Já olhou pra alguém e pensou: o que passa na cabeça dela?

Oi, pessoal! Tudo bom?

Preciso compartilhar isso com vocês! Eu descobri a resposta desse meme! Pelo menos parte dela. Agora, eu sei um pouquinho o que passa na sua e na minha cabeça, ao menos quando o assunto é dinheiro. E, tenho de dizer: o negócio é bem doido e faz tanto sentido que agora eu fico pensando sobre o que estou pensando e o que está por trás do que estou pensando!

Antes que você pense que sou maluca (e nunca vou dizer o contrário), vem comigo que você vai entender! :crazy_face:

Existe um campo de estudo chamado economia comportamental ou psicologia econômica, que uniu Psicologia e Economia para entender como nosso cérebro afeta nossas escolhas, principalmente as financeiras. A maior conclusão dos estudos dessa área é de que somos bem menos racionais do que a gente pensa na hora de tomar decisões. Todas as nossas experiências, valores e visão de mundo afetam muito a forma como lidamos com dinheiro.

E como isso se dá, na prática, no cérebro?

Tudo o que a gente vivencia vai para uma espécie de biblioteca mental. Quando precisamos tomar uma decisão, nosso cérebro consulta essa biblioteca para encontrar referências de situações parecidas e entender como a gente se comportou nessas situações.

É aí que a mágica acontece. Nosso cérebro tem, basicamente, dois sistemas de pensamento. No Sistema 1, nosso pensamento é rápido, automático e usa atalhos para encontrar uma resposta rápida, e sem muito esforço. No Sistema 2, nosso pensamento é mais devagar e mais analítico. É como se o cérebro não encontrasse uma informação na nossa biblioteca.

A gente está no automático a maior parte do tempo. Isso nos ajuda nas pequenas decisões e ações ao longo do dia. Mas e quando as decisões são um pouquinho mais complexas do que escovar os dentes? Achou que eu ia contar assim? Você vai ter de usar o seu Sistema 2 para ouvir o episódio de hoje do Semanada e ver o que acontece nessas situações.

Dá o play pra ouvir e me conta: o que passa na sua cabeça quando você olha o saldo da sua conta?

Conta nos comentários que eu quero saber! Bjs e uma ótima semana!

31 Likes

Meu Deus @Camila.Mendonca que maravilhoso! :exploding_head: Esse tema traz muitas verdades e atenção para o nosso estado de consciência. São tantos estímulos que muitas vezes o Sistema 1 já está ali surfando automaticamente entre as suas escolhas. Agora mesmo eu estava buscando um seguro de casa e decidi ir pelo Sistema 2, buscando opiniões, comparando os benefícios, preços, etc. Esse tema merecia um webinar! :clap:

16 Likes

Como eu consegui chegar nisso? :eyes:

11 Likes

O hora de conferir o que passa na minha cabeça, será o que o 2 vai me dizer, bora da o play.
imagem

6 Likes

hahahahha um clássico, né!

5 Likes

Também amoooo esse tema e ele faz a gente entender como a gente toma algumas decisões, às vezes até sem perceber! Anotada a sugestão do webinar!

5 Likes