E se eu pudesse depositar dinheiro com outro usuário?

Partindo de uma tecnologia chamada Peer To Peer, onde você alimenta uma rede de pessoa para pessoa, não necessitando um servidor central, penso comigo, e pq não aproveitar o conceito de Peer To Peer, para incentivar saques e depósitos entre usuários da Nubank?

Assim, ao solicitar um saque sem custo, a nubank me conectaria a um outro usuário próximo da minha localização, que estivesse com o dinheiro em espécie, que ao me dar a cédula, automaticamente com sistema de baixa, debitaria imediatamente da minha conta e liquidaria na conta do outro usuário.
Assim, vc possibilita a conexão da pessoa que precisa sacar a grana, com aquela que precisa depositar a grana. (Uma alternativa a mais, para quem busca fugir fugir de taxas e tarifas de operação dos caixas e bancos)

Fica aqui a minha sugestão.

3 curtidas

Que ideia legal, @Eliaquim_Gotye!
É mais um exemplo de logística colaborativa, um sistema que liga alguém que queira depositar e outro que queira sacar.
Mas também tem algumas complicações, né?
Pode ser também uma oportunidade e tanto pro surgimento de golpes, por exemplo.

5 curtidas

Certamente como tudo nessa vida, existem suas ressalvas. Um questionamento que imagino ser levantado no post, é com relação a segurança.
Nesse caso, é necessário a elaboração de um sistema que faça isso de maneira eficaz e que não coloque em risco dados pessoais, sugerindo precauções e educando seus usuários.
Cabe frisar que toda e qualquer ideia possui riscos e ressalvas, e que se fosse por conta de alguns detalhes, grandes empresas que hoje facilitam a vida, nem ao menos existiriam.

2 curtidas

O problema é que as pessoas cada vez mais estão evitando o uso de dinheiro, dando preferência ao cartão.

Mas seguindo seu raciocínio, se é que.entendi, você pode transferir o dinheiro para a pessoa que o tem em mãos e pegar o dinheiro com ela, aí entra um outro problema, a confiança em quem vc vai fazer essa transação. Eu particularmente não usaria.

5 curtidas

Sem dúvidas. Afinal o surgimento destas startups é baseado na exploração de soluções para resoluções de problemas da sociedade.

Seja propondo uma solução a um problema que até então não a possuía, ou propondo uma solução melhor do que a existente no mercado.

Já existe a solução para o problema de saque e depósitos, será que a proposta de logística colaborativa nesse contexto seria mais eficiente que a solução atual?

Sinceramente não sei, teria que fazer um estudo pra saber se é viável e depois uma pesquisa para saber o que as pessoas pensam disso e se usariam. Eu, por exemplo, ficaria com um pé atrás.

Sem contar que o desuso da moeda fiduciária é iminente, como disse o @gpaulinno.
O bancão americano JP Morgan já tá querendo deixar de receber depósitos pelo acúmulo imenso de papel/moeda no banco, hahaha.

4 curtidas

Acredito que isso irá acontecer entre pessoas e estabelecimento com o PIX.

7 curtidas

Respondendo primeiro ao @ThiagoM sobre já existir solução para saque e depósito.
O problema é que mesmo com a existência dessas soluções, algumas ainda geram taxas e/ou tarifas. Como o saque eletrônico.
Outro ponto a se levar em consideração, é que o Nubank é uma fintech voltada para o público jovem que busca ampliar sua base de clientes atingindo outras faixas etárias.
Muita gente ainda usa papel moeda, muita gente ainda possui hábitos que talvez pra gente pareça da idade da pedra, mas não podemos ignorar a existência. Boa parte da minha família acima dos 40/50 anos nem sabem da existência dessas contas digitais, e mesmo quando sabem, temem ou não conseguem fazer o uso sem auxílio de um terceiro.

@gpaulinno Vc cita que cada vez mais estão evitando o uso de dinheiro, isso é um fato? é, porém, você ainda tem muita moeda circulante, muita gente, inclusive jovens, só possuem conta digital, e como alternativa para depósito, é a emissão de boleto, ainda forçando este a ir na lotérica.
Um exemplo, em alguns freelas, ainda recebo papel moeda e não existe a não aceitação das cédulas, afinal, ainda é dinheiro né?

Eu concentro todos ou quase 100% dos meus gastos no cartão de crédito, porém, em alguns casos, é preciso recorrer ao saque, como para pegar transporte público.
Não podemos ficar presos a realidade dos grandes centros urbanos, muitos municipios possuem populações envelhecidas e as políticas municipais e/ou estaduais são diferentes, como no Rio, onde o Bilhete Unico é para baixa renda ou algumas categorias de trabalhadores, os transportes públicos ainda não aceitam cartão de crédito/débito.

Se você entrar em foruns, grupos e comunidades a respeito da Nubank mais precisamente, vc ainda vê pessoas que pontuam a tarifa do saque existente na Nubank ainda ser um problema.

Ou seja, em alguns casos, os saques e depósitos ainda se fazem necessários.
Devemos levar em consideração tbm, que temos um grande mercado informal no Brasil onde ainda circula bastante papel moeda, sendo assim, obrigatório o uso do papel moeda caso tu precise consumir aquele serviço.
Um dos processos necessários para a aceleração do desuso do papel moeda é a digitalização de 100% dos fatores cotidianos, e também a educação em escolas, onde ainda nem citado é a ideia de educação financeira e suas tecnologias.
Pelo menos eu, acredito que para você acelerar esse processo, é incluindo essas pessoas desbancarizadas e até mesmo analfabetas financeiras, dentro de um sistema que quando ela entrar, ela perceba que não é necessário o uso.
Único momento em que minha situação era fácil, foi quando eu era CLT, pois recebia em conta, porém, quando faço jobs por fora, infelizmente ainda tenho casos de dinheiro papel moeda.

1 curtida

Concordo com o que você falou em referência ao ainda grande uso do dinheiro, sim, isto é fato, citei apenas a ideia da diminuição desse papel, o que é outro fato. Eu por exemplo ando com o mínimo de dinheiro na carteira. No caso de cobrança no saque, existem dezenas de bancos digitais que não cobram por essa operação. Reconheço também que existe o mercado informal, mas muitos desses também já estão se adaptando ao uso de maquinetas para seus recebimentos, o que quer dizer que já estão inclusos nos que pouco dependem do dinheiro na mão.

1 curtida

Sim, sou dessa opinião também. Não me lembro a última vez que tive que ir a um Banco sacar qualquer valor. E sinceramente até prefiro isso.

4 curtidas

Esses dias me pagaram em dinheiro vivo ao invés de Pix, achei estranho demais! :sweat_smile:

Aqui também estou utilizando cada vez menos dinheiro físico.

3 curtidas

Eu só usava realmente o dinheiro para Transporte Público, mas agora praticamente faço as recargas pelo APP isso quando não passa o cartão mesmo! rs

2 curtidas