Gráfico Comparativo de Investimentos em Renda Fixa!

É uma das melhores opções de renda fixa, se vc estiver certo que não precisará resgatar antes do vencimento.
A planilha que utilizei para gerar o gráfico pode ser baixada aqui.

1 curtida

tem algum investimento do Banco Inter que seja liquidez diaria que chegue perto do LCI IPCA, ou do tesouro direto IPCA 2024?

Essa diferença entre o TD IPCA 2024 e esse LCI IPCA do inter, se dá mais por o LCI nao ter cobrança de IR será? achei uma diferença até que grande entre eles

1 curtida

Incrível! Me pergunto porque não existem opções como o LCI IPCA em um prazo menor :confused:. Sou bem leigo nisso, apreciaria uma explanação…

1 curtida

Não tem. Normalmente o rendimento é inversamente proporcional a liquidez.

1 curtida

Pelo IR e pela taxa da B3, que incide sobre todo o montante e é anual.
A diferença é ainda mais relavante se considerarmos o ganho real, pois no TD IPCA vc paga IR também sobre sobre o IPCA.

1 curtida

Entrando no inter hoje eu vi que a lci ipca 5 anos ta 3,81% de rentabilidade

1 curtida

A taxa varia todo dia, @Elizetesa. De ontem até hoje pela manhã estava em 3,91%.

2 curtidas

Prazo e rentabilidade andam juntos porque o prazo influencia o risco.
No app RendaFixa há LCI IPCA de 1 ano do banco Original com rentabilidade de IPCA + 2,1%.

1 curtida

Gráfico atualizado!

  • Adicionado TD Prefixado 2025
  • Corrigidas fórmulas do TD IPCA e LCI IPCA
2 curtidas

Gráfico atualizado com o IPCA e taxas atuais.

2 curtidas

parabens pelo trabalho brother

2 curtidas

Poderia atualizar novamente a planilha para nós?

2 curtidas

Estou de férias do outro lado do planeta, mas vou ver se consigo atualizar após o fim de semana. :sunglasses:

2 curtidas

@Eduardo_Domingues
Não consigo mais editar o post. Provavelmente pq já é antigo.
De qq forma, vc pode baixar a planilha e alterar as taxas.

1 curtida

Gráfico atualizado considerando o cenário atual! Como já há previsão de novas reduções na Selic, os papéis atrelados ao CDI certamente sofrerão perda de desempenho nos próximos meses. Como foi considerado um capital inicial de $100,00, os valores apresentados refletem exatamente a taxa percentual do rendimento.

  • RDB 128% Avista 6 anos: 128% do CDI ou 7,55% a.a.; IR de 17,5% no 1º ano e 15% nos demais. Resgate apenas no vencimento.

  • LCI IPCA 5 anos Inter: IPCA + 2,78% a.a., isento de taxas e impostos. Resgate apenas no vencimento.

  • CDB IPCA BMG 4 anos: IPCA + 3,64% a.a., reaplicação no vencimento; IR de 17,5% nos 1º e 5º anos e 15% nos demais. Resgate apenas no vencimento.

  • LCI DI 1080 Inter: 98% do CDI ou 5,78% a.a., isento de taxas e impostos. Resgate apenas no vencimento.

  • TD Pre 2025: 6,92% a.a., IR de 17,5% no 1º ano e 15% nos demais; taxa anual da B3 de 0,25% sobre o montante. Taxa contratada só é garantida no vencimento.

  • TD IPCA 2024: IPCA + 2,81% a.a., IR de 17,5% no 1º ano e 15% nos demais; taxa anual da B3 de 0,25% sobre o montante. Taxa contratada só é garantida no vencimento.

  • NuConta ou CDB LD: 100% do CDI ou 5,90% a.a., reaplicação automática a cada 2 anos; IR de 17,5% nos anos ímpares e 15% nos pares. Liquidez e rendimentos diários.

  • TD Selic: taxa de 5,90% + 0,02% a.a., IR de 17,5% no 1º ano e 15% nos demais; taxa anual da B3 de 0,25% sobre o montante. Liquidez e rendimentos diários.

  • Poupança: 70% da Selic Meta ou 4,20% a.a. isenta de taxas e impostos. Liquidez diária e rendimento mensal.

  • Os prazos de 6 anos para TD IPCA, LCI’s e CDB 4 são hipotéticos.

  • Foi considerado o IPCA atual de 3,22% a.a. de forma constante.

  • Cálculos realizados considerando resgate hipotético nos prazos especificados no gráfico.

  • A planilha utilizada para criar o gráfico pode ser baixada aqui.

1 curtida

parabens… ficou maneiro !

vou ler , com atençao e estudar a planilha pra poder entender

1 curtida

Que tópico show! Obrigado.
Tenho zero experiência em investimento e preciso guardar um dinheiro agora. Vendi um apto muito mais rápido do que imaginava e vou ficar com o montante parado. Alguém pode me dar uma dica por favor?
Esse valor vai ser empregado em um novo apto daqui 2 anos. É interessante eu jogar todo o valor em um CDB ou diversificar entre LCI, LCA e o RDB do Nubank?

Muito obrigado!

1 curtida

Esse post tá mais atual:

Devo criar um post novo essa semana com o cenário do momento.

Pra esse prazo eu optaria por um CDB IPCA+. Na Easy, por exemplo, tem do banco Bari a IPCA+ 3,40% e do BMG a IPCA+ 3,67%.
Nas plataformas dos emissores você terá taxas ainda melhores.

3 curtidas

Como a ideia é retirar em 2 anos, tem que ser um investimento de curto prazo. LCI é muito interessante, pois é isento de IR.

Se você tem receio de precisar do dinheiro antes de 2 anos, o Banco Inter oferece LCIs com liquidez diferenciadas. Você tem a possibilidade de tirar em qualquer momento após X dias, mas pode deixar até o vencimento.

  • LCI 100% CDI, liquidez em 90 dias, vencimento em 3 anos
  • LCI 101% CDI, liquidez em 180 dias, vencimento em 3 anos

Também tem LCIs 3 anos (2024) de IPCA + 3.97%.


Eu deixo até minha reserva de emergência em LCI 90/180 dias, pois elas já estão com liquidez imediata.

2 curtidas