BDR nível III

O BRD do nubank, NUBR33, passando de BDR nível III para nível I, muda a obrigatoriedade de distribuição de dividendos?

Isso porque a lei das SAs diz

Art. 17. As preferências ou vantagens das ações preferenciais podem consistir:

§ 1o Independentemente do direito de receber ou não o valor de reembolso do capital com prêmio ou sem ele, as ações preferenciais sem direito de voto ou com restrição ao exercício deste direito, somente serão admitidas à negociação no mercado de valores mobiliários se a elas for atribuída pelo menos uma das seguintes preferências ou vantagens: (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 2001)

I - direito de participar do dividendo a ser distribuído, correspondente a, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) do lucro líquido do exercício, calculado na forma do art. 202, de acordo com o seguinte critério: (Incluído dada pela Lei nº 10.303, de 2001)

Ou seja, pela lei das SAs do Brasil há distribuição de dividendos de pelo menos 25% do lucro líquido. Um BRD nível III se submete a essa legislação? E um BDR nível I.

Não sei se tem relação isso que eu falei, não sei se um BDR nível III ou o I se submetem a lei das SAs, por isso eu pergunto. Creio que certamente o nível I não se submete, mas não sei do nível III.

Vejam o documento na página 230, da parte de relações com investidores:

Podemos não pagar quaisquer dividendos em dinheiro no futuro próximo.
A declaração, o pagamento e o valor de quaisquer dividendos futuros serão feitos a critério de nosso Conselho de Administração e dependerão, entre outros, dos resultados operacionais, fluxos de caixa e condição financeira, requisitos operacionais e de capital, e outros fatores conforme nosso conselho de
administração considerar pertinente. Não há garantia de que dividendos futuros serão pagos e, se o forem, não há garantia quanto ao valor de tais dividendos.
Além disso, somos regidos pelas leis das Ilhas Cayman e pelo nosso Memorando e Contrato Social, nos termos dos quais não há dividendo mínimo obrigatório a ser pago aos nossos acionistas, nem periodicidade estabelecida para a distribuição de dividendos.

Assim, creio que em 2023 o nubank não vai pagar nenhum dividendo, vai optar por reinvestir o dinheiro, já que não há mínimo obrigatório para ele. Mas, quando era BDR nível III, era obrigatório, por ele ter que seguir a lei das SAs? Essa é minha dúvida.

Abraço a todos.

3 curtidas

Acredito que o Nubank não vai pagar dividendos nem tão cedo.
por motivos que a empresa esta em fase de crescimento e expansão e é padrão esse tipo de empresa investir todo o dinheiro nisso…

10 curtidas

Nubank ainda tá em expansão, e abriu o capital a muito pouco tempo, não vai pagar dividendos tão cedo. O momento é ótimo pra quem acredita no potencial da empresa ir acumulando cotas enquanto elas ainda estão baratas e quando eles começarem a distribuir os dividendos vai dar um retorno considerável pra quem comprou no momento certo.

3 curtidas

Oi Alexandre, tudo bem ?
Quem compra um BDR tem direito sim a receber os dividendos pagos pela empresa.
Os BDRs pagam dividendos aos seus acionistas desde que a empresa gere lucro e decida fazer a remuneração. Se os sócios americanos receberem os dividendos, os donos brasileiros dos BDRs também recebem.
Os descontos ocorrem por tributação (30% na fonte nos EUA e 3% a 5% para o custodiante). Além disso, é preciso declarar os dividendos recebidos no Imposto de Renda.
Espero ter te ajudado de alguma forma.

20 curtidas

Falta dizer que isso é puramente especulativo. Nunca se sabe se uma empresa com múltiplos altos chegará à glória de fato.

1 curtida