Como era viver no Brasil da hiperinflação?

Não vive nesta época mais escutei e estudei essa história.

4 Likes

Caramba Itamar! Vc só descobria quanto ia receber quando caía o salário na conta??? Ou seja, não dava pra e programar para absolutamente nada, né?

2 Likes

Ainda bem que você conseguiu comprar pelo preço anterior!

2 Likes

Taí uma profissão que ninguém sente falta, o remarcador de preço. Haja carteira pra andar com um bolo de dinheiro só pra fazer as compras do mês…

5 Likes

Com toda certeza…:see_no_evil:

3 Likes

Eu era horista (recebi por hora) , então o problema é qdo vc parava para pensar:
Quanto eu ganho por hora? :thinking::thinking:
sem uma calculadora, vc não tinha resposta, só no próximo holerite!

…e qdo vc abria o holerite,o salário já não era aquele, já tinha sido reajustado…

:metal::metal::metal::metal:

3 Likes

Eu não vivi essa época, mas meu pai diz que quem sabia fazer cálculo ganhava muito dinheiro.

2 Likes

Não é da minha época, mas é quase, lembro que os mercados usavam aquele precificador de etiquetas, que muito tempo depois descobri que era por conta das diversas alterações de preço no decorrer da semana ou até do dia.
Quando vou em algumas lojas menores e vejo, bate até uma saudade, não da situação econômica do país, mas de tentar tirar os preços sem rasgar :joy:

3 Likes

Alguém aqui da comunidade conseguiu lucrar com esse período?

5 Likes

Atento

2 Likes

Pede as dicas pro seu pai, Claudio!

1 Like

Ou seja né: zero capacidade de se planejar pro futuro! Acho que essa é uma das partes mais complexas da inflação. Quando estava escrevendo descobri que a implementação da URV, que tabelava o valor da moeda, foi um alívio pra muita gente porque há mais de uma década não sabiam quanto de dinheiro tinham.

3 Likes

“lucrar” é força de expressão né…
A gnt rodava o dinheiro , teve dias que o Overnight rendeu quase 1 mês do meu salário.
Tudo ilusão claro, mas dava pra não perder muito

4 Likes

Tinha investimentos renda fixa na época? Fora a poupança. Ou era algo “distante” da população em geral? Fico imaginando como era investir nessa época…

2 Likes

As únicas opções que eu lembro e usava na época eram Poupança, Overnight e Open market (acho que eram esses os nomes).
Era muito fácil de aplicar, só ir no caixa direto na agência.
Depois era tirar extratos ( no plural mesmo ) durante o dia pra ver o dinheiro!

Internet não existia, então era td no caixa eletrônico ( na realidade era um terminal pra tirar extratos) / caixa (pessoas).

6 Likes

Eu era muito pequena mas não esqueço do comercial do banco econômico.

6 Likes

Nossa, que sensação de nostalgia ver isso, porém eu não vivi essa época. Acho que é porque me lembra os desenhos da Disney que eu assistia quando criança…

2 Likes

Clássico mesmo era o comercial da Poupança Bamerindus:

6 Likes

Tava vendo meu extrato do INSS e lembrei do tópico…
Uma imagem que ilustra claramente esse período insano da história tupiniquim.
Por alguns dias, tínhamos o privilégio de ser milionários! :moneybag: :moneybag: :moneybag:

image

2 Likes

Legal que dá para ver a crescente rss

3 Likes