Conta p/ brasileiros não residentes

Exatamente, esse é o meu caso.

1 curtida

obrigada pelas informações, amigo. Realmente muito bom poder passar uma parte do ano nas praias da Bahia!

1 curtida

Pessoal, vi aqui esse post e estou com uma dúvida:
Sou brasileiro mas eu moro em Portugal já a dois anos e não dei saída definitiva no Brasil.
Ainda tenho Nuconta, queria manter, mas preciso dar a saída.
Uma pergunta: Se der a saída o cancelamento da conta é imediato?
Isso é automático? Tipo a receita já informa o Nubank?
Alguém já passou por isso?

obrigado

Se você for fazer mesmo a saída fiscal precisa avisar o Nubank, que sim, irá cancelar a sua conta pois ela está atrelada à investimentos. No chat eles te informam tudo! :handshake:

4 curtidas

Ok, se eu avisar.
Mas, alguém aqui deu a saída e não comunicou os bancos?
O que aconteceu? isso que gostaria de saber, se a conta ainda fica um tempo ou é imediato o fechamento…

Outra dúvida é se após dar saída definitiva, alguém conseguiu abrir uma conta bancária para não residentes? Qual banco e qual o custo disso ?
obrigado

1 curtida

Boa tarde. Sou brasileira e moro em Portugal. Já moro aqui à 3 anos. Tenho residência e tudo mais. Fiz minha conta à 1 mês e não deu nenhum problema.

1 curtida

Oi. Eu sou a autora do post e rodei muito antes de precisar fechar a minha conta no Nubank pq fiz a saída fiscal. O que o meu advogado explicou é que, via de regra, eu poderia até deixar a conta aberta, mas ciente de que poderia a qualquer momento ser fechada e isso me gerar bastante dor de cabeça. Abrir a conta vc até consegue, mas vai precisar mentir. O advogado que cuidou da minha saída explicou que, embora não seja comum, acontece da Receita cruzar os dados e bloquear todos os bens de CPFs que deveriam ter feito a saída fiscal, não o fizeram e estão sonegando impostos ou mentindo. No meu caso, eu estou nos EUA e precisava fazer a saída pra não ter que pagar impostos nos dois países e/ou ter dor de cabeça com o leão em um deles, o que eu não queria de jeito nenhum. MAS, tenho uma alternativa que talvez possa te ajudar: eu tinha uma conta conjunta com a minha mãe no Brasil e essa não precisei fechar pq ela é a titular.

5 curtidas

Olá Ana, obrigado pela resposta e pela ótima dica, essa da conta conjunta resolve minha vida. Muito obrigado mesmo.

Quanto a ser residente fiscal em dois países, isso não é um problema desde que declare em ambos e os países tenham acordo de não bi-tributação, foi o que os advogados me orientaram. Mas isso é bem chato pois precisa declarar todo mês via carnê leão e o imposto pago fora compensa o imposto no Brasil ( sim pagamos mais imposto fora do Brasil ) e depois fazer a declaração anual em ambos países…

Por isso quero logo dar saída e fica livre disto, mas não posso ficar sem conta bancária no brasil.

Obrigado mais um vez, ótima dica.

Abraços

1 curtida

Olá Ana,

uma pergunta dificil, achei interessante essa sua dica sobre conta conjunta, pois estou me preparando para sair do país e também estou rodando muito para achar uma solução para manter uma conta.

Você consegue fazer transferencia para essa conta conjunta sem gerar nenhuma complicação para sua mãe? pois já que ela é a titular, seria você enviando dinheiro do estrangeiro para o cpf dela? Se souber me explicar isso ficarei muito grato hehe

1 curtida

Oi, Leonardo. O que o advogado me explicou é que não tinha problema pq entraria como doação p/ minha mãe. Vale checar direitinho só a declaração dessa doação no IR depois. Se não me engano, tem que informar o valor na declaração, mesmo sendo isento de tributação pq o doador já foi tributado por isso.

2 curtidas

Boa tarde, @Julian_Lopes Como faz pra ter o cartão de crédito mesmo tendo declarado a saída definitiva?

Oi @TainaNascimento, acho que cartão de crédito você consegue manter, se já tinha antes. Mas pedir um depois que já fez a saída não sei. Você já tentou e não deu certo?

4 curtidas

Oi,
Sim, o cartão é possível manter, mas a conta vc não consegue. Foi o meu caso.

A única opção que eu encontrei foi a conta de domiciliado no exterior. Tem alguns bancos que oferecem essa modalidade, não são muitos, e os que oferecem cobram tarifas bastante altas quando comparadas a uma conta corrente convencional. Acabei por encerrar todos os investimentos e vendendo todos os bens no Brasil. A menos que o capital investido seja alto, manter este tipo de conta acaba sendo inviável.

1 curtida

Olá Ana.

Gostei da sua dica da conta conjunta. Mas nesse caso, você comunicou o banco sobre sua saída definitiva? Eles não te pediram para fazer a sua exclusão como cotitular da conta?

1 curtida

Oi, Pollyana. Como eu não era a primeira titular da conta, o advogado disse que eu não precisava fazer qualquer comunicação ao banco.

Oi Ana. Entendi. Muito obrigada :slight_smile:

1 curtida

Se manter o cartão de crédito, fazendo a saída fiscal, sem conta bancária no Brasil. Como pagaria a fatura do cartão de crédito sem ter conta no Brasil? Existe uma forma de pagar o boleto da fatura sem ser residente fiscal e sem conta bancária no Brasil?

Nesse caso, talvez, só se alguém que você conhece no Brasil, pagasse o boleto para você.

1 curtida

Quanto tempo é possível manter a conta Nubank depois de fazer a declaracao de saída definitiva? Tenho que cancelar imediatamente?