❰BLOG❱ NuConta ou poupança: qual o melhor?

Rendimento, liberdade para resgate… São vários os pontos que devem ser levados em consideração ao escolher. Nós te ajudamos.

Sete em cada 10 brasileiros investem na poupança, segundo um estudoda CNDL em parceria com a CVM. Em março de 2019, havia mais de R$ 790 bilhões depositados em cadernetas de poupança no país. Mas… Esse é mesmo um bom investimento?

A resposta curta é: não.

A poupança é muito usada como forma de separar o dinheiro que se guarda todo o mês do dinheiro gasto no dia-a-dia. Essa estratégia faz sentido: separar o dinheiro é a melhor forma de não misturar o que pode e o que não pode ser gasto. Além disso, deixá-lo na conta-corrente não é recomendado – afinal, nela, o dinheiro fica parado e não rende.

Na grande maioria das vezes, entretanto, a poupança não é a melhor opção de lugar para investir o dinheiro economizado todo o mês: existem outros tipos de investimento e de contas tão seguros quanto e que rendem mais.

Uma das alternativas é a NuConta, a conta digital gratuita do Nubank. Ela rende mais que a poupança – diariamente, 100% do CDI.

Guardar dinheiro na NuConta

Se você usa a NuConta como a sua principal conta, não se preocupe: você ainda pode separar o dinheiro que deseja guardar.

Em maio, lançamos a função Guardar dinheiro, que permite que nossos clientes façam exatamente isso: separar a quantia que querem guardar do valor usado para transações do dia a dia – como TEDs, pagamentos e saques.

Todo o valor “separado” também rende mais que a poupança. A única diferença é que ele não ficará disponível para uso imediato.

O dinheiro separado, no entanto, pode ser resgatado a qualquer momento: basta acessar o app e passar o valor para o saldo disponível. Simples, sem custos ou burocracias.

Vale ressaltar: o valor que aparece no painel da NuConta, no nosso aplicativo, é apenas o do saldo disponível – e não inclui o dinheiro guardado. Na tela principal da NuConta o cliente pode visualizar ambos saldos, separados. Assim, tem visibilidade daquilo que realmente pode gastar.

Se ela ainda não está disponível em seu aplicativo, fique tranquilo: até o dia 23 de maio , todos nossos clientes terão acesso à nova função.

Na imagem a seguir, você confere como funciona o fluxo para guardar seu dinheiro na NuConta.

Afinal: NuConta ou poupança?

Além de ter um rendimento maior que a poupança, na função Guardar Dinheiro da NuConta – e também no saldo disponível – o cliente tem a liberdade de resgatar os valores e seus rendimentos a qualquer momento.

Na poupança, isso só pode ser feito a cada 30 dias, o chamado aniversário da poupança. Um exemplo: se você depositou algum valor na poupança no dia 5 de janeiro, poderá resgatá-lo com seus rendimentos somente no dia 5 de fevereiro, exatos 30 dias depois. Antes disso, você pode solicitar o resgate, mas perde os rendimentos do período.

Comparamos, abaixo, a NuConta com a poupança:

NuConta Poupança
Rendimento 100% do CDI Menos de 95% do CDI
Liquidez Diária Diária
Liberdade Total: dinheiro pode ser retirado a qualquer momento sem perder rendimentos Rendimentos só podem ser retirados a cada 30 dias, no aniversário da poupança
Taxas de manutenção Zero Algumas taxas podem ser cobradas, dependendo da instituição

Além disso, quando o cliente da NuConta faz o resgate do saldo não disponível, ele pode transacioná-los sem nenhum custo: TEDs ilimitadas, pagamento de boletos e cobrar amigos que têm a NuConta são alguns dos recursos que a ela oferece.

Ou seja: a NuConta é completa. Com ela, é possível economizar e transacionar quando quiser.

A função Guardar Dinheiro é gratuita?

Sim. A NuConta não possui taxas de manutenção ou tarifas escondidas.

Existem apenas dois impostos obrigatórios cobrados sobre o rendimento da NuConta – ou seja, sobre o quanto o seu dinheiro rendeu, e não sobre o valor inicial depositado: o Imposto de Renda e IOF. Eles são cobrados apenas quando há o resgate do dinheiro – em transferências, por exemplo.

No entanto, movimentar o dinheiro entre o saldo disponível e a função Guardar não acarreta na cobrança de impostos.

Fonte: Conta do Nubank ou poupança: qual o melhor lugar para guardar seu dinheiro? - Fala, Nubank

3 curtidas

O que vcs acham do tesouro direto?

2 curtidas

Olá
O TD é um dos melhores investimentos de renda fixa conservadora que tem no Brasil…
Além do Tesouro Selic, que te garante liquidez diária e rende mais que a poupança, existe vários outros títulos de prazos mais longos :smiley:

4 curtidas

Bem vinda @Cintiacosta, obrigado pelas informações :wink:

Tem algo errado…kkko Nubank rendeu menos que a poupança no mês de dezembro. Alguem mais percebeu ?