Fim do Saque Gratuito na Função Crédito!

Me faz pensar. A Nubank publica o desincentivo ao Cheque Especial, fazendo posts dizendo que devemos evitar porque têm juros muito altos. Porém isso aqui ficou pior que o cheque especial.

Pelo menos no cheque especial tem um limite de 8% ao mês, enquanto a nubank bola um “saque de crédito” e mete os quase 10%

É claro que são produtos diferentes. No cheque especial você tem um crédito mais caro além da sua linha de crédito e no caso da Nubank você utiliza recursos provenientes da sua linha de crédito existente. Mas mesmo assim…

4 curtidas

Eu uso a função de saque no crédito com frequência devido a taxa de saque no débito ser de R$6,50, pois não é 100% do mercado que usa/aceita cartão, tendo alguns comerciantes que dão desconto para não realizar o pagamento com cartão devido a taxa da maquina, outros setores que não aceitam cartão são pedágios, passagens de ônibus, cartórios e afins, e visando o futuro não são todos que vão aderir o PIX de imediato.

A princípio, o único meio de sacar sem tarifas é com o cartão de crédito, já que até onde eu sei o saque do débito tem um custo de R$6,50 - onde o Nubank ressalta que são tarifas repassadas a parceiros. A implementação desta taxa de ~ 9% faz com que usar a função débito se torne péssima, já que para saque existe taxas. Se analisarmos os concorrentes, o banco Inter oferece 4 saques gratuitos nos caixas 24 horas, assim como muitos outros bancos.

Eu pessoalmente já não me sinto mais seguro em fazer o uso do Nubank como uma conta única para colocar salário, por não ter essa segurança de poder realizar pelo menos um saque sem taxas por mês. Com essa nova mudança, ao sacar R$200,00 no início do mês pelo crédito vou ter um custo aproximado de ~R$18,00, que em um ano já se tornam ~R$216,00 sem contar o ajuste. Na função débito existe um custo de R$78,00 anuais caso saque 1x ao mês durante um ano, com este custo é mais acessível pagar anuidade em outros bancos e ter o saque gratuito, ainda mais com a implementação do PIX.

Espero que o Nubank revise isso, ou explique mais detalhadamente os motivos que o levou a tomar esta decisão. Até o momento a vejo como insatisfatória, na pesquisa de opinião que fizeram com usuários selecionados sobre essa questão, detalhei o ponto do custo de saque do Nubank em geral.

Gostaria que o Nubank fizesse uma reflexão se é este o melhor caminho a seguir e que se isso está de acordo com os valores anunciados:

“No Brasil, são cobradas as tarifas e os juros mais altos do mundo pelos piores serviços bancários. E é neste cenário que o Nubank surgiu para resolver a vida financeira das pessoas com transparência, segurança e simplicidade.” (Sobre nós)

O serviço é de excelente qualidade, mas ter ~9% de taxa ou uma tarifa de R$6,50 de saque no débito enquanto concorrentes oferecem pelo menos 4 saques gratuitos, vejo que é ir contra aos seus próprios valores. Adicionar mais taxas para saques não é um meio de resolver a vida, ainda mais ~9% sendo que outros bancos oferecem até empréstimos com uma taxa menor do que esta. Portanto, fica o meu questionamento: o Nubank ainda tem interesse em resolver a vida financeira?

Sou 100% feliz com a Nuconta em geral, pois foi o primeiro banco que não tive problemas. O saque via crédito solucionava a limitação de saque no débito e eu estava satisfeito desta maneira, mas fica este questionamento se aderir a taxa (fazendo com que o usuário seja obrigado a pagar taxas para qualquer saque) realmente vai facilitar para os usuários que usam a conta como conta salário e dependem de saque mensal planejado em sua rotina financeira. E se a forma que isso está sendo divulgado está sendo de uma maneira transparente, já que houve uma pesquisa de opinião sobre o assunto.

4 curtidas

Não dá pra contar com empréstimo pessoal. Não está e jamais estará disponível pra todos. É uma característica desse tipo de linha de crédito.

1 curtida

A função já tem um ano e meio, @Vittoria_Cunha. Não dá mais pra usar o argumento de que está em teste. Não é característica desse tipo de linha de crédito a concessão indistinta, muito pelo contrário, só uma minoria é contemplada.

1 curtida

Por isso que eu ressaltei “segundo a Nubank” :wink:

Se a gente for levantar esse questionamento em qualquer canal de atendimento oficial, essa vai ser a resposta do atendente, não quer dizer que eu concorde com ela.

1 curtida

Não creio que tenha havido nada nesse sentido. Onde você obteve essa informação?
Quem em sã consciência iria preferir uma mudança como essa?

Foi uma pesquisa mandada via e-mail para uma parcela dos usuários, infelizmente a pesquisa em si não esta mais acessível tendo somente o corpo do e-mail.

A pesquisa era mais para coleta de opinião a respeito da mudança, falha minha não ter evidenciado anteriormente.

2 curtidas

Então provavelmente devem ter omitido qual seria a taxa para que os usuários vissem vantagem na mudança.

Pelo que lembro da pesquisa, perguntava a opinião qual taxa era considerado acessível, se gostaria de ter o aumento do saque no credito entre outras perguntas. O uma coisa que chamou a atenção, era a questão de que caso viesse a ocorrer, como o Nubank deveria explicar a mudança.

2 curtidas

Para trazer mais informações sobre a relação do saque, segundo a Resolução nº 3.919/2010 do CMN(Conselho Monetário Nacional) que os bancos devem oferecer serviços gratuitos como sendo um deles saques, outro usuário já respondeu o porque o Nubank não oferece.

Isso eu acho que é resultado da inércia da legislação, e pode ser um pouco demorado que passe a valer para uma fintech. Mas dada as atividades diferentes de bancos que as fintechs vêm desempenhando, talvez no futuro possamos ver essas regulamentações que eram limitadas a bancos sendo estendidas à Nubank e empresas similares.

O Brasil, com uma taxa de juros 2% ao ano, precisa conviver com taxas de até 15 % ao mês no crédito. Desculpas nos maus pagadores, uma desculpa tipicamente brasileira. Praticamente, esse absurdo lembra a uma exploração de uma agiotagem.

1 curtida

O mais engraçado é que a Nubank decidiu abrir mão de um “Diferencial” que somente ela tinha, em troca de iniciar com um serviço que obviamente será um fracasso, pois deixou de ser compensativo e, além de abusivo, nos empurra para os bancos concorrentes.

Por exemplo, em minha conta caixa eu possuo um limite cheque especial de R$2.350,00 e a taxa atual encontra-se em miseros 2,9%… Tal como o colega acima já citou, nunca passa de 8% para os correntistas em geral…

Ou seja, ninguém irá realizar esse saque e o pessoal da Nubank sabe muito bem disso, oque me leva a crer que devem querer extinguir com esse serviço, porem n desejavam falar com essas palavras…

Infelizmente - infelizmente mesmo - muitos vão utilizar. Seja por aperto, seja por total falta de educação financeira.

2 curtidas

Olá @Samir_Ibrahim Bem-vindo a Comunidade!

Não querendo te desanimar, mas esta é a pior opção que você pode ter para suas finanças. O juros do Cheque especial é o segundo maior entre as opções de crédito.

Esta taxa que você se refere é a taxa nominal mensal provavelmente e ainda assim está alta, pois no próprio site da caixa você pode ver que eles dizem que a taxa é de 1,89% ao mês.

FONTE: https://www.caixa.gov.br/voce/credito-financiamento/taxasreduzidas/Paginas/default.aspx#:~:text=​Taxas%20de%20juros%20ainda%20mais%20em%20conta%3A&text=Cheque%20Especial%3A%20Taxas%20a%20partir,qualquer%20variante%20e%20CDC%20habilitado.

Contudo, considerando a sua taxa nominal contratada de 2,90% ao mês você tem uma taxa efetiva (o que você realmente paga) de 40,92% ao ano, ou seja 3,41% ao mês (isso por que os juros deste tipo de crédito são compostos e não simples, ou seja, são cumulativos.

A questão do limite máximo de 8% é referente a algumas alterações realizadas pelo Banco Central no final do ano passado que entraram em vigor a partir de junho deste ano.

" Muita gente viu a notícia de que o Banco Central limitou os juros do cheque especial a um teto de 8% ao mês. Mas muitos outros não perceberam uma outra regra criada junto: os bancos vão poder cobrar uma tarifa mesmo de quem não usa o cheque especial. A partir do dia 1º de junho, basta ter um limite de cheque especial acima de R$ 500 para ser obrigado a pagar essa tarifa.

Ou seja, mesmo que você não entre no cheque especial, o banco poderá cobrar uma taxa de você. Só não pagarão essa tarifa os clientes que tiverem até R$ 500 de limite. Acima disso, todos pagarão. O valor máximo dessa taxa será de 0,25% do limite por mês.

Se você tiver um limite de até R$ 500,00, o banco não pode cobrar nenhuma tarifa. Apenas os juros sobre o que você utilizar. Mas se você tiver um limite além de R$ 500 no cheque especial, o banco poderá tarifar você. Por exemplo: se seu limite for de R$ 1.000,00, a parcela isenta é de R$ 500. Os outros R$ 500 que sobram vão permitir que o banco cobre R$ 1,25 por mês (0,25% de R$ 500). Se você entrar no cheque especial, essa tarifa deverá ser descontada dos juros. Ou seja, se você passou um mês no cheque especial, com um crédito de R$ 1.000,00, sendo a taxa de juros de 8%, você vai pagar R$ 80 de juros, menos R$ 1,25 que havia sido pago de tarifa. "

FONTE: Você vai pagar taxa do cheque especial mesmo sem usar; saiba o que fazer - 11/12/2019 - UOL Economia.

1 curtida

Como 2,9% pode ser pior que 9,75%?

@LuckPass, não estou fazendo comparativos entre as taxas de saque no crédito do Nubank e as taxas do Cheque especial.

Apenas quis demonstrar que trabalhar com o Cheque Especial é uma opção ruim, assim como entrar no Rotativo do Cartão de crédito, são opções que devem ser evitadas.

1 curtida

Mas o comentário do @Samir_Ibrahim foi exatamente sobre isso.
Não há dúvida de que o melhor seria evitar ambas as opções.

2 curtidas

@CrisKunzler, obviamente a melhor opção é evitar ambas, entretanto se tal condição fosse possível para todos, não precisaria existir cheque especial, rotativo, saque credito, etc, rss…

A questão aqui é, evidenciei um cenário onde fica bem claro que esse saque crédito da nubank ficou muito pior do que um saque no cheque especial sim (a minha taxa é 2,9% sim e não me importa se é composto, pois sempre pago antes de inteirar mês)…

Enfim, eu pretendo evitar ambos, mas se a situação apertar, não será ao saque crédito do nubank que vou recorrer… essa taxa ficou tão absurda que compensa um empréstimo bancário rss

2 curtidas

@LuckPass e @Samir_Ibrahim, concordo com vocês!

Mas olhando pelo lado do Nubank… já existe tanta isenção de taxas que outros bancos cobram absurdos, que acredito que esta é uma forma de não sair tão no “prejuízo” heheheh

Claro que um empréstimo pessoal ainda sairia mais em conta do que fazer o saque no crédito, mas no meu caso, se eu fosse emprestar dinheiro para alguém, faria com juros de 10% :laughing: :laughing: