Boleto de Cobrança: Principais curiosidades

Olá, pessoal, como vocês estão? :smile:

Recentemente anunciamos o lançamento do boleto de cobrança para os nossos clientes PJ facilitarem o recebimento de dinheiro dos seus negócios. Com a nova funcionalidade, já é possível customizar a cobrança ao escolher a data de vencimento, definir o pagador (pessoa física ou jurídica) e escrever uma mensagem ao cobrar alguém.

Como este serviço é recente, é normal ter algumas dúvidas e, por isso, vou responder algumas perguntas frequentes deste queridinho da conta PJ que mal chegou e já adoramos. Vamos lá?

Quantos boletos de cobrança posso emitir por mês?

Nossos clientes jurídicos podem ficar à vontade para emitirem quantos boletos de cobrança precisarem. Bom, né?

Consigo colocar o vencimento do boleto de cobrança para quantos dias?

É possível colocar o vencimento para o dia útil seguinte ou para qualquer data em até 6 meses.

Posso colocar os dados do meu cliente no boleto de cobrança?

Sim! É só inserir os dados do pagador com CPF ou CNPJ e o nome, sendo a sua razão social, nome fantasia ou o nome de pessoa física. Inclusive, após a geração do boleto, é possível colocar uma mensagem personalizada para o pagador, como por exemplo, o produto ou o serviço pelo qual ele está sendo cobrado, ou, qualquer outra mensagem que você queira que o seu cliente visualize.

É possível realizar cobranças por boletos de forma parcelada?

Ainda não. Por enquanto, você precisa gerar um boleto de cada vez. Mas estamos sempre buscando formas de melhorar a experiência de cobrança dos nossos clientes.

Como faço para editar ou cancelar um boleto de cobrança?

Ainda não é possível gerenciar essas ações, mas não se preocupe, o titular pode desconsiderar o boleto, porque após o vencimento ele será expirado. Até lá, é só gerar um novo boleto sem custos para a emissão.

Tudo muito fácil até aqui, certo? Para quem ainda não viu como funciona no app, vejam através deste gif como é simples:

#PraCegoVer - O GIF mostra o passo a passo de como gerar o seu boleto de cobrança. Na tela principal do seu aplicativo, toque em cobrar, defina o valor da sua cobrança e escolha aceitar receber via boleto de cobrança. Depois, insira a data de vencimento e o nome do pagador e toque em gerar boleto. Para finalizar, copie o código de barras do boleto ou envie-o para o seu cliente da forma que preferir.

A gente está sempre pensando em facilitar o seu dia a dia, por isso, se você ficou interessado na funcionalidade, confira mais algumas informações importantes. Vamos lá?

Ouvi falar que o boleto de cobrança cobra uma tarifa se for pago. É verdade? Se sim, qual é o valor e como funciona?

O boleto de cobrança foi implementado logo no início da pandemia para ajudar nossos clientes a realizarem cobranças e, pensando em apoiá-los durante esse momento tão difícil, até o dia 31 de agosto de 2020 todos os boletos de cobrança emitidos pelos nossos clientes são isentos de tarifas.

Entretanto, a partir de setembro, os novos boletos gerados terão a cobrança de uma tarifa após o pagamento. O valor da tarifa está especificada no email enviado com mais informações sobre a funcionalidade, mas se você está com alguma dúvida, entre em contato conosco em um de nossos canais de atendimento que vamos te ajudar com esta informação, combinado?!

Mas se eu gerei um boleto de cobrança em agosto, com a isenção da tarifa, e o recebimento está previsto para depois do mês de setembro, a tarifa deste boleto será cobrada?

Não se preocupe, pois você não será tarifado! Os boletos de cobrança gerados até o dia 31/08/2020, mesmo com data de vencimento posterior, não terão cobrança da tarifa.

O que acontece se eu emitir o boleto e a pessoa não pagar?

Após o seu vencimento, o link do boleto de cobrança ficará indisponível e não será possível acessá-lo. Neste caso, será necessário emitir um novo boleto para esse pagador.

Consigo adicionar ou personalizar a cobrança de juros e multas diretamente no boleto?

Essa ação ainda não está disponível de forma automática, mas já estamos olhando para essa funcionalidade. Quando estiver disponível, avisaremos vocês. :wink:

Consigo protestar o boleto de cobrança?

Os boletos não são títulos protestáveis e, por isso, não é possível realizar essa ação pelo app. Para isso, o titular poderá procurar um cartório de títulos mais próximo para se informar sobre o passo a passo dessa ação e os documentos necessários para emitir uma duplicata dessa cobrança. Para saber mais, demos dicas no nosso blog sobre como protestar um boleto de cobrança.

Posso emitir boletos com o mesmo valor e a mesma validade para o meu cliente?

Não é possível emitir boletos de cobrança de mesmo valor com a mesma validade para o mesmo cliente. Alterando qualquer uma dessas variáveis (valor, validade ou cliente), é possível emitir os boletos normalmente.

Por hoje é isso! Espero que tenham gostado desse assunto que trouxe com muito carinho pra vocês. :purple_heart:

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o boleto de cobrança, pode colocar nos comentários abaixo. Será um prazer falar mais sobre isso com vocês.

Até mais!

44 curtidas

Gostaria de saber qdo será possível emitir boletos em um prazo maior que 6 meses , em meu negócio por exemplo, fazemos parcelamentos de 12 vezes e seria excelente oferecermos ao cliente essa possibilidade que hoje só é possível com o cartão de crédito.

3 curtidas

Olá Kelly, bom dia!

Seja bem-vinda na nossa comunidade :smile:

Sobre a sua dúvida, realmente ainda não temos uma previsão dessa alternativa, mas estamos sempre de olho em feedbacks como o seu e trabalhando por otimizações nos nossos serviços da conta PJ. Te agradeço por ele, viu?

Vou torcer para termos novidades sobre isso muito em breve! :wink:

4 curtidas

Boa tarde !

Minha conta e pessoal,mais uso a função depositar (gerar boleto) para cobrar meus clientes.
Seria possível ter esta opção de gerar boletos com os dados do cliente nesta minha conta pessoal ?

1 curtida

Tome muito cuidado. As instituições financeiras costumam cancelar contas devido a essa transação PJ em conta PF. Seria legal você criar uma conta PJ para isso.

1 curtida

Olá Adilson, como vai? :blush: Neste caso, a melhor alternativa seria uma conta jurídica mesmo. Nela, você tem os boletos de cobrança e poderá encaminhá-los aos seus clientes sempre que precisar.

Na conta de pessoa física, a finalidade dos boletos de depósito são para o uso pessoal mesmo, ou seja, seus próprios depósitos em sua conta.

Um abraço

9 curtidas

Bom dia @pedrowl, tudo bem?
Como você é Nubanker gostaria que orientasse-me com a seguinte dúvida.
De vez em quando viajo para o exterior, estou a solicitar o cartão Platinum para mim. Tenho um uso intenso de meu cartão Nubank e mostro isso a fintech com muito zelo. Gostaria de saber como faço para mudar de categoria. Já atualizei meus dados cadastrais, pago minhas contas em dia, antecipo sempre alguns pagamentos, pouco ou raramente faço compras parceladas, justamente para que tenha uma bom relacionamento com o Nubank. Li em algum post aqui na comunidade que poderíamos entrar em contato com o atendimento e informar nosso desejo. Porém, não foi isso que ocorreu. Você poderia informar-me como funciona este protocolo? Dentro de pouco tempo viajarei e precisarei desta mudança. Agradeço se puder ajudar.
Att.

Olá, @Katz! Como vai?

Por ter nos comunicado tal interesse, a gente deixou registrado isso por aqui. Vale lembrar que pra esse tipo de mudança a gente não tem um prazo, pois é algo que o próprio sistema decide, de acordo com que fizer mais sentido pro seu uso.

Quando for acontecer, iremos enviar um e-mail sobre essa mudança. Combinado?

Se você tiver mais alguma dúvida sobre isso, conta com a gente nos nossos canais de atendimento. :smile: Um abraço!

5 curtidas

Obrigado @pedrowl. :vulcan_salute:

1 curtida

Olá,gerei um boleto,a pessoa pagou,mas não vejo o saldo no meu aplicativo?Como retirar esse dinheiro?Ou como usar esse dinheiro para pagar meu próprio boleto nubank?

1 curtida

Quando a pessoa pagou? este dinheiro pode levar até 3 dias úteis para aparecer em sua conta

2 curtidas

Na verdade o nubank já me notificou que recebi uma transferência,porém não vejo essa transferência no meu aplicativo,como tirar esse valor?ou como usar esse valor para pagar meu próprio boleto nubank?Ou como transferir esse valor para uma outra conta ,da caixa por exemplo?

1 curtida

Você está usando a conta PJ ou PF? você fez um boleto de deposito ou de fatura do cartão?

Se for na conta PF e fez um boleto de deposito ele aparece no segundo quadro do aplicativo, onde tem a palavra conta abrindo esse quadro tem as opções trasnferir pagar etc.

Se for conta PJ ai não sei lhe ajudar

3 curtidas

Olá @Edna_Rowse, tudo bem?
Tome cuidado com você gerar boleto e alguém depositar em sua conta. Pelo pequeno conhecimento que tenho por aqui, isso pode dar a entender que está a desrespeitar as normas do Nubank e você poderá bloquear este depósito. Peça maiores informações ao atendimento para certificar-se de que isto procede. Caso puder, traga um posicionamento para a comunidade.
Um abraço fraterno. :vulcan_salute:

1 curtida

Sério? não sabia disso,então não mais emitirei boleto pelo aplicativo,e acho melhor então não usar pra mais nada!Se é que é assim,melhor eu continuar trabalhando com meu banco de costume mesmo…Pelo menos lá eu sei como funciona.Se já tive problemas com a primeira transferência que faço,não vale a pena! Obrigada por avisar.

1 curtida

Olá Edna, como vai?

Seja bem-vinda em nossa comunidade. Esperamos que seja um espaço proveitoso, de bastante troca e experiências bacanas para você!

Sobre o seu relato, não entendi muito bem se foi um boleto da sua conta PJ, ou se foi da conta pessoal.

De qualquer forma, a melhor orientação seria entrar em contato conosco através de nossos canais de atendimento para que possamos analisar e te ajudar com isso. Combinado? :smile:

Abraços

3 curtidas

Bom dia! Gostaria de saber se vocês possuem alguma ferramenta para integração desta forma de cobrança com ERPs, por exemplo com o Bling, para gerar os boletos via Bling, pois nós temos todo o cadastro dos clientes nota fiscal tudo dentro do bling, ou se existe alguma forma de criar uma lista de clientes pois é um pouco chato ficar digitando toda hora o CNPJ e nome do mesmo cliente. Assim seria bem mais prático e rápido. E quanto aos boletos com juros após vencimento já existe alguma forma de adicionar juros ao boleto?

1 curtida

Boa tarde,

Sou novo por aqui e ainda não criei minha PJ. Estou esperando confirmar a minha PF que criei hoje. :wink:
Sou micro empresário e emito alguns boletos para clientes fixos todo mês.
Minhas dúvidas sobre a conta PJ são:

  1. É possível cadastrar meus clientes e gerar os boletos automaticamente?
  2. Qual o valor da tarifa para a emissão, cobrança e cancelamento de um boleto?
  3. Ja li que o prazo de recebimento é de 3 dias úteis após o pgto do cliente, certo?
  4. É possível receber pgto. com cartões de crédito?

Muito obrigado!

Muito obrigado!

Veja se esse link responde alguma das suas dúvidas. Vou marcar também o @Alexandre_Niess, ele tem conta PJ e pode te auxiliar melhor com esse assunto.

https://blog.nubank.com.br/conta-pj-nubank-comeca-testes-clientes/

4 curtidas