Desbloqueio para lista confiável de estabelecimentos

Uma função que faz muita falta nos cartões de crédito bloqueáveis pelo usuário é permitir que uma lista de estabelecimentos confiáveis faça lançamentos em seu cartão mesmo com ele bloqueado.

Por exemplo, eu tenho Apple Music cujo lançamento é feito mensalmente no meu cartão, mas eu não fico controlando a data e a hora do lançamento.
O mesmo vale para a SmartFit. Todo mês, eles fazem um lançamento da mensalidade da academia e não tem um dia e um horário certo.

O Nubank poderia permitir que eu selecionasse entre os estabelecimentos recentes quais são confiáveis e permitir que esses estabelecimentos fizessem lançamentos automáticos no cartão mesmo com o cartão bloqueado.

Acaba que eu tenho que deixar meu cartão desbloqueado por conta desses serviços e não me beneficio da funcionalidade de bloqueio que é ótima para segurança (ainda mais agora com o contactless).

Indo além: hoje já existe uma categorização de lançamentos (eu imagino que seja algum algoritmo de aprendizado de máquina por trás que categorize os lançamentos em “alimentação”, “entretenimento” e etc).

Para essa funcionalidade sugerida, poderia existir um algoritmo de sugestões para estabelecimentos confiáveis:

Vendo seu histórico de compras, vc faz um pagamento mensal para o Apple Music. Gostaria de adicionar esse estabelecimento à lista de estabelecimentos confiáveis?

2 curtidas

E aí, @felipepodolan, como vai!?

Então, achei sua ideia bem interessante. Seria legal mesmo se houvesse tal funcionalidade, como o App nos permite manter o roxinho bloqueado, e apenas desbloqueá-lo quando quiséssemos usar, poderia haver essa função.

Agora para estas mensalidades como a SmartFit e o Apple Music, você usa o cartão físico ou virtual?

Porquê pelo que sei até então, o cartão virtual é diferente do seu físico, neste caso, é recomendável o uso dele para pagamentos mensais, principalmente quando se trata de serviços de streaming, como o Netflix ou GloboPlay, por exemplo. Eu mesmo cadastro o meu virtual neste tipo de serviços (eu uso o Spotify) e mesmo o meu cartão estando bloqueado, todo os meses o Spotify cobra o valor na minha fatura. Eu não sei se só funciona no cartão virtual, mas comigo acontece dessa forma, se entendi bem o que você quis dizer.

Porque o cartão virtual usa de algorítimos variados, e sempre que você exclui, por exemplo o virtual, o Nubank lhe manda um e-mail com todos os serviços que você cadastrou no VirtualCard para quando você gerar o novo, possa adicioná-lo novamente.

Espero tê-lo ajudado de alguma forma! :grinning:

Se vc mantiver tanto o virtual, quanto o físico, bloqueados, os lançamentos mensais são feitos automaticamente? Hoje, eu utilizo o físico (deixo o físico desbloqueado) e mantenho o virtual bloqueado. Num imagino que faço do melhor jeito possível porque acontece muito de alguns sites fraudulentos roubarem informações do cartão e usarem em outros sites. Por isso mantenho o virtual sempre bloqueado e utilizo somente em compras online.

1 curtida

Eu não mantenho o cartão virtual bloqueado não. Ele tem uma criptografia de ponta que impede que tais dados sejam roubados, e se por acaso eu perceber que fiz um compra em algum site duvidoso, eu excluo e gero um novo.

Mas eu dificilmente faço compras online na internet, deixo o virtual apenas para uso de serviços online, como o Neflix, Spotify, GloboPlay; pois são serviços confiáveis que acredito que não irão roubar meus dados. Mas como no seu caso você faz compras online também, já fica um pouquinho mais complicado!

2 curtidas

Uma ótima idéia, uma outra solução seria você poder aprovar qualquer transação que tentassem fazer no seu cartão virtual, os serviços de streaming como já estariam aprovados não teriam problema, já se tentassem fazer em um site dúvidoso você saberia e poderia criar um novo cartão.

1 curtida

É uma boa ideia, porém apesar de muitos usarem para se sentirem seguros, a opção de bloqueio foi criada para nós usarmos quando não souber onde está o cartão, então não sei se o Nubank implementaria essa função, mas espero que sim :smiley:

2 curtidas