Nesta segunda-feira, dia 28 de Setembro de 2020, às 17:15h da tarde fui surpreendido por um e-mail da Nubank, informando-me de que haviam realizado um bloqueio preventivo, já que, uma das transferências que eu havia recebido foi contestada na conta de origem.
O mesmo e-mail também informava que, nas palavras da empresa: “Por medidas de segurança, tivemos que efetuar o bloqueio temporário dos seus produtos e o valor recebido poderá ser estornado à conta do remetente.”
Até aí, não me importei que o valor fosse devolvido para a pessoa que contestou, mas bloquear os outros valores não contestados, não faz sentido. Isso deixa os clientes Nubank vulneráveis à ações inescrupulosas por parte de quaisquer pessoas que tenham acesso aos dados da sua conta.
Por exemplo: se eu vendesse motos freelancer e o comprador pegasse uma moto e me pagasse por transferência de nubank para nubank. Daí um tempo depois resolvesse me prejudicar e contestasse a transferência com a intenção de bloquear meu saldo. Mesmo que ele não recebesse o estorno do valor, eu, como vendedor da moto, ficaria com TODO O SALDO BLOQUEADO.
No meu caso, todo o meu dinheiro está bloqueado e não tenho nem como pagar as minhas contas, meu aluguel, meu plano de saúde, fazer compras. Tudo está preso na conta da nubank.
Estou recorrendo ao Reclame aqui, pois, depois que respondi o e-mail citado acima, informando a finalidade da operação que foi contestada, a Nubank me informa, EM OUTRO e-mail que, em até 9 dias úteis irá me dar uma solução. Veja, daqui 9 dias úteis meu aluguel estará atrasado, não terei comida em casa, meu plano de saúde não estará disponível, talvez não tenha luz e/ou internet.
Não me importo que a empresa devolva o valor da pessoa que contestou ou ainda, que bloqueie apenas o valor referente à contestação, mas se em até 24h minha conta não for liberada, para, pelo menos, sacar a parte que não foi contestada, vou acionar a justiça, pelos danos morais e materiais e tudo o que couber. E imagino que haja uma legião de pessoas prejudicadas por esse procedimento adotado pela empresa (e vi pela internet que são muitos), o que viabiliza uma ação coletiva e com muito mais visibilidade.