Curiosidade: Porque existe horários pra TEDs?

#1

Alguém sabe dizer porque existe horário pro envio de TEDs? Porque o horário limite termina tão cedo?

Edit:
Não tem nenhum um motivo por trás disso? É apenas porque o Banco Central definiu que tinha que ser assim? Não é por segurança, nem alguma outra questão?

5 Likes
#2

Olá @vinivsl, o horário para realizar TED segue as regras do Banco Central, ou seja, as instituições financeiras só seguem o que são impostas pelo órgão regulador!
Abraço.

1 Like
#3

Dá uma lida neste tópico.

2 Likes
#4

Bem vindo @vinivsl realmente como nossos amigos aqui colocarm no link, infelizmente temos que seguir as regras do Banco Central, eu acharia muito bom se não tivesse esse empecilho, mas temos que seguir essas regras :weary:

1 Like
#5

Não tem nenhum um motivo por trás disso? :confused: É apenas porque o Banco Central definiu que tinha que ser assim? Não é por segurança, nem alguma outra questão? :frowning:

#6

Também adoraria! :frowning: Queria saber porque o Banco Central definiu esse horário :confused:

#7

Não sei te informar com toda certeza @vinivsl, mas sou graduando na área de T.I e acredito que seja pelo fato que todas essas instituições financeiras têm que usar um único sistema para realizar essas transferências entre bancos distintos, e acredito que esse sistema seja gerenciado também pelo Banco Central! Como te disse, não tenho a certeza, mas pode ser uma hipótese!:smiley:

1 Like
#8

@vinivsl já trabalhei em uma Instituição bancária, pelo que me consta, a TED, por ser uma transferência quase que imediata entre bancos diferentes, devem acontecer dentro do horário comercial de funcionamento do Banco, para que, com eventuais erros, possa ser devolvido, sendo assim mais caro que um DOC, que acontece de um dia para outro. Acredito que seja isso, espero ter ajudado! :blush:

3 Likes
#9

É o BC e suas regras…

#10

Para bancos tradicionais o Banco Central impõe regras para funcionamento (Digitais também) porém alguns bancos digitais permitem transferência de valor entre as contas em qualquer horário. Pesquisa os que fornecem esse serviço, uso minha NuConta somente para guardar dinheiro, não sei se é permito transferência fora de horário bancário.

#11

Mas já está em estudo a queda desses horários, permitindo a transferência entre instituições diferentes a qualquer horário… o problema é que o sistema precisa de modificações, testes e por ai vai

2 Likes
#12

Parece que isso deve mudar em seguida (até 2020), acho que é pagamento eletrônico instantâneo o nome. Vi no portal DW acho.

1 Like
#13

Mais uma Burocracia, baseada em métodos bem velhos.
Mas no todo, estamos muito bem, TED basicamente não existe nos Estados Unidos, lá o sistema de pagamento e transferência é bem sofrido comparado ao nosso.
Mas estão tentando melhorar, espero que entre em vigor o mais rápido possível essas novas regras.

1 Like
#14

Regras do Banco Central, que opera com regras antigas, que necessitam de atualização.

Isto está para mudar com a entrada de um novo sistema. Mas ainda são necessárias adequações por parte do BC e dos bancos em geral.

1 Like
#15

Entendi agora, muito obrigado a todos vocês :wink:

#16

Os limites de horário são definidos pelo Banco Central. Hoje só é possível enviar TED’s em dias úteis e em horário comercial.

Existe um projeto em andamento para mudar isso. Muito provavelmente esses horários serão alterados e futuramente será possível enviar TED’s até nos finais de semana.

#17

Acho tbm que deva ser por motivos de segurança( Tipo sequestros essas coisas).