Cadê o meu pagamento?

Oi, pessoal! Tudo bem?

Vocês já ficaram muito preocupados porque fizeram um pagamento da fatura por boleto e o reconhecimento não aconteceu no dia seguinte?

Como muitos clientes entram em contato com a gente por esse motivo, vou deixar aqui algumas dicas que os ajudem a identificar se está tudo certo com o pagamento de vocês dentro daquele prazo de 3 dias úteis e aí é só aguardar!

1. Já passaram os 3 dias úteis?

Se você fez o pagamento em um fim de semana, vale lembrar que o banco só nos envia a confirmação a partir de terça-feira, já que esse pagamento acaba sendo agendado para a segunda-feira por causa do expediente bancário. Por isso, se você fez o pagamento no fim de semana ou na segunda-feira mesmo, até quinta-feira ele será reconhecido em sua fatura.

2. Dados do comprovante

Vocês sabiam que existem algumas informações no comprovante de pagamento que podem confirmar se o destino do pagamento está correto?

Como por exemplo a linha digitável do comprovante de pagamento. Aquela sequência de números que está no seu comprovante é a mesma do boleto gerado/pago por você?

  • Se a linha digitável estiver correta, o beneficiário também deverá estar, que é a linha em que aparece o nome do responsável pela emissão do boleto junto ao banco e quem receberá o pagamento também.

  • Vale olhar também o nome que aparece na linha do “Pagador”, já que lá constam informações como nome e CPF do dono do boleto e para onde o pagamento irá. Se o seu nome aparecer ali, pode ficar tranquilo porque está tudo bem.

  • E por fim, é válido conferir se o valor do documento está correto, só para confirmar se você está fazendo o pagamento do boleto desejado também.

3. Agendamento ou pagamento?

É importante conferir se o seu pagamento não foi um agendamento e também se já foi efetivado pelo seu banco.

Para achar essa informação, é só verificar se no comprovante gerado pelo banco no momento do pagamento tem a informação de “Comprovante de agendamento” ou “Comprovante de pagamento”.

Geralmente, essa informação fica na parte superior do seu comprovante, e, para confirmar, você pode também conferir a informação sobre data em que o pagamento foi efetivado ou até mesmo para qual dia foi agendado.

Se for um agendamento e você preferir que o valor seja debitado antes, você pode entrar em contato com seu banco para cancelar esse agendamento e refazer o pagamento.

4. Pagamento de depósito na NuConta.

Uma última dica é para o momento de gerar o boleto mesmo. Quando selecionamos a opção “Depositar” no app, somos encaminhados para a tela de gerar boleto de depósito na NuConta e por isso, esse pagamento acabaria se tornando um saldo disponível na NuConta quando reconhecido e não o pagamento da fatura do seu roxinho.

E por falar em NuConta, a sugestão do dia é: pagamentos de fatura pela NuConta podem ser feitos de forma prática no app pelo botão “Pagar” se já houver saldo disponível e o limite é liberado em instantes após o pagamento!

Espero ter ajudado com as dicas e se tiverem alguma dúvida sobre os pontos que eu trouxe hoje, vocês podem avisar aqui!

Agora quero saber de vocês, já passaram por alguma dessas situações?!

35 curtidas

Sempre respondemos muitas dúvidas aqui na comunidade sobre isso. Principalmente pra quem está entrando agora. Aquele tópico curinga que a gente gosta :moneybag:

Obrigada @a_sabrina
7 curtidas

Eu imagino @anon28091172 ! Mas antes de entrar no Nubank, eu mesma ainda tinha algumas dúvidas sobre o pagamento do boleto de forma geral. Agendamento mesmo, já paguei achando que era no dia e tinha agendado para o mês seguinte sem nem perceber haha

7 curtidas

@a_sabrina obrigado pelas informações, isso será muito útil, muitas pessoas tem dúvidas sobre os pagamentos

4 curtidas

Muito grato pelas informações @a_sabrina eu acrescentaria mais um alerta, o pagamento duplo do mesmo boleto, que foi o caso do nosso colega aqui na comunidade:

Inclusive a @laix depois nos explicou o que aconteceu;

Fica o alerta para não realizar 2 boletos com o mesmo valor no mesmo dia! Querendo ou não, acaba desenvolvendo um certo anseio já que apenas um deles será compensado enquanto o outro ficará “preso”.

No caso do nosso colega acabou dando tudo certo! E o valor retornou a conta novamente.:smiley:

5 curtidas

Mais 1 tópico favoritado!
Um tópico de um(a) Nubanker sempre é referência, uma fonte de consulta!
Vlw @a_sabrina
:metal::metal::metal::metal:

4 curtidas

@Edvan_Cds @Itamar aaah que bom que gostaram!
Espero que seja útil aqui pra comunidade e se for um caso fora da curva estamos aí também ou lá nos canais de atendimento do Nu.
Mas se for algum desses cenários, já conseguimos ajudar :smiling_face_with_three_hearts:

4 curtidas

@DouglasFritscher perfeito Douglas. A ideia é essa, nunca usar o mesmo boleto para dois pagamentos e se for gerar um novo no app, eles precisam ter pelo menos R$0,01 de diferença para evitar problemas no reconhecimento mesmo.
Obrigada por lembrar desse ponto muito importante!

1 curtida

Ótimo tópico!

Aproveito para deixar uma outra dica relacionado ao agendamento:
Se você gosta ou precisa pagar a fatura no dia do vencimento e faz isso em estabelecimentos credenciados (mercados, farmácias que recebem boleto), tome o cuidado de se certificar até que o horário o estabelecimento efetua o pagamento no mesmo dia, já me aconteceu de pagar um boleto ás 17h10, mas na verdade ele foi agendado para o dia seguinte, pois o credenciado só repassava até as 17h00.

1 curtida

Meu limite sempre foi restabelecido um dia após o pagamento. Graças a Deus nunca tive problemas com isso!

3 curtidas

Pelo menos eu nunca passei por isso, até hoje meus boletos sempre compensaram no dia seguinte, na maioria das vezes em menos de 24 horas. :+1::grin:

5 curtidas

Nossa SIM @Maxon. Pode acontecer mesmo de um correspondente bancário aceitar pagamentos enquanto o local está aberto, mas sem expediente bancário disponível e aí vem o agendamento. É muito importante confirmar com o estabelecimento, já que não é todo local que disponibiliza essa informação de agendamento no comprovante de pagamento. E como na fatura acrescentamos o pagamento com a data em que ele foi efetivado, se for um agendamento você pode acabar entrando em atraso. :cry:

3 curtidas

@Mr.Xis e @Thycs normalmente é rápido mesmo! Mas caso demore um pouquinho mais, é só ver se está tudo certinho com o comprovante e aguardar! Vcs já fizeram algum pagamento de fatura pela NuConta também?

4 curtidas

Sim e sempre foi tranquilo, nunca demorou e se demorar, não tem stress, pois sei que a compensação de boletos pode levar até 3 dias. 5 meses aqui na comunidade me ensinou muita coisa, tu não tem noção do quanto minha consciência financeira evoluiu. :+1:

2 curtidas

Ainda não comecei a usar a Nuconta não… Mas em breve :wink:

1 curtida

*Quem nunca né. *
Depois do susto optei por utilizar o nu conta e pagar a fatura com o debito em conta , já que libera o limite na hora é uma Maravilha… Amo Meu roxinho! :purple_heart::purple_heart::purple_heart::purple_heart:

4 curtidas

Isso é uma das coisas que me estressam no Nubank…
Se algumas vezes o pagamento é reconhecido no dia útil seguinte de manhã cedo, significa que eles PODEM fazer isto. E se eles podem fazer isto, têm a obrigação de sempre fazê-lo!

Poderia ser feito uma atualização onde pudessemos selecionar o que queremos pagar, nem sempre o credito é usado apenas pelo dono, daí ficam compras distintas. E selecionando poderia organizar melhor o que se deseja pagar agora ou depois.

Nem me fala @AyrtonFernandes, quem nunca agendou o pagamento de um boleto sem querer, né?

Ah e seja bem-vindo!

2 curtidas

Oi @NGM! Faz todo sentido e pode ser um pouco mais chatinho mesmo esperar.
Mas realmente aguardamos o repasse do banco para incluir o pagamento na fatura, sabe? Como isso é feito de forma automática, nós não conseguimos apressar esse reconhecimento.
O reconhecimento normalmente é bem rápido mesmo, mas pode acontecer de demorar um pouquinho mais, sempre dentro desse prazo de 3 dias úteis.
Mas olha, assim que o pagamento chega no Nu, ele já é lançado em sua fatura com a data em que vc fez o pagamento e o limite também já é liberado.

3 curtidas