tenho o péssimo hábito de deixar tudo ligado :frowning:

Agora o banho gelado eu não consigo de jeito nenhum… Mas quem sabe com o verão bombando por aí… :rofl:

4 curtidas

@lucas.andrade foi bem essa cara que eu fiz quando li as notícias hahahaha

@anon34468662 @Edvan_Cds imagina, pessoal :purple_heart: informação nunca é demais!

5 curtidas

@Itamar boa!! arrasou :purple_heart:

@endydealmeida nossa, eu imagino :frowning: tem dias aqui em casa que só o ventilador salva!

5 curtidas

@ree socorro, essa foto fez o meu dia hahahaha inclusive, estamos precisando trocar a geladeira aqui de casa… vou dar uma olhada nesses modelos que vc comentou. muito obrigada pelas dicas! :purple_heart:

@Daia24 pois é… mas tenho fé que vamos sobreviver a 2020 hahaha

@Nina_B.P ai, to com tanta saudade do rio de janeiro que to com saudade do calor de 40 graus hahaha melhor coisa, ir pra praia, voltar e tomar um banho bem gelado pra tirar o sal e a areia do corpo. amo!

@William_Peixoto nossa, deve ser impossível tomar banho gelado aí no sul! não sei onde vc mora, mas o frio mais intenso que já passei na vida foi em curitiba, quando visitei meus tios…

6 curtidas