Cobrança via boleto para contas PF

Bom, já sabemos que as contas PJ tem esta função e que vira uma ótima ferramenta para receber de suas vendas. Mas e quem não é PJ? Como fica?
Vamos supor essa situação:

Dona Maria vende produtos de artesanato e nessa pandemia ela teve que começar a vender por encomenda e ela não tem uma maquininha de passar cartão, ou senão, o comprador não tem cartão de débito/crédito mas tem como pagar boletos e ela envia seus produtos via correios ou por alguma outra transportadora. Ela não tem conta PJ pq é algo novo para ela que começou a pouco tempo, vamos supor que começou em fevereiro. Com a opção de cobrança via boleto, ela poderá cobrar a seus clientes com antecedencia e enviar para quem já pagou.

Outra situação, a minha:
De vez em quando eu faço uns serviços de design onde eu crio logomarcas e cobro pro isso, não é algo frequente, mas como já faço as logomarcas para quem está pretendendo abrir uma empresa, pq não cobrar por um serviço que estou fazendo? Ultimamente eu aderia ao uso do PicPay, pois gerar um boleto de depósito da Nubank mostraria o meu CPF que se for vista por alguém mal intencionado, poderá fazer um estrago. Por isso que acho que seria legal oferecer a opção de Cobrança via boleto para quem tem conta PF, já que nem todos podem ter MEI no momento por exemplo.

A opção poderia ser adicionada dentro do atalho cobrar

3 curtidas

Qual é o impeditivo para ter um MEI?

O cadastro é gratuito, te permite emitir nota fiscal e comprar produtos com desconto, te dá os benefícios do INSS com uma contribuição mínima de 50 reais, te permite abrir uma conta PJ para ter acesso a emissão de boletos, te permite contratar um ajudante, não há incompatibilidade com a carteira assinada (você pode trabalhar numa empresa e prestar serviços como MEI aos finais de semana) e ainda pode cadastrar até quinze atividades distintas.

10 curtidas

A renda mensal, medo de não ter como pagar uma parcela, desinformação…

2 curtidas

Os boletos de depósito do Nubank não podem ser utilizados para cobranças. A conta corre o risco de ser cancelada para sempre. É melhor você oficializar o trabalho se tornando MEI. Certamente irá te ajudar a “profissionalizar” seus serviços, ter menos risco de “calotes” de clientes e muitos outros benefícios. :crossed_fingers:

8 curtidas

Eu já pensei em criar MEI no momento, mas como no momento eu presto so serviço mais por hobbie, acredito que não valha muito a pena já que o MEI tem uma mensalidade que no momento fica acima do meu lucro pelos serviços prestados.

A renda mensal de 6.750 reais ou 81.000 por ano? Se a pessoa ganhar mais do que isso ela tá muito bem de vida mesmo, eu como servidora pública não tiro nem metade desse dinheiro por mês/ano.

O valor da contribuição é baixo (50 reais) pode ser parcelado em caso de inadimplência temporária.

A desinformação é combatida com interesse e pesquisa. O SEBRAE (Serviço de Apoio a Empresas) tem canais de atendimento Via 0800, chat, e-mail e WhatsApp, fora os escritórios regionais de atendimento presenciais onde são oferecidos cursos, capacitações e orientações pra esse público.

Desculpe companheiro, tem situações que não se justificam. Me soa muito mais como uma tentativa de burlar a taxa de TED por desinteresse na formalização.

8 curtidas

Eu acho que com o PIX você não vai mais precisar de boletos, com ele vai ser possível determinar até uma data de vencimento para pagar pelo que li, com a chave você não vai precisar compartilhar dados sensíveis como CPF. Aguarda o lançamento dele, não vai demorar, e já te ajuda muito, pois recebe em 10 segundos e a qualquer dia ou hora.

8 curtidas

Mas e quem não tem conta bancária ou em carteira (por incrível que pareça, ainda há)

Aí precisa ver outras soluções para esses clientes, uma conta na Caixa para eles depositarem na lotérica, ou uma no BB para depositarem na agência dos Correios, esses dois correspondentes são os que atingem mais cidades no Brasil.

3 curtidas