Oi, pessoal! Tudo bom?
Preciso compartilhar isso com vocês! Eu descobri a resposta desse meme! Pelo menos parte dela. Agora, eu sei um pouquinho o que passa na sua e na minha cabeça, ao menos quando o assunto é dinheiro. E, tenho de dizer: o negócio é bem doido e faz tanto sentido que agora eu fico pensando sobre o que estou pensando e o que está por trás do que estou pensando!
Antes que você pense que sou maluca (e nunca vou dizer o contrário), vem comigo que você vai entender!
Existe um campo de estudo chamado economia comportamental ou psicologia econômica, que uniu Psicologia e Economia para entender como nosso cérebro afeta nossas escolhas, principalmente as financeiras. A maior conclusão dos estudos dessa área é de que somos bem menos racionais do que a gente pensa na hora de tomar decisões. Todas as nossas experiências, valores e visão de mundo afetam muito a forma como lidamos com dinheiro.
E como isso se dá, na prática, no cérebro?
Tudo o que a gente vivencia vai para uma espécie de biblioteca mental. Quando precisamos tomar uma decisão, nosso cérebro consulta essa biblioteca para encontrar referências de situações parecidas e entender como a gente se comportou nessas situações.
É aí que a mágica acontece. Nosso cérebro tem, basicamente, dois sistemas de pensamento. No Sistema 1, nosso pensamento é rápido, automático e usa atalhos para encontrar uma resposta rápida, e sem muito esforço. No Sistema 2, nosso pensamento é mais devagar e mais analítico. É como se o cérebro não encontrasse uma informação na nossa biblioteca.
A gente está no automático a maior parte do tempo. Isso nos ajuda nas pequenas decisões e ações ao longo do dia. Mas e quando as decisões são um pouquinho mais complexas do que escovar os dentes? Achou que eu ia contar assim? Você vai ter de usar o seu Sistema 2 para ouvir o episódio de hoje do Semanada e ver o que acontece nessas situações.
Dá o play pra ouvir e me conta: o que passa na sua cabeça quando você olha o saldo da sua conta?
Conta nos comentários que eu quero saber! Bjs e uma ótima semana!