Bloqueio Abusivo - Saldo totalmente bloqueado

Nesta segunda-feira, dia 28 de Setembro de 2020, às 17:15h da tarde fui surpreendido por um e-mail da Nubank, informando-me de que haviam realizado um bloqueio preventivo, já que, uma das transferências que eu havia recebido foi contestada na conta de origem.

O mesmo e-mail também informava que, nas palavras da empresa: “Por medidas de segurança, tivemos que efetuar o bloqueio temporário dos seus produtos e o valor recebido poderá ser estornado à conta do remetente.”

Até aí, não me importei que o valor fosse devolvido para a pessoa que contestou, mas bloquear os outros valores não contestados, não faz sentido. Isso deixa os clientes Nubank vulneráveis à ações inescrupulosas por parte de quaisquer pessoas que tenham acesso aos dados da sua conta.

Por exemplo: se eu vendesse motos freelancer e o comprador pegasse uma moto e me pagasse por transferência de nubank para nubank. Daí um tempo depois resolvesse me prejudicar e contestasse a transferência com a intenção de bloquear meu saldo. Mesmo que ele não recebesse o estorno do valor, eu, como vendedor da moto, ficaria com TODO O SALDO BLOQUEADO.

No meu caso, todo o meu dinheiro está bloqueado e não tenho nem como pagar as minhas contas, meu aluguel, meu plano de saúde, fazer compras. Tudo está preso na conta da nubank.

Estou recorrendo ao Reclame aqui, pois, depois que respondi o e-mail citado acima, informando a finalidade da operação que foi contestada, a Nubank me informa, EM OUTRO e-mail que, em até 9 dias úteis irá me dar uma solução. Veja, daqui 9 dias úteis meu aluguel estará atrasado, não terei comida em casa, meu plano de saúde não estará disponível, talvez não tenha luz e/ou internet.

Não me importo que a empresa devolva o valor da pessoa que contestou ou ainda, que bloqueie apenas o valor referente à contestação, mas se em até 24h minha conta não for liberada, para, pelo menos, sacar a parte que não foi contestada, vou acionar a justiça, pelos danos morais e materiais e tudo o que couber. E imagino que haja uma legião de pessoas prejudicadas por esse procedimento adotado pela empresa (e vi pela internet que são muitos), o que viabiliza uma ação coletiva e com muito mais visibilidade.

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Olá @jonathas.quintanilha!

Depende da contestação do outro lado, se a pessoa acusa você de fraude, e o Nubank recebe essa informação por parte do outro Banco, tudo na conta deve ser checado.

Não é tão simples contestar uma transferência, precisa de provas, e para comercialização a Conta Pessoa Jurídica é para essa finalidade.

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Eu gostaria saber do que estão me acusando. Que “provas” estão usando? Enquanto estou sendo acusado eu que devo ficar bloqueado? E pq não apenas o saldo bloqueado? Complicado demais cara.

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mas e se o banco for nubank mesmo… poxa estao chegando minhas contas e eu estou preocupado

Nem eu concordo com essa prática da Nubank. Poderiam bloquear a conta normalmente, porém com um limite X de compras por dia, sabe? Claro que isso não chega a ser “seguro”, mas seria melhor assim do que o bloqueio total… É por essas e outras que eu estou deixando meu dinheiro total no inter mesmo e utilizo o Nubank apenas no crédito. Ou também a Nubank poderia impor um limite X de transferências ou compras para que não fossemos pegos pelo sistema de bloqueio… Tipo, gastar por dia 5mil, por que mesmo avisando no chat, não impede do sistema de bloquear nós…

Pessoal ainda não entendeu que deixar todas as suas economias em um único banco digital é um grande problema. Tenha sempre uma conta com serviços essências em um banco tradicional, ela também é gratuita. Caso aconteça um problema desse, vc vai na agência com gosto de gás, e tenta resolver na tapa se for possível rererere. Agora com banco digital é complicado, vc tenta resolver no chat, email ou telefone, e eles te dão um chá de cadeira. Espero que tudo se resolva pra vc meu rapaz, boa sorte.

Olá @jonathas.quintanilha seja bem-vindo a Nucommunity .

Pois não é. Eu até tenho mas, antes que fosse possível transferir aconteceu isso. Assim que se resolver vou cancelar a conta. Vou pro Procon amanhã.

Se não tiver um posicionamento, é melhor abrir uma reclamação no Banco Central.

Banco Central é melhor do que o reclame aqui para essas questões.

Existe um motivo para isso, e é feito para segurança do cliente reclamante e reclamado assim como para a instituição.
A àrea passará informações conforme necessario, ou pedirá documentos adicionais que julgar necessarios para solução caso a caso.

Correto, transações anteriores e posteriores ao questionamento podem ser checadas.

Não necessariamente, cada caso é tratado de forma isolada

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O reclamante estaria totalmente protegido caso apenas a parte reclamada do saldo estivesse bloqueada.

Você mesmo deu a resposta. Olha, o que a gente fica sabendo de exemplos de fraude. Todo cuidado é pouco. Se tudo estiver bem, só comprovar com os documentos.

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Sim, ele teria o valor garantido, mas considere que a instituição quer averiguar outros lançamentos em conta.
Outras reclamações podem surgir, sua conta pode ter sido invadida, pode ter sido usada para lavagem de dinheiro, em fim, varias variaveis podem surgir, assim se faz necessario o bloqueio total para garantir que nenhuma transação irregular irá passar despercebida.
Varios documentos comprobatorios podem ser solicitados, cada caso é tratado de forma isolada. O bloqueio inicial pode ser acionado por um gatilho automatizado, mas a conclusão é com interação humana.

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Amigo. O ônus da prova é de quem acusa. Se ele tem provas, o que eu duvido, não sou eu que tenho que provar que não fiz nada. Ele que tem que provar que eu fiz. E outra coisa. Ainda continua sendo desnecessário bloquear o restante do valor, ainda continua sendo uma alternativa de prejuízo por parte de qualquer pessoa que tenha minha conta e forge provas pra contestar uma transferência R bloquear TODO o SALDO. Poxa. Não ligo de responder o que me a Nubank me pedir, mas amigo, é muita vulnerabilidade.

Então, fica comprovado que basta ter a conta nubank de uma pessoa para prejudicá-la. Com o mínimo de habilidade para a maldade uma pessoa pode “simular” provas e contestar uma transferência. Será que você não entende o risco e vulnerabilidade disso?

Não, a instituição que deu origem à reclamação tambem pode pedir provas ao reclamante sobre as alegações feitas.
Ficando claro que a denuncia é falsa, que a intenção foi prejudicar outro cliente ou reaver valores de transações legitimas sem justificativa plausivel, a instituição pode, a seu critério, inverter o processo e a conta do reclamante penalizada, dependendo do caso encerrada por desinteresse comercial, retirada de produtos/serviços e limites.
Todos os processos de contestação, têm custos para as intituições e demandam tempo da equipe, alegações falsas atrasam outros processos. Dependendo do volume de reclamações infundadas, o reclamante pode ter apenas uma advertencia ou medidas mais severas

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Continua sendo fácil pelo menos prender valores de desavenças. Bastar ter a conta nubank dessa pessoa. No meu caso, o outro banco é a própria nubank.

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Não acho que valha a pena arriscar a própria conta para prejudicar outros usuarios.
Denuncias falsass podem fazer com que o denunciante seja cancelado por desinteresse comercial e até outras medidas legais

Quem vai provar que as denúncias são falsas? Pq se foram consideradas as provas como verdadeiras para iniciar o bloqueio, elas precisariam ser consideradas falsas para o desbloqueio. Né?

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