Estorno com mais de um mês da compra, é possível? Veja!

Oi gente!

Vou relatar aqui de maneira bem breve e objetiva minha experiência com um estorno após pouco mais de 1 mês da compra.

Em 01 de fevereiro paguei por um serviço (cursos de um congresso online) que ocorreu na metade do mês. Acontece que nada seguiu como havia sido divulgado e até o dia 15 de março não tive acesso ao que paguei. Devido a falta de resposta do vendedor, contatei a equipe do Nubank pelo chat para tentar resolver a situação.
Por questões burocráticas, a maneira mais fácil de conseguir um estorno em situações assim é o vendedor cancelando a compra (Ah, é bom ter todas as comunicações com o vendedor registradas e conceder um tempo hábil para que ele te responda de 48h úteis após a solicitação de estorno), mas como no meu caso não obtive resposta, abri uma disputa junto a bandeira do cartão pelo chat. O procedimento foi simples:

1 Solicitei pelo chat a abertura da disputa informando a compra (data e valor) e o que aconteceu;
2 Fiz um relato escrito bem detalhado com anexos das conversas com o vendedor e a comprovação de que não recebi o que paguei;
3 O atendente do NuBank solicitou a disputa.
4 Estou aguardando a finalização do processo e o resultado (mas já com o dinheiro que paguei de volta por meio de um crédito de confiança)

Como é algo que é tratado com a bandeira do cartão, leva tempo (100 dias) para a conclusão do processo, mas o NuBank no mesmo dia me concedeu esse crédito de confiança (já que a fatura já tinha sido paga) no valor da compra. No meu caso, a disputa está em andamento. Caso a compra seja mantida (eu “perca” a disputa), o valor será cobrado novamente na minha fatura atual.

Achei importante relatar isso aqui pois outros conhecidos que não utilizaram o Nu para efetuar o pagamento estão até hoje (9 de abril) sem resposta do vendedor quanto ao estorno deles e o procedimento nos outros bancos, nem preciso comentar não é?!

E outra coisa: se o intermediário do pagamento for alguma plataforma online, sua conta nela pode ter algumas funções bloqueadas até o fim da disputa (no meu caso foi uma conta no PayPal).

Espero ter ajudado alguém em situação semelhante :smiley:

1 Curtida