CVV no cartão físico: pra quê?!

A gente sabe que as empresas impõem condições que, na prática, não são observadas.
Não utilizo o cartão para esse tipo de compra, mas se fizesse, cadastraria o cartão virtual no site e, caso me fosse exigido o cartão para comprovar, eu mostraria o código de liberação da compra, fornecido pela administradora do cartão, que possui mais credibilidade do que o cartão fisico, que pode ser facilmente falsificado.
Não sei se a exigência da apresentação no momento da retirada dos ingressos procede (essa informação foi passada por Beatriz, membro da comunidade), mas se proceder, você é o cara mais sortudo do mundo! :wink:

Na prática, acredito realmente, que os casos mencionados por ela são exceção e não regra.

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Nossa, como rendeu o tópico! A priori eu também seria a favor mas vou relatar uma experiência que tive há uns 2 anos na Alemanha. Um colega meu fez a locação do carro que usaríamos com um cartão dele de baixo limite (acho que uns 3.000). A locação ficou em R$ 2.800 e, como o cartão ficou sem saldo, ele nem levou. Na hora de pegar o carro, a moça pediu o cartão físico. Ele explicou a situação, que não fazia sentido ter levado pois não tinha saldo para gastar, além do que a locação já estava paga. Ela foi irredutível, não aceitou, falou que sem o cartão físico o carro não seria liberado, era regra do contrato, que nós tivemos acesso a ele e ponto. Tivemos que pagar outra locação (sim, o dinheiro da locação “perdida” foi devolvido uns 2 meses depois, após toda a comprovação - e o povo reclama de 5 dias que o Nubank demora…).

Então, quando existe uma regra, eu sou sempre da tese, até prova em contrário, de que alguém já tentou fazer algo errado e a regra foi colocada para limitar ou organizar. A operadoras certamente tiveram uma razão para isso. Este risco foi eliminado? No caso do carro, certamente é para evitar fraude. E vc pergunta: mas se já está pago, o que a locadora estaria perdendo? Enfim, a gente não sabe tudo, pode ter uma razão.
Embora com toda esta discussão, esgotou-se bem o escopo da necessidade.

O Nubank poderia muito bem fazer um post no blog falando disso.

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Isso realmente seria um problema… :face_with_monocle:
Foi apenas uma idéia lançada , mas os amigos da comunidade têm colaborado bastante, levantanto questionamentos altamente válidos, com relação à viabilidade ou não dessa implantação!
É uma pena que algumas empresas estejam na contramão da tecnologia, complicando algo que poderia facilitar a visa não somente dos clientes, mas a deles também… obviamente tendo sempre como escopo a segurança.

Enquanto isso, continuemos com nossos CVVs no cartão e usando de forma a dificultar a visibilidade e assim tentar evitar desconfortos :v::wink:

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Assino embaixo tudo o que você disse, Joaquim !
Já resultou evidenciado que a idéia, embora extremamente atraente (a meu ver), não tem como ser implantada, pelos diversos entraves levantados pelos amigos da comunidade, quer por experiência própria, de terceiros, ou até mesmo por uma avaliação mais aprofundada do assunto…
Os nubankers certamente apresentariam “n” motivos outros, para corroborar a inviabilidade dessa implantação.
Agradeço imensamente as postagens que fizeram, dando preciosa colaboração… Foi muito gratificante o debate, pois aprendemos muito com essa troca!!! :face_with_monocle:
Obrigada e até a próxima…

P.S: Adoraria também , se o Nubank fizesse um post no blog falando sobre o assunto.

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Quando um cartão é usado na Internet de forma indevida e o dono contesta a compra (também chamado de chargeback), o prejuízo é todo da loja.

Isso vale pra toda transação que não passa por um processo de autenticação específico (explicado num post aqui). Como nem toda loja online suporta este processo de autenticação, acabam adotando outras medidas pra se resguardar.

No fim do dia, as locadoras usam o pagamento antecipado como um caução pra garantir a tarifa. Na hora de buscar o carro, o cartão físico é exigido pra comprovar que você é efetivamente o dono do cartão e assim diminuir a chance de ser uma fraude. Essa lógica é semelhante a adotada pelas empresas que vendem ingresso pela Internet.

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Muito esclarecedora a sua colocação, Gu!
Como eu disse anteriormente, os membros da comunidade nos ajudam, com seus questionamentos e esclarecimentos como o seu, a entender um pouquinho mais do “modus operandi” que as empresas utilizam para se proteger. Valeu!

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Como 100% dos clientes aqui tem app (bom, pelo menos deveriam ter!), nada impediria do Nubank tirar o CVV do cartão físico e levá-lo pro app. Assim, daria pra continuar usando o cartão na Internet nos casos onde o virtual não der conta.

Duas pequenas ressalvas:

  1. Em caso de perda ou roubo do cartão, isso dificultaria bastante o uso na Internet, mas não impediria por completo. Nem toda loja pede CVV pra compras online. A Amazon dos Estados Unidos é o melhor exemplo disso. Também já vi alguns casos aqui no Brasil, como um site de seguro de viagem internacional.

  2. Deixar de imprimir o número do cartão também não zera a chance dele ser usado online, dado que o número e a data de vencimento ficam armazenados na tarja magnética.

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Essa seria, sem dúvida, a solução mais próxima que se poderia chegar da proposta inicial.

O PicPay certa vez me deixou na mão com o cartão virtual do Nubank, pode ter sido bug temporário pode, mas ainda assim consegui fazer a sincronização com o cartão físico… Acontece, por isso eu acho desnecessário retirar o CVV…

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Raspa o CVV com um estilete. Esse cartão da Nuconta é feio de qualquer jeito!!!

Venda digitada sem CVV é caso especial e precisa justificar a necessidade e preencher varios requisitos para liberação.
Alterar o layout e componentes do cartão não depende apenas da Nubank.
Para tirar o CVV do cartão é uma alteração de layout e precisa de autorização expressa da bandeira.

De acordo com a politica atual o cartão precisa ter o numero impresso, nome, data de validade e código de segurança.
Alguns emissores colocam todos os dados na frente, BS2 por exemplo
Alguns nome na frente demais dados no verso, Nubank por exemplo
Alguns todos os dados no verso, Sofisa por exemplo.
Alguns colocam na frente, todos os dados e CVV no verso, maioria dos emissores

O caso do Apple card é isolado e autorizado apenas por único banco/produto ( Apple Card)
A Mastercard no caso é a parceira, pode expandir ou vetar o modelo.

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Pretendo raspar esse código do cartão. Não deve haver qualquer prejuízo com isso, correto? Fico preocupado de raspar e em alguma situação ele precisar ser conferido (por terceiros).

Obrigado.

Se existe algum prejuízo, ninguém até agora experimentou - pelo menos até o momento, não relatou a experiência aqui na comunidade, dentre o pessoal que raspou ou cobriu o CVV…
Se alguém teve problema, por favor faça postagem contando para a gente!
Nenhuma compra foi invalidada em decorrência dessa pratica…
No entanto, deve-se tomar o cuidado de decora-lo ou anota-lo em local seguro, para o caso de resolver fazer compra online com o mesmo numero do físico, já que temos que mencionar o CVV no momento da compra. Ressaltando que o cartão virtual é a melhor forma de fazer compras online, já que podemos apaga-lo e emitir outro, sempre que quisermos.
No caso de compra indevida com o numero do cartão físico, além de fazer a contestação da compra, o cliente terá que solicitar a emissão de outro cartão físico.

P.S: Houve o relato de um amigo da comunuidade (@Jotapb), que na Alemanha exigiram a apresentacao do cartão físico, para comprovar a reserva de um carro. No entanto, nada tem a ver com o CVV estar raspado ou não, pelo que depreendi.

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É isso que eu faço. Nunca tive nenhum problema, pelo menos até hoje, e faz tempo que uso essa prática. Vi alguns falando sobre o caso de locação de veículos, em que precisam verificar o código no cartão, não sei se nesse caso, o dono do cartão apenas falar o CVV resolveria. São vários pontos a serem observados.

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Ideia perfeitaaaaa! Cartão sem CVV e sem número. Adeus ficar suando quando perder o cartão!

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Não que não dê pra rolar freudes com o chip. Mas é MUuUuuuuuuito mais difícil

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Tb raspo os CVV de todos os meus cartões há alguns anos. O CVV surgiu como um fator adicional de proteção, quando não havia cartão virtual nem smartphone. Antes dele, as compras virtuais eram validade apenas com o número, nome e data de validade do cartão.

Hoje, com cartões virtuais, o CVV se tornou desnecessário, e acaba sendo mais um fator de risco. Imagino que não tenham acabado com ele no cartão físico unicamente por causa do pessoal mais antigo, que ainda não usa cartões virtuais.

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Acabar com o CVV no cartão físico, alertaria o pessoal que ainda usa, para a existência do cartão virtual!
Aliás, acho até incoerência do Nubank , manter a possibilidade de compras online com o número do cartão físico. Para quê criou o virtual então?

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Olá @rpereira e @anon11016250 saúde e paz :pray:t3:

O CVV é a identidade do cartão, é o valor de verificação do cartão, então, todo cartão tem um, mesmo os virtuais, por isso não podem acabar e se alguém raspar mais não lembrar não conseguirá usar ele em compras online caso necessite. Eu concordo q com o avanço da tecnologia e a criação dos apps, não seja mais necessário a impressão dele no cartão, mas, o dono teria q saber os números.
Alguém aqui já falou para levar estás informações para dentro do app, eu acho legal, o cartão físico só precisaria vir com o seu nome e todas as informações sobre ele estaria no app ou no site, assim como vemos o cartão virtual :+1:t3: creio q seria uma solução, mas, tenho certeza q os engenheiros destas novas tecnologias estão pensando em algo e logo logo teremos novidades :clap:t3::clap:t3::clap:t3:

Hj um dos maiores medos de perdemos ou entregarmos o cartão pra alguém seriam esses dados expostos :pleading_face: e foi ótimo a escorregada na maionese da @anon11016250 q bateu a cabeça no pote e teve essa idéia, para provocar o debate :grin::clap:t3::clap:t3::clap:t3:

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