Informações básicas sobre renda fixa

Olá pessoas! Eu vi diversos tópicos e comentários de pessoas que querem começar a investir, mas tem muita dificuldade de saber onde começar. Nesse tópico quero explicar da formar mais simples o possível sobre renda fixa (o melhor para os iniciantes), os diferentes títulos do tesouro direto e as siglas que tanto usamos.

CDI: é a principal taxa atrelada a renda fixa, hoje seu rendimento bruto é de 6,40% ao ano.

IPCA: basicamente é a inflação (4,58% ao ano)

SELIC: é a taxa básica de juros (6,50% ao ano)

IR: imposto de renda. Importante pois a maioria das RF têm IR regressivo e é cobrado sobre o lucro e apenas quando a dinheiro for retirado
• Até 6 meses: 22,5%
• De 6 meses a 12 meses: 20%
• De 12 meses a 24 meses: 17,5%
• Acima de 24 meses: 15%

IOF: imposto sobre operações financeiras. Também regressivo e é zerado no 30° dia

Liquidez: resumidamente é você poder resgatar seu dinheiro a qualquer momento.

Títulos pré-fixados: na hora da contratação você sabe exatamente quanto irá ganhar após o vencimento daquele titulo

Títulos pós-fixados: são a taxa SELIC, CDI e IPCA, eles são variáveis pelos indicadores econômicos. Todas as taxas desse tópico são de 04/19

CDB: pode ter liquidez diária ou não. Cada fundo paga uma porcentagem do CDI (nunca pegue um fundo que pague menos de 100% do CDI), algum pagam mais do que 100%, mas não possuem liquidez e o valor só pode ser resgatado após da data acordada. Podem ser pré ou pós fixados.

É um ótimo investimento para curto prazo ou longo caso ache um fundo que pague acima de 100%. Possui IOF e IR regressivo.

LCI/LCA: não possui liquidez diária e é isento de IR. Provavelmente não existem fundos com 100 do CDI (qualquer LCI que pague mais que 80% do CDI é mais vantajoso que CDI e SELIC em até um ano).

Tesouro direto: o tesouro é a compra de títulos públicos do governo, diferente dos outros ele possui diferentes tipos de títulos. Cada título tem o valor variável pelo dia (funciona como prezo de ações, dependendo o dia pode estar mais baratos ou caros) é comprado por cotas, tendo seu valor mínimo e unitário. Todos os títulos possuem IR.


(dados referente ao dia 25/04/2019)

Eles podem pagar juros semestrais, isso significa que a cada 6 meses você recebera os juros descontado o IR.

Indexados ao IPCA: eles pagam uma taxa fixa mais o IPCA. (fiquem atentos o rendimento real é o valor anual do rendimento – o imposto de renda – a inflação). É um título a longuíssimo prazo, usado principalmente para aposentadoria.

Prefixados: como já explicado pagam uma taxa já acorda no dia do investimento, não possuem liquidez e só será pago após o vencimento do titulo ou o tesouro te pagará o preço do título naquele dia.

Tesouro Selic: paga a taxa Selic, liquidez diária.

Acredito que fui o mais claro o possível quanto as principais rendas fixas. Quem ainda tiver duvida podem comentar abaixo e peço para os usuários que tenham conhecimento sobre o assunto a responder as duvidas e até mesmo me corrigir caso tenha escrito algo errado.
vale salientar que não tenho qualquer tipo de formação na área e caso queira saber mais a respeito busque por fontes oficiais ou de profissionais da área.

Alguns links importantes

http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-calculadora

17 curtidas

Boa meu amigo. Ótimas dicas pra quem quer começar investir.

1 curtida

Sensacional! :heart_eyes:

1 curtida

Boa @Joao_Carlos

1 curtida

Obrigada por compartilhar conosco @Joao_Carlos já deu uma luz

1 curtida

Excelente, salvando como favorito aqui, meus parabéns.

2 curtidas

Bancana . Excelente tópicos garoto

1 curtida

Boaaaa!

1 curtida

Uau -

1 curtida

Era desse tópico que eu estava falando @Joao_Carlos. Muito bem feito!

1 curtida

Ótimo

1 curtida

Excelente tópico :clap:,e só lembrando…para começar a investir usem as corretoras, pois boa parte delas já deixaram de cobrar taxas para alguns tipos de investimentos​:+1:

2 curtidas

ola pessoas! o @JovemInvestidor responde detalhadamente qualquer duvida que possam ter a respeito de investimentos. sigam no tópico dele

1 curtida

Valeu @Joao_Carlos, parabéns pelo tópico. Muito bem pensado :rocket:

1 curtida

@Joao_Carlos
Acho que vc confundiu com alguma outra informação.
As alíquotas corretas são:

image

O IOF é zerado no 30º dia.

O TD IPCA tem uma particularidade quanto ao rendimento real.
Como você paga imposto também sobre o IPCA, o capital é corrigido em 85% da inflação, se considerarmos a menor alíquota. Na taxa do IPCA+ 2024 acima, o cálculo seria o seguinte:
4,14 + 4,58 = 8,72
8,72 - 15% = 7,41
7,41 - 4,58 = 2,83% a.a. (rendimento real)

2 curtidas

valeu pelas correções :grinning:

1 curtida