BR Code, novo padrão definido pelo BC

:diamonds::small_orange_diamond::diamonds:O Banco Central publicou nesta segunda-feira, 16, uma circular com a criação do “BR Code”, um padrão único para QR Codes a serem usados nos meios de pagamento no País. O novo padrão passará a ser obrigatório em seis meses.

“As novas regras têm o objetivo de aumentar a transparência para os usuários finais, tanto pagadores quanto recebedores, ampliando e melhorando o acesso a informações e, dessa forma, criando um ambiente pró competição no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)”, afirmou o BC, em nota.

Fonte: BC cria 'BR Code' para padronizar QR Codes de meios de pagamento no País - InfoMoney

8 curtidas

-mais segurança-

3 curtidas

Na verdade nem é isso, propriamente dito!

A diferença do qrcode para o código de barras é a quantidade informação que pode ser recebida durante a leitura. O qrcode permite a inclusão de links, que poderão conter várias informações. Assim aumentando as informações que serão recebidas pelo pagador. Da mesma forma que acontece com o Pix dinâmico, no qual pode conter inúmeras informações, como data de vencimento e juros.

Não entendi a diferença para o QR Code propriamente dito. :thinking:

1 curtida

Será que é por mais segurança e transparência mesmo?
Sei lá…

1 curtida

O novo formato do QR code criado pelo banco central tem uma chave criptografia e outros recursos de segurança, que para nós, usuários básicos não muda nada.

Mas para as transações financeiras, evita a fraude do dinheiro ir pra canta errada ou ser interceptada no meio do caminho.

Coisa de espião, vc sabia que um email pode ser interceptado, alterado no meio do caminho e chegar no destino já modificado?

O BR CODE vai aumentar essa segurança, com chaves para evitar. Ataque hacker.

3 curtidas

Sim, sou familiarizado com problemas de segurança e interceptação em meios eletrônicos.

Só achei a matéria meio falha em explicar as diferenças desse “BR” Code para o já tradicional e utilizado QR Code.

Veremos como será a sua implantação e aplicação.

1 curtida