Fui vítima de estelionato pelo whatsapp

Então Pablo, de hoje em diante desconfie de tudo e de todos, não confie nem nas calças que vc veste. Fazendo isso, dificilmente vc vai ser enganado novamente. Boa sorte pra vc

@Pablo_Andrade, não desanime e corra atrás do prejuízo, na tentativa de bloquear a conta da golpista, junto ao NuBank. Infelizmente os golpes estão muito comuns e os relatos por aqui, muito frequentes. Tenho certeza que o NuBank fará o possível para ajudá-lo, desde que você faça a sua parte apresentando o que lhe for solicitado e estando dentro da legalidade. Boa sorte e poste o resultado para que a gente possa saber. Se você tiver sucesso, certamente teremos um post, de “mãe” que teve sua conta bloqueada “injustamente” pelo NuBank, e agora ficou sem dinheiro para comprar leite para os filhos ou coisa desse tipo. Esperneie e tenha confiança que vai dar certo!

3 curtidas

Uma vez eu vi em uma reportagem na rocord tv que se uma pessoa fizer uma transferência para uma conta e essa transferência for feita em uma conta errada ou a pessoa foi vítima de um golpe, e se a outra pessoa não tiver pegado o dinheiro, no máximo em até duas horas corridas após a transferência creditada na conta de outro indivíduo o banco consegue recuperar o dinheiro! Mas é claro no caso a reportagem se tratava sobre um banco tradicional, agora num banco digital, não sei se o processo é o mesmo ou se o Nubank tem essa possibilidade, mas não é momento de julgar você por um ato que pode infelizmente acontecer com qualquer um!!! Fico triste por você que perdeu dinheiro, eu sei como é realmente difícil ajuntar dinheiro, principalmente neste país, nos momentos assim em temos que ajudar, no mínimo com informações, não julgar ou caçoar das pessoas, acontece, cara te desejo muita sorte!!! E mesmo se não conseguir recuperar, sei que você terá o dobro em breve, to na torcida aqui por você mano! Boa sorte :four_leaf_clover: @Pablo_Andrade

4 curtidas

@Pablo_Andrade Acho que no seu caso não tem como ajudar.
O máximo que se pode ser feito é registrar um B.O. Alguns casos a polícia diante de vários B.O acabam chegando na quadrilha que aplicam golpes.

A sensação de ser passado para trás é horrível, leve isso como uma lição.
Sempre que for gastar, transferir, pagar algo com seu dinheiro, saiba para onde está indo.
Na dúvida, não faça!!! Na dúvida pesquise.

@ViniciusMcClain Acho que isso deve ser para algo bem específico.
Imagina banco começar a devolver dinheiro de maneira indiscriminada… Viraria a farra do boi. Alguém compra seu carro, você transfere, depois pedem o dinheiro de volta afirmando que houve golpe. Viraria o golpe do golpe.
Conta bancária é muito, mas muito mais sério do que as pessoas imaginam.

1 curtida

Não cara mas na reportagem deixava bem claro, como que a pessoa deveria proceder Nesses casos, precisava ter principalmente o B.O, e é comum pessoas fazerem transferências para contas erradas, enfim…

Olá @Pablo_Andrade.

É muito triste ver seu relato. Sofrer um golpe não é fácil realmente.

Mas, nessa hora é muito importante manter a calma. Alguns colegas já te deram aqui as únicas coordenadas possíveis para tentar resolver seu problema: Abrir o boletim de ocorrência, notificar o Nubank e somente seguir as instruções da Polícia e do Nubank (pelos seus canais oficiais).

Eu sinto muito pelo que ocorreu, mas realmente não tem muito como responsabilizar as empresas envolvidas, visto que são apenas meio de transação.

Sobre os comentários dos colegas. Acho muito legal quem comentou para contribuir. Ter empatia e tentar ajudar o próximo é algo que me toca muito. Parabéns pela postura e pela vontade de ajudar @Vittoria_Cunha, @lorenatelles e @Edvan_Cds :clap::clap::clap::hugs:

Todos estamos sujeitos à eventualmente errar ou ser enganado e acho que neste momento julgar não vai ajudar nada.

Espero que tudo se resolva da melhor forma amigo.

Fique tranqüilo, procure as autoridades e siga as instruções atentamente.

Boa sorte.

17 curtidas

Que loucura…

Quando um emprestimo é oferecido o procedimento correto é

  • A instituição jamais pede valores adiantados
  • Todos os custos são pagos pela instituição que vai realizar a operação e distribuidos nas parcelas
  • A TAC foi extinta em 30/04/2008, portanto proibida a cobrança desde essa data
  • Jamais transfira valores para contas PF,
  • Contratos de emprestimo não são registrados em cartório.
17 curtidas

Além de todas as informações já passadas aqui, compartilho o seguinte:

Jamais contrate um serviço em que o pagamento é feito para Conta de Pessoa Física, já aí estava fácil detectar o golpe, se a contratação fosse legítima a transferência era feita para o CNPJ da BV, no curso de inglês aqui do meu bairro eles possuem Conta Jurídica do Nubank para receber, pois é para essa finalidade que ela serve.

É importante entrar em contato com o Nubank já que a conta de destino também era deles, e assim conseguem ter mais mecanismos de bloqueio, mas ainda existe a possibilidade da pessoa sacar o valor antes deles agirem, por isso, quem realmente tem que reaver o seu dinheiro é a policia.

Sim, qualquer um pode criar uma conta WhatsApp Business, justamente para pequenos comércios participarem, o WhatsApp não tem o poder de analisar todas as contas, e algumas ganham a verificação, de toda forma você fica responsável por detectar se a pessoa é quem diz ser, e era muito fácil entrar em contato com a BV e perguntar se aquele número é deles mesmo, novamente a falha foi sua e não adianta tentar responsabilizar o WhatsApp por isso.

Sugiro que dedique um tempo para ler sobre golpes na internet, para não acontecer novamente, qualquer dúvida pode perguntar aqui na comunidade.

8 curtidas

Boa tarde Pablo. Sinto muito pelo ocorrido, infelizmente, não poderemos te ajudar nessa, pois sua atitude se norteou em volta de imperícia, negligência e imprudência. Antes de aceitar qualquer negociação, você precisa pensar e pesquisar mais a respeito (dizer o famoso “me liga depois”), ler o contrato legítimo sobre a negociação e caso concorde com o acordo, deve assinar (mesmo digitalmente) para aceitar os termos. Apenas após isso, qualquer tipo de processo de negociação começará.

Nessa parte, já deveria desconfiar: o contato com o cliente sendo feito via Whatsapp, ainda mais vindo de uma empresa grande como a citada? A representante da empresa X pedindo um “adiantamento” de um empréstimo que nem ocorreu ainda? E além do mais, solicitando que a transferência seja feita em uma conta Nubank?

Entendo seu pesar, sei que quem agiu de má fé foram os criminosos por trás da tela e penso que tenha cometido tantos erros por falta de experiência. O banco só faz o estorno quando se comprova que por uma falha de segurança a transação tenha sido efetivada. No seu caso, você agiu por livre e espontânea vontade (sem coação), o que não gera obrigação para a instituição. Mesmo que acione judicialmente a Nubank, perderá por justamente ter agido com imperícia, imprudência e principalmente negligência. Sua única saída é aguardar o posicionamento da Polícia referente ao seu caso.

4 curtidas

Nossa amigo, sinto muito que isso tenha acontecido com você, de verdade. Imagino como você deve estar se sentindo.

Infelizmente no mundo de hoje os golpistas estão por toda parte. E como você não conhecia os trâmites de um empréstimo acabou sendo enganado por esses criminosos.

Mas não se abale, não abaixe a cabeça. Essa experiência lhe trará um aprendizado, mesmo que da pior forma.

Siga as dicas dos nossos colegas acima e tente reaver o dinheiro. Lhe adianto que será cansativo e moroso, e talvez você não consiga. Infelizmente é a realidade.

Mas bola pra frente, pois com certeza você é mais forte do que isso.

Grande abraço.

10 curtidas

Mais claro impossível.

1 curtida

Se foi transferência de Nubank para Nubank… O Nubank sabe quem é o criminoso (a)… Sim, o Nubank tem o direito de ressarcir você. Pelo direito do consumidor, o Nubank é co-responsavel tudo que acontece no Nome da instituição… Vai nesta força irmão…

1 curtida

Como foi feito pra uma conta do Nubank, o nome completo e cpf da pessoa que foi realizada a transferência,voce tem ai teria que provar que foi um golpe ,por meio das conversas voce consegue fazer b.o. ,porem reaver os valores e mais difícil pois a operação foi realizada mediante senha

2 curtidas

Se vc faz a transferência , com sua senha , celular e coloca os dados onde o nubank tem culpa ?

8 curtidas

Nubank não pode deixar o rapaz… ‘a própria sorte’, ele está sofrendo pelo ocorrido… Está pedindo ajuda para nós… Insensibilidade são dos bancoes… Nubank e muito mais que um banco, é uma fraternidade de investidores felizes… Por bom senso, o Nubank deveria prestar uma consultoria financeira e até mesmo o ressarcimento do valor perdido… Não é a toa que o Nubank é um expert no atendimento e apresentar soluções humanas… Somos patrimônio humano do Nubank…

Eu conto ou vocês contam?

9 curtidas

3og0IOXp2RK3IkCp5m

É complicado…

4 curtidas

É instituição de caridade agora? Achei que era um Banco :sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile:

Me solidarizo com o colega, mas a instituição não tem como arcar com um erro cometido pelo cliente.
É a mesma coisa que ter um carro financiado roubado, não é pq te roubaram que você perde a obrigação de continuar a pagar. :man_shrugging:t2::man_shrugging:t2::man_shrugging:t2:

5 curtidas