Integração Universitária

Oi, sou estudante, curso medicina com bolsa integral. Na minha universidade visualizo dois panoramas distintos. Pessoas que tem bolsa como eu e alguns que pagam, porém todoas com suas dificuldades em se manter. Nesse sentido, percebe-se nesse problema um possibilidade de mercado. A verdade é que se eu tivesse dinheiro daria uma mesada para que meus amigios bolsistas se mantivessem no curso, e financiaria ao menos a metade da faculdade daqueles que pagam com dificuldades.
Todavia, não possuo tal recurso, vejo só a necessidade e uma ideia. Porém a Nubank é umas das fintechs que mais crescem no mundo, que valoriza o baixo crédito e por conseguinte os estudantes, visto que muitos dos meu amigos usam o roxinho. Dito isso, e considerando a necessidade do profissional de saúde no futuro e a carência financeira existente, principalmente em tempos de crise, pesnso que o serviço ia agregar valor social e financeiro em um mercado ainda à ser explorado.
Particularmente, eu mesmo ia gostar muito de usar esse serviço e estou certo que meus amigos da áres da saúde e de outras áreas também.

Resumo da ideia: Meio financiamento para quem paga e uma mesada para quem precisa se manter na universidade.

Desde já agradeço #integraçãouniversitária.

3 curtidas

Como alguém que também cursa medicina com bolsa integral, a ideia tem uma intenção muito boa, mas de difícil implementação, pois representaria um risco altíssimo para a instituição, o que levaria a altíssimas taxas…

A realidade é que a nubank é uma empresa como qualquer outra e tem como objetivo o lucro pra seus investidores. Eles teriam pouco interesse em agregar valor social caso isso não agregue valor financeiro para eles.

1 curtida

Interessante a visão e a ideia.
Mas o que eu queria era poder ganhar bolsas através do nubank, é um saco ter que abrir uma conta no BB ou outro bancão cheio de taxas somente pra ganhar a bolsa.
Penso que poderia ser feito algo a respeito.

1 curtida

Sim! Inclusive esqueci minha senha de 8 dígitos (o BB tem 4 senhas - pra que tantas?) e tenho que ir a uma ATM liberar uma nova senha, enquanto não vou, espero por atendimento por whatsapp, que já ta levando cerca de 2 horas.

1 curtida

Senha do caixa eletrônico? Se for, eu também tinha me esquecido e por isso só ia onde tinha digital.

Nem sabia que tinha tantas senhas, só usava a do app.

1 curtida

A senha do internet banking de 8 dígitos. Além dessa tem uma de 4 dígitos que não sei a função, a de 6 dígitos que é usada pra autorizar coisas no app e compras no cartão, e uma senha alfanumérica pra uso nos ATMs.

No caso eu quero liberar a de 8 dígitos, pra isso preciso ir num ATM, mas tô vendo se consigo resolver isso no atendimento deles por whatsapp (acho mt difícil).

1 curtida

Concerteza, sua crítica é muito válida e justa. Todavia, os serviços existem de alguma forma e muitos lucram bastante com isso. E não necessariamente precisaria de juros altissímos, ter um bom fundo, parcerias ou mesmo incetivos fiscais para esse fim viabilizaria a ideia. Banco também é relacionamento de longo prazo.
Eu particularmente ia querer manter relação com um banco que acredita-se em mim enquanto estudante, você não ?

1 curtida

Qualquer ideia é valida, ia ser massa o Nu pode pensar em algo mais específico para o estudante

1 curtida

Essa senha. Eu usava a matrícula de um curso que fiz, como eu sempre tinha que falar o código, acabei gravando-a com o tempo, por isso não esquecia.
Tinha tanta informação naquele internet banking que eu até me perdia, mas, mesmo assim sinto falta de ter um no nubank, nem que seja pra solicitar depósito por boleto.

Com certeza, e a realidade é que isso seria altamente benéfico para o banco.

Realmente, é muito rentável, mas há um risco inerente bem grande, é uma operação de crédito bem mais arriscada do que um financiamento de imóvel com colateral, entende? Por exemplo, tendo uma mensalidade de 8k (50% é 4k), no final do curso seria um financiamento de quase 300k (o valor de um apartamento), sendo que ainda existem os reajustes, e algumas mensalidades passam de 10k em algumas faculdades. Isso tudo com um risco altíssimo, porque é um financiamento para uma pessoa sem renda, sem imóveis, sem relacionamento financeiro longo etc. (Imagina de quantos fiadores com imóveis e alta renda seria preciso?)

E até aonde eu sei, os juros desse tipo de financiamento são altíssimos, pelo menos pelo santander e outros bancões.

Agora eu tenho que concordar que seria ótimo e que seria uma relação win-win. O banco ganha possíveis clientes futuros de alta renda, e os estudantes teriam acesso a uma modalidade de financiamento mais descomplicada e possivelmente com juros mais baixos.

Com certeza, nesse sentido muitos clientes tem ideias e pedidos aqui, sem contar que muitos cliente são universitário, serão clientes futuros que desde já tem que ser captados.

Realmente, se for olhar por esse ângulo é muito bom.
Mas o problema seria se não pagassem as contas.

Bem válida sua observação. E claro, não se dever excluir os fiadores o alto custo e juros, mas dentro disso poderia existir algo como uma confiança progressiva, igual ocorre ao uso de cartão de crédito, metas que podem viabilizar uma meia bolsa. Podendo contar também com incentivos ficais como muitos bancos fazem e quem sabe até com patrocinadores, seus questionamentos ajudam a levantar ideias. Muito obrigado.
Mas sério, se a Nu tivesse algum tipo de serviço homi- office, para finais de semana considerando estudantes de tempo integral já seria bom e não estou falando de uma ajuda free puramente social, mas de uma parceria onde todos saem ganhando. Não existe solução fácil. mas soluções existem.

Baseado só nisso, nenhum banco emprestária dinheiro.

Esta é uma ótima ideia. Eu por exemplo, estou no internato de uma universidade pública, estou procurando um empréstimo pra me manter durante esse tempo e pagar após me formar