Clonagem de cartão #SegundaFinanceira

Oi, gente! Vim compartilhar com vocês uma história que aconteceu comigo antes de começar a trabalhar nesse mundo roxo que a gente ama, então já prepara o copo com água porque lá vem história!

Em 2017, uma Lídia bem ingênua e recém contratada em uma outra empresa teve a ideia genial de gritar no Rio de Janeiro ouvindo Bon Jovi e Aerosmith em um dos nossos festivais mais famosos.

Até aí bacana, né?

festival

Um dia, procurando por valor de passagens e acomodações (já com os ingressos comprados), encontrei um anúncio que dizia “Quem quer ir pra Cidade Maravilhosa com tudo pago?” cliquei NA HORA.

Fui lendo os termos e basicamente era um sorteio de um hotel super chique que eu nunca tinha ouvido falar, que estava sorteando uma suíte com vista pro calçadão de Copacabana e passagem aérea de ida e volta saindo e voltando de Viracopos.

Parecia lindo e a única coisa que você tinha que fazer era pagar um valor de 12 reais pra ficar elegível pro sorteio. Eu, me achando espertíssima, não tardei em cadastrar a numeração do meu roxinho, porque vai que dá certo, não é mesmo?

Eis que 02 dias depois, eu acordei com uma surpresa mega desagradável: várias compras foram feitas no meu roxinho em valores altíssimos e o site onde tinha me cadastrado no sorteio sequer existia mais. Ou seja: cai numa cilada.

crying

Reportei as compras que não conhecia pelo app, mas tava tão assustada que decidi ligar pro Nu. A xpeer que me atendeu conseguiu me tranquilizar e me explicar exatamente o que aconteceu: a partir do momento que abri a numeração do meu cartão para um site que não era seguro, qualquer terceiro poderia ter tido acesso a ele e realizado transações, uma vez que para compras online não é necessário senha.

Fiquei com um mega medo de ficar no prejuízo porque eram valores altíssimos, mas devido ao procedimento super ágil da equipe especialista em fraudes transacionais, não paguei pelas compras que desconhecia e ainda me mandaram um roxinho com uma nova numeração rapidinho, e aprendi a o guardar com o maior cuidado da vida!

Pra minha surpresa, no fim de 2017 eu me apliquei para a vaga de xpeer no Nu e não só consegui entrar como também vim trabalhar nesse mesmo setor, onde ajudo pessoas vivendo por situações similares à minha a ficarem calmas e mais conscientes sobre a parte de segurança do cartão que também cabe a nós.

password

No fim deu tudo certo, o festival foi incrível e hoje em dia carrego comigo o costume de verificar sempre se os sites são confiáveis e cadastrar apenas meu cartão virtual e nunca o físico!

Resumindo: acabei não prestando muita atenção à segurança e idoneidade do site onde estava cadastrando meu roxinho e acabei expondo a numeração dele pra quem for que tenha criado a página exatamente para conseguir informações assim, sabe?

Então caso isso aconteça com você ou saiba de alguém que pode estar passando por uma situação similar, corre pra reportar as compras no aplicativo do Nu e entra em contato com o nosso time especialista que vamos te ajudar na hora! Nossos canais de atendimento estão sempre à disposição de vocês, só dar uma olhadinha aqui: https://sou.nu/contato

Também, em nosso blog explicamos com maiores detalhes o que é uma clonagem de cartão, e vocês podem conferir nesse link: Cartão clonado: o que fazer e como se prevenir? - Fala, Nubank

Nossa revolução é roxa, inovadora e segura!

giphy

19 curtidas

Já tive problemas como esse tipo de armação, e por mais que você leia as coisas, que mostrem pra você que é armação, esses sites são tão ‘‘Bons’’ que muitos caem, hoje aprendi uma coisa, sempre pesquiso antes de comprar em qualquer site novo, ou cadastrar em qualquer promoção. As vezes um minuto de pesquisa te livra de uma dor de cabeça maior.

PS: Foi no Hurricane mesmo que você foi @LidiaC?

1 curtida

É sempre bom verificar duas vezes mesmo, viu? Leva um pouquinho mais de tempo mas assim a gente tem certeza de estar fazendo um bom negócio e melhor ainda: seguro!

E não foi no Hurricane não, fui na Cidade do Rock mesmo! :smiley:

3 curtidas

Um dos meus problemas foi exatamente indo (ou não indo) para a Cidade do Rock, após o cancelamento de uma certa ‘‘Gaga’’ ai. O Pacote englobava: Translado e Alimentação.

Como houve o cancelamento, perdi Passagem (Virou Milhas que expiraram), Ingresso, devolução - a taxa de serviço e Hotel (20% de multa).

Para minha surpresa fui pedir o cancelamento do Serviço de Translado, e adivinha? A Empresa não existia mais (E deixou muitas pessoas a ver navios que foram).

1 curtida

Que história @LidiaC :astonished: mas que bom que deu tudo certo!! Ninguém está livre de passar por uma situação dessas. Nunca aconteceu cmg pq sou mto medrosa e quase não faço compra online. Uma dica que eu sempre seguia é dar preferência pra sites que tenham aquele cadeadinho :lock: ao lado do endereço. Mas agora nem isso é sinal de segurança mais! A nossa sorte é que contamos com esse suporte maravilhoso do Nu.
Mas como sempre há males que vem para o bem, vc conseguiu sua vaga e ajuda pessoas que passam pela mesma situação!!

Obrigada por relatar sua experiência e ajudar tanta gente com isso :purple_heart:

Ps: Bon Jovi e Aerosmith :smiling_face_with_three_hearts:
5 curtidas

Caramba, que dor de cabeça!

Depois desse episódio mesmo que eu passei, sempre confiro o nome da empresa também, às vezes nessas a gente consegue escapar de umas furadas!

2 curtidas

Grazadeus deu tudo certo né moça :grin: Na primeira vez que comecei a comprar pela internet já havia sido bem orientado sobre isso e no decorrer desse tempo já via cada falcatrua, cada site clonado, e-mails maliciosos até mesmo telefonemas e devemos tomar muito cuidado mesmo, isso pode acontecer com qualquer um, por um descuido, uma falta de atenção, falta de informação em fim. Todo cuidado é pouco Lidia é vivendo e aprendendo e nada acontece por acaso. Agora você está aí ó ajudando os outros, parabéns pela sua conquista. Tudo de bom

1 curtida

Passei pelo mesmo com o Mercado Livre uns anos atrás quando comecei a usar cartões de crédito, mas foi resolvido pelo suporte deles.

Isso é complicado, a falta de caráter de algumas pessoas as vezes é algo assustador.

3 curtidas