Dicas efetivas de investimento para iniciantes? — QUERO!

@Flavia_Dias Indico também o FAQ para iniciantes e a seção de arquivos de dois grupos no Face:

1 curtida

tem a modalmais e easynvest, vários para iniciantes.
a modalmais tem ate videos que ajudam um pouquinho.

tem a xp mas esta é muito cara para operação propriamente dita, mas se você se cadastrar la tem acesso a uma área de investimentos onde te dao ajuda.

eu indico é abrir em uma ou duas sem colocar dinheiro, ver tudo o que oferecem. depois escolher qual a melhor.

1 curtida

Mas é complicado, pq só consigo ver videos ou ler no trajeto entre trabalho e casa, não dá pra anotar. Hoje estou conseguindo interagir mais aqui pq por um milagre, estou com pouca demanda no trabalho essa semana. Nas horas vagas faço uma pós EAD, aí o tempo fica bem regrado.
Então, para mim, conteúdo escrito ajuda demais!

Vou olhar
Obrigada :relaxed:

1 curtida

Olha, eu estou na mesma situação que você! Eu curto a Nat do Canal Me Poupe!, além do Canal Primo Rico, Canal EconoMirna (Cheio de e-book gratuitos), Júlia Mendonça, Rafael Seabra. Mas nesse canal Dinheiro com Você, além de me divertir muito, realmente comecei a entender a diferença e a importância de investir.

Sigo eles no Insta, e de verdade a cada dia venho aprendendo mais. Uma outra dica, falando de redes sociais, é seguir as corretoras de valores como a Modal Mais, Rico e o próprio Banco Inter. Eles divulgam muito material de leitura, especialmente no LinkedIn. Espero ter ajudado! :kissing_heart::purple_heart:

2 curtidas

Obrigada pelas dicas, @Jessica.lodi

1 curtida

Olá, tudo bem?
Super indico às certificações CPA - 10, CPA -20, CEA, etc (Nessa sequência) :v:. O objetivo dessas certificações é atestar o conhecimento de um profissional quanto ao conhecimento do STN (Sistema Financeiro Nacional). O aprendizado é excelente. Fala sobre tudo: IPCA (Índice de Preço do Consumidor Amplo) ; LCI (Letras de Crédito Imobiliário) ; LCA (Letras de Crédito do Agronegócio); Fundos de Investimento, Ações, Previdência, entre outros. As aulas são bem didáticas, têm vídeos, apostilas, exercícios. Bora multiplicar conhecimento :wink:

1 curtida

Boa dica também.
Muito obrigada!

1 curtida

@Flavia_Dias
Um comparativo básico:

1 curtida

Desde que entrei pra faculdade de contabilidade me apaixonei por conceitos e possibilidades de investimento. Hoje me encontro em uma rede social de uma instituição de pagamento kkk. Qualquer coisa pergunta aí que aprendemos juntos ;3

1 curtida

Livro inicial pra esse tipo de tema com certeza Pai Rico Pai Pobre, ótimo livro alias
E sobre a parte teorica para iniciantes te recomendaria canais do Youtube mesmo como Economirna, Me Poupe e Primo Rico.

2 curtidas

Sei que o pessoal aqui, no geral, tem um foco maior em investimentos financeiros, renda fixa e variável.

Já fiz muitos de renda fixa e poucos de variável (ganhei em alguns, perdi em outros) mas ainda acredito q uma máxima que nossos pais e avós diziam tem o seu valor.

“Quem compra terra não erra.”

Claro q os tempos são outros e temos muito mais acesso a informação do que eles sequer imaginaram, mas o mercado imobiliário ainda tem excelentes oportunidades de investimento, tanto pra construção de patrimônio quanto pra construção de renda passiva.

Eu e minha esposa já compramos um imóvel na planta em fase final de construção e vendemos 18 meses depois com um rendimento que superou em muitas vezes a renda fixa.

Esse valor nós mantivemos em investimentos de renda fixa até aparecer uma nova oportunidade de negócio imobiliário.
Acabamos utilizando os valores para quitar uma parte do nosso apartamento e fazer uma reforma.

Pouco depois surgiu uma oportunidade de mudar de estado por conta do meu trabalho, graças a reforma, conseguimos alugar o ap por um valor excelente e com o que ainda restava conseguimos dar entrada em um imóvel na nova cidade para não pagar aluguel e a renda do ap praticamente paga este novo financiamento.

A compra do AP foi em 2012, hoje já recebemos proposta de venda de 2 vezes e meia o valor que pagamos.

O imóvel na planta foi em 2015, vendemos em 2017 com quase 40% de lucro em 18 meses.

O imóvel atual, compramos abaixo do valor de mercado da região pq precisa de uma reforma que pretendemos iniciar somente no final de 2020 pq o imóvel está totalmente habitável e precisamos juntar dinheiro novamente rsrsr.

Desculpa o textão, mas achei interessante abordar esse tema de imóveis que não vejo muito por aqui, com muita pesquisa e um pouco de coragem dá pra ganhar dinheiro nesse mercado, principalmente pra quem já fez, como vc disse @Flavia_Dias , a primeira parte que é aprender a juntar e ter as contas todas em ordem.

De repente vou criar um tópico quando estiver com um pouco mais de tempo pra falar um pouco dos contratempos e dificuldades desse tipo de investimento, nem tudo são flores, como em qualquer outro.

4 curtidas

Descobri essa página do Instagram e estou gostando bastante das dicas também
https://instagram.com/financasemdesenho?utm_source=ig_profile_share&igshid=ah4yluhdynwf

1 curtida

Pois crie mesmo o tópico. O valor que tenho hoje ainda não dá para dar esse passo, mas estou estudando investir em FIIs

Eu acho muito bacana compra e venda de imóveis, mas para realizar um cálculo real de quanto foi o lucro da venda, não podemos nos basear apenas no valor inicial (do momento da compra) e no valor final (do momento da venda). Temos que levar em conta a inflação. Ela nos mostra o quanto nosso dinheiro perde valor diariamente. Talvez fazendo essa conta, podemos chegar a conclusão que vendemos pelo mesmo valor que pagamos. Por isso em alguns casos, deixar o dinheiro investido vale mais a pena, pois lá, dependendo do investimento, o dinheiro não perde seu valor e rende um pouco acima da inflação.

1 curtida

Já estou seguindo! :purple_heart:

@Flavia_Dias super normal essa dúvida sua, realmente é um campo onde demanda muito estudo para não correr o risco de perder grana, porque, para atingirmos uma rentabilidade acima da renda fixa, é natural que começamos nos relacionar com o mercado de capitais (renda variável) - vulgo, ações na Bolsa de Valores.

Eu criei este tópico para compartilharmos/trocarmos dicas de materiais e boas práticas em relação à nossa educação financeira. Claro, cada um vive um momento dentro desta trajetória. Mas, é importante que haja participação de diversos conhecimentos diferentes, justamente para que todos possam ter algum valor agregado.

Enfim, qual é a moral da história para eu responder aqui. No texto que escrevi lá, citei alguns livros, mas, não destaquei nenhum, muito menos expliquei para qual momento a leitura era ideial. No seu caso e pelas respostas que eu estou lendo aqui, o “Do mil ao milhão - sem cortar o cafézinho” do Thiago Nigro (que é o Primo Rico do Youtube), faz total sentido. Porque, além de ser MUITO didático, ele passa por todas as fases do investidor e você escolhe a que melhor aplica pra você.

PS: Ele é didático, mas não superficial. O conhecimento técnico dele é muito profundo e ele demonstra isso no livro. O uso de gráficos e tabelas irá ajudar o entendimento.

Esse é o livro, ó!

thiagonigro_livro

Dá esse voto de confiança pra minha sugestão e pra ele. Lê e depois me fala o que achou. Vou ficar super feliz em trocar ideia sobre. Quem sabe até montamos um clube do livro da comunidade =)

Espero ter ajudado e fico à disposição.

Grande abraço! :blush:

2 curtidas

Vou ler sim, Bruno. Muito obrigada pela dica! :wink:

2 curtidas

Olha a plataforma de investimentos do banco inter é super fácil de mexer