Dúvidas sobre IOF

Se eu ficar depositando na nuconta o IOF volta a ficar negativo ou só nos saques?

1 curtida

Também quero saber sobre os prazos, tanto quanto o IOF quanto IR. Quanto tempo devo deixar o dinheiro na conta pra pagar o mínimo em impostos?

1 curtida

Quando você faz um deposito, os valores correspondentes ao IR e IOF vão sendo provisionados para que quando você faça o desembolso (saque, débito, pagamento de fatura com a Nuconta) eles sejam recolhidos ao FISCO.

Ai o valor que aparece na sua tela corresponde ao “Líquido” do Montante que rendeu, depois de IOF e IR.

Conforme vai passando o tempo, os valores do IOF e IR provisionados vão diminuindo e vão sendo “devolvidos” para seu saldo líquido (o valorzão que aparece na tela).

Toda vez que o valor que ta sendo devolvido pra sua conta for maior que o valor que está sendo depositado, aparece “ressarcimento de IOF” ou “ressarcimento de IR”.

E todos os dias esses valores vão sendo “provisionados” e “ressarcidos”, e é por isso que existem dias que parece que a Nuconta rende mais, e do nada rende menos…ou por exemplo, em fins de semana…o valor “provisionado” diminui e o “ressarcido” aumenta, podendo ocorrer de aparecer “ressarcimento” de blablabla…

Com isso, esses valores estão apenas “provisionados”, eles só serão executados caso você finalmente tire o dinheiro da conta.

A provisão do IOF para cada depósito dura 30 dias, a partir dai ele já terá sido totalmente ressarcido.

Tabela-Regressiva-IOF

tabela-regressifa-ir

18 curtidas

Esclareceu tudo. Obrigado!

1 curtida

@Lucas_Santos, muito obrigado pelo esclarecimento! Seguindo na esteira do que você colocou, pode-se afirmar portanto que “o rendimento maior que a poupança” não é de todo verdadeiro, mas somente a partir de 30 dias com o dinheiro retido.

3 curtidas

Obrigado pela explicação eu entendi pouco sobre como funciona essa operação.

Não

Deixo esse POST aqui:

4 curtidas

Deveria ser já fixo digamos que sempre fosse usado o dinheiro a mais tempo na conta… assim teríamos um rendimento maior… do contrário acabamos com o dinheiro da conta “engessado” como tem de ficar na poupança.

Obrigada por ter tirado nossas duvidas

1 curtida

Teste para conquista do email :slight_smile:

(funcionou)

2 curtidas

Finalmente faz diferença pagar com a Nuconta ou o boleto? Prefiro depositar o valor da fatura na Nuconta e quando chega o dia do vencimento ou fechamento da fatura pago com a Nuconta.

1 curtida

Que ótima resposta! Também tinha dúvida sobre isso, obrigada!

1 curtida

Não entendi. Após ter dinheiro na nuconta depois de 2 meses voltou a ser descontado e o IOF. Porque???
Única mudança foi ter colocado dinheiro na função guardar dinheiro ( cofrinho ).

2 curtidas

Gostaria de saber o seguinte: Coloquei dinheiro na nuConta e imediatamente coloquei no cofrinho. 15 dias depois preciso resgatar esse valor pra deixar disponível na nuConta. O contador de dias de IOF e IR são reiniciados? Ou posso fazer movimentações entre cofrinho e nuConta sem esse risco?

1 curtida

@Murras veja se é isso:

O que acontece se eu precisar usar o dinheiro guardado?

O seu dinheiro fica livre se você precisar recorrer a ele. Quando quiser, pode resgatar qualquer quantia, movendo-o para o saldo disponível da sua NuConta

Não existe nenhum custo ou imposto para essa movimentação: passar qualquer valor guardado para o saldo disponível, ou vice-versa, não implica em cobrança do IR e IOF.

5 curtidas

Pergunta: A utilização da função débito também é considerada como uma retirada para que o iof seja cobrado? Após 30 dias do dinheiro na conta, posso usar a função débito sem que o iof seja descontado, é isso?

É aquela coisa né, rende sim porque é diária a liquidez. Dessa forma se você deixar 10 reais na poupança, e 10 reais na nuconta por 1 semana: A poupança vai render R$ 0, e a nuconta vai render alguns centavos. No entanto, passados os 30 dias essa diferença fica bem mais evidente.