Como não errar na hora do financiamento imobiliário?

Oi Comunidade, como vocês estão? Tava com saudades de aparecer por aqui!

Pensa rápido: como era a sua relação com a própria casa antes da pandemia de Covid-19? :thinking:

Depois que o isolamento social começou, muita gente passou a ficar mais tempo dentro de casa, e logo viram que era preciso deixar aquele ambiente mais confortável. E mais: outras pessoas até perceberam que precisavam de um novo imóvel pra terem mais espaço e conforto.

Pois é, os brasileiros têm uma relação muito especial com os seus lares :house: . Mas, para a maioria das pessoas, a única forma de pagar por esse sonho é encarando um financiamento imobiliário. :money_with_wings:

Esse é um passo grande, que envolve taxas de juros, prazos que podem chegar a 30 anos, entre muitos outros detalhes. No episódio do Semanada que foi publicado hoje, vocês vão conhecer os principais pontos para considerar na hora de avaliar essa opção.

Dá o play pra ouvir e conta aqui nos comentários: você pretende fazer ou já fez um financiamento imobiliário? Como foi? O que você queria que tivessem te contado antes? Vamos trocar dicas!

33 curtidas

Opa já pensei em financiar um imovel, mas hoje estou de aluguel.
quando o Nubank lançar o financiamento do imovel com umas taxas mais atrativas quem sabe rs.

partiu escutar a semanada

19 curtidas

Everton ouve o conteúdo pra ir maturando essa ideia, assim quando chegar a hora você já vai estar mais preparado :slight_smile:

17 curtidas

Concordo hein, vamos ver com o tempo o que o Nubank disponibiliza. Assunto atraente

11 curtidas

Olá @victor.gouvea! Eu já fiz um financiamento imobiliário e estou prestes a fazer outro para conquistar o sonho da minha casa própria. Então, esse conteúdo veio em ótima hora rsrs

É impressionante os juros que se aplicam em um financiamento, principalmente quando você precisa financiar grande parte do imóvel. Outra coisa que me assustou bastante é o valor que precisamos desembolsar para regularizar as documentações necessárias e impostos que incidem nesse processo! :scream:

15 curtidas

@victor.gouvea conteúdo super necessário! :clap:t5: :clap:t5:

Sempre lembrando que o imóvel não é seu, somente após a quitação do financiamento ele será transferido para seu nome.

É um investimento que precisa ser avaliado com máxima cautela (valor de entrada, parcelas, cenário financeiro seu e do país, dentre outros). Cada um tem uma experiência com a própria vida financeira, mas perdi meu apartamento financiado para o banco quando fiquei desempregado por quase 2 anos.

Não levei em conta alguns fatores de risco e isso me custou a perda do bem. Estou partilhando somente para alertar que esta decisão não pode ser feita somente na emoção, aliás nenhuma decisão financeira deve ser feita somente pelo viés da emoção.

Estou refazendo o caminho de adquirir minha tão sonhada casa própria, agora com mais pé no chão e com um pouco menos desatenção ao longo prazo.

13 curtidas

Tenho certeza de que agora irá atingir esse objetivo com êxito, @ClaudioSilvaDigital! Estou na torcida por você! :pray:t3::sparkles::slightly_smiling_face:

11 curtidas

Semanada sempre trazendo conteúdo de qualidade!

15 curtidas

Tudo depende, alugar, comprar, morar sozinho, república, com a família… e comprar uma casa é um baita passo.

Eu gosto de comprar as coisas parceladas, mas só quando já tenho o dinheiro todo. o que não vai acontecer com imóvel, então é planejar bem!
Mas se pensar demais, a oportunidade pode passar também.

10 curtidas

O problema do financiamento, aliás de qq financiamento, é que se faz a conta pensando se “cabe no bolso” e desconsidera-se o prazo. E pior, assume-se que depois nada mais irá mudar na sua vida, nas condições macroeconômicas etc, o que em economia se chama “ceteris paribus” (expressão em latim que significa “todo o resto constante“), o que na vida real não é verdade.
Geralmente se ao invés de financiar, vc poupar e investir com o menor risco possível o valor calculado da suposta parcela, verá que dá para adquirir o imóvel em ~10 anos (menos até se vc for agressivo em poupar) frente à financiar por ~30 anos.
Isto requer uma disciplina ferrenha, de monge tibetano. Mas, ao colocar na “ponta do lápis” planilhando tudo certinho, dá para ficar assustado com o quanto de juros se pagará, lembrando que a taxa efetiva (TEF) é bem maior que a taxa nominal do contrato.
Obs1: eu tbém tenho financiamento imobiliário e é uma despesa relevante no orçamento doméstico;
Obs2: a frase que afirma - mas, financiamento é pagar aluguel para si próprio é falácia.

7 curtidas

tenho um F.I mais se o nubank lançar um peço portabilidade

2 curtidas

Vamos torcer Suzana, imagina um financiamento do jeitinho Nu? Sem burocracia, fácil de contratar direto pelo app…seria um sonho!

3 curtidas

Oi Thiago, fico muito feliz em saber que o nosso conteúdo vai te ajudar nesse momento tão importante da sua vida financeira!

A gente fala no episódio realmente sobre como tem muita coisa pra pagar além do valor do empréstimo em si, e é importante colocar na ponta do lápis todos esses custos adicionais. Boa sorte com o seu financiamento!

6 curtidas

Exatamente Claudio! Obrigado por compartilhar a sua história com a gente. O melhor realmente é se planejar bastante para que o sonho não acabe virando um pesadelo. Espero que você consiga chegar lá de novo, mas agora com muito mais consciência para dar certo – e que o nosso conteúdo ajude um pouquinho nessa trajetória. Abraços!

5 curtidas

Obrigado pelo elogio Alexandre! Não esqueça de compartilhar com aquele amigo ou parente que você sabe que sonha com a casa própria!

6 curtidas

Oi Bru! São muitas as alternativas e o importante realmente é calcular a rota para não se complicar depois. O que funciona para um pode não funcionar para outro, então cada um tem que se planejar de acordo com a sua própria realidade. Pode ser comprar, pode ser alugar, pode ser dividir, como você disse. Obrigado pelo comentário!

5 curtidas

Muito obrigado pelo seu comentário, ele enriquece o debate aqui. E obrigado também por compartilhar a sua experiência. Realmente, tem que haver muito planejamento e não dá pra supor que vai dar tudo certo porque há muitos fatores que podem mudar na vida ao longo de períodos tão grandes.

Espero que o conteúdo desse Semanada ajude a esclarecer algumas pedras do caminho pra facilitar o processo.

Abraços!

4 curtidas

Como não errar na hora do financiamento imobiliário?
Minha resposta: não fazendo um financiamento imobiliário :joy:

Brincadeiras a parte, muito legal e relevante o conteúdo dessa semana já que muita gente, movida pelo sonho da casa própria, acaba metendo os pés pelas mãos.

Minha família já conquistou, a duras penas o sonho da casa própria e agora o desafio tem sido se desfazer da casa própria :face_with_hand_over_mouth::rofl:
Chegamos a conclusão de que esse passivo imobiliza muito o nosso patrimônio e acaba dificultando outras metas. Aqui gostamos de desbravar o mundo, por isso que temos pernas e não raízes :luggage: :airplane:

12 curtidas

Valeu @victor.gouvea, é sempre bom contribuir.:fist_right: :fist_left:

3 curtidas

Muito obrigado! :pray:t3::slightly_smiling_face::purple_heart:

3 curtidas