Hacks financeiros pra economizar dinheiro? Temos!

Oi gente, tudo bem aí? :slight_smile:

Talvez vocês já tenham visto vários vídeos pelo YouTube que prometem hacks financeiros pra economizar dinheiro.

Mas o que ninguém te conta é que esses atalhos pra salvar uns trocadinhos também podem começar dentro da sua cabeça.

Sabe aquela lista que você faz antes de ir ao supermercado pra evitar gastar horrores? Taí um exemplo. Quer outros? Vem ouvir o Semanada fresco que saiu hoje!

E vocês, tem hacks financeiros que usam pra economizar? Contem aqui pra gente na thread! Vamos amar trocar umas dicas.

36 curtidas

@victor.gouvea conteúdo de de milhões :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5: parabéns!

5 curtidas

Oi gente!
Como comentei com vocês em outro post, eu sou tradutora e revisora de textos (e já tenho meu anúncio nas Páginas Roxas).

Bem, estou passando por aqui para compartilhar com vocês que recentemente tive a rica oportunidade de traduzir o livro “The Richest Man in Babylon: Action Plan”, escrito pelo guru das finanças Mitch Horowitz em 2021.

O título em português será lançado em breve pela Editora Citadel, com o título “O Homem Mais Rico da Babilônia: Plano de Ação”.

Foram alguns meses de trabalho que mudaram a minha vida. :heart_decoration:

Traduzir sempre foi a minha vocação e a minha paixão. Trabalho há muito tempo de carteira assinada na área da educação, mas vivo ocupada com muitos trabalhos de revisão e tradução, que são as minhas rendas extras.

Sempre fui “mão-aberta” e dava um jeito de ajudar todo mundo. Todos os extras que entravam eram “torrados” com coisas que eu achava necessárias, afinal eu pensava que dinheiro foi feito pra gastar (rsrs).

No entanto, todo mês antes do dia 15 eu já estava “dura”. As contas nunca fechavam.
Quando me dei conta, o “fiado” com o homem que me vendia comida (cestas básicas) tinha chegado a R$ 2.400,00. Isso não tava certo. :pensive:

Apenas aplicando alguns princípios e hacks financeiros propostos no livro (que é uma coletânea de conselhos antigos, mas perfeitamente aplicáveis para os dias atuais), em pouco mais de dois meses eu consegui tudo isso:

a) Reorganizei a minha vida financeira: analisei onde eu estava fazendo gastos inúteis, e fiz ajustes que mudaram totalmente a minha planilha mensal de orçamento.

b) Depois de pensar muito sobre os prós e os contras, renegociei o meu maior empréstimo. Com o “troco”, eu quitei a dívida com o “homem da cesta” (para não pegar nunca mais), renegociei dívidas antigas que estavam me atormentando e limpei meu nome no Serasa. Separei 20% dos meus ganhos mensais para pagar o restante das parcelas.

c) Ainda sobrou uma reservinha de emergência de 4 dígitos após as renegociações, e já me programei para guardar todos os meses pelo menos 10% de todos os meus ganhos (e não precisar mexer nessa reserva).

d) Assim, consegui reajustar meu orçamento mensal para viver e pagar as contas com 70% da minha renda.

e) E ainda por cima, consegui fazer um plano odontológico para a minha família e uma previdência para o meu guri de 10 anos, já pensando no futuro dele.

Pela primeira vez na minha vida (eu tenho 43 anos!) consegui passar 2 meses seguidos com saldo positivo de um mês para o outro, com todas as contas pagas, o nome limpo e a cabeça erguida.
“É verdade esse bilete”, rsrs. Se eu pudesse, eu mostraria pra vocês o saldo do meu cofrinho e a minha planilha de orçamento (que comecei em agosto/2022 e já projetei até 2023) :grinning:

Enquanto não sai a publicação do livro em português, vale a pena a leitura do original em inglês. Está à venda no Amazon (e também dá para ler no Kindle).

Vou compartilhar aqui alguns pequenos conselhos que traduzi (e Mitch Horowitz os chama de “Pílulas de Ouro para o dia a dia”):

• A verdade é sempre simples.
  • Não há sequência de desastres que nunca termine.
  • Onde estiver a sua determinação, ali estará o seu caminho.
  • A “Lei dos 10%”: uma parte de todos os meus ganhos pertence a mim.
  • Um décimo para a poupança; dois décimos para as dívidas; sete décimos para a casa e a família.
  • As dívidas são suas inimigas. O pagamento das dívidas supera a poupança.
  • A força de vontade é apenas o propósito inabalável de realizar uma tarefa que você se propôs a cumprir.
  • O que cada um de nós chama de “despesas necessárias” sempre crescerá junto com nossas receitas, a menos que protestemos em contrário.
  • Não confunda as suas despesas necessárias com seus desejos.
  • Todas as pessoas carregam em seu coração mais desejos do que podem satisfazer.
  • Aqueles que procuram aprender mais sobre sua profissão serão ricamente recompensados.
  • Cultive seus talentos, estude e torne-se mais sábio. Busque aprender novas habilidades, e procure sempre respeitar a si mesmo.
  • A boa sorte sempre vem para aqueles que agarram as oportunidades. Não a deixe escapar!
  • Se você deseja ajudar um amigo, faça isso de uma forma que não coloque o fardo dele sobre seus próprios ombros.
  • É melhor ter um pouco de cautela do que um grande arrependimento.
  • Assegure uma renda para o seu futuro.

E, por fim, o que eu achei mais bonito:

Uma parte de todos os meus ganhos pertence a mim. Digam isso pela manhã, quando se levantarem. Digam isso ao meio-dia. Digam isso à noite. Digam isso em todas as horas do dia. Digam isso para si mesmos, até que essas palavras apareçam gravadas com letras de fogo no céu." :fire:

Um abraço para todos.
Força sempre :heart_decoration:
“A vida é boa e rica, com coisas que valem a pena.”
Lu

8 curtidas

My loves, a minha tradução já saiu! :heart_eyes: :purple_heart: confiram:

5 curtidas

Que legal, parabéns pelo trabalho! :clap:

image

3 curtidas