Juntar as contas com o mozão, boa ideia ou não?

Olá pessoal, quero saber com vocês, #nus, se tiveram ou ainda tem as contas compartilhadas com o love de vocês, a nuconta e o cartão de credito digo. Estou atualmente colocando o salario do meu parceiro na minha nuconta e também usamos apenas o meu cartão ( o que ajuda muito no rewards)…mas estou percebendo que está saindo um pouco do controle…e vocês o que acham, funciona juntar as contas? ME AJUDEM

4 curtidas

Seria muito legal uma conta conjunta.

4 curtidas

@caesar_si Acho que tento uma conta só com receitas vindas de diversos locais e despesas também se torna um pouco complicado, acho que mesmo juntando, tem que ter uma divisão, para saber onde está indo valor X ou Y, espero que a ideia de conta conjunta que o @dc_carriel comentou e um futuro cartão adicional, ajude nessa parte.

A ideia poder ser abrir uma NuConta para ele e também, não seria interessante? Quanto aos gastos do cartão já é mais fácil, porque é acumulativo.

:slight_smile:

5 curtidas

Eu acho que sim, poderíamos ter contas partilhadas, principalmente para usar a função débito e crédito, assim fica mais controlada a vida financeira.

1 curtida

Olá, @caesar_si, tudo bem?
Acho sua dúvida muito pertinente e considero que seja uma dúvida muito presente na vida de quase todos os brasileiros. Digo “brasileiros” apenas para nos sentirmos mais em casa, além de que vou citar apenas fontes brasileiras para tentar sanar um pouco do seu problema.
Bem, primeiramente recomendo a leitura do livro do Gustavo Cerbasi intitulado “casais inteligentes enriquecem juntos”. Esse autor é bastante conhecido e costuma produzir muitos trabalhos em uma linguagem excelente sobre educação financeira. Ele tbm produz muitas “provas” nos livros para mostrar que o que ele está falando faz todo sentido.
Um resumo do conteúdo do livro para ajudar em seu caso: O Gustavo considera ótima a ideia de uma conta conjunta para casais. De fato, a utilização da mesma conta pode gerar grandes benefícios aos titulares. Para isso, ele recomenda quase sempre que a conta na instituição mais conveniente e a conta mais antiga seja utilizada, abrindo mão assim de contas mais recentes e que podem, por essa razão, não contar com tantos benefícios devido ao baixo nível de fidelização. Claro que tudo é relativo. O Nubank, por exemplo, representa minha conta mais recente e considero que seja a conta que me oferece grandes vantagens.
Mas a carta na manga não está apenas nisso. No livro, o Gustavo define perfis financeiros para os casais na intenção de alertá-los quanto aos riscos, potenciais e benefícios de juntar as moedinhas na mesma conta bancária. Vou citar apenas um exemplo aqui: “Casal um puxa o outro” - quando um administra bem as finanças enquanto o outro não consegue ter o melhor desempenho nisso. Assim, uma pessoa do casal acaba carregando o controle financeiro de ambos.
Esse tipo de situação pode gerar alguns conflitos. Então, para o bem financeiro do casal, é necessário conversa e consenso. O membro mais organizado deve tomar parte das rédeas e auxiliar o menos organizado no processo de controle financeiro. Entretanto, mesmo aquele com dificuldade deve mostrar algum interesse em colaborar para o bem comum.
Moral da história: juntar as contas funciona sim. Pode causar algumas rusgas iniciais mas com diálogo, acordos e concessões pode até se transformar em uma experiência vantajosa.
Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho. :+1:

2 curtidas

Uau! Eu acho que dá certo em partes rsrs. Mas é bom quando ambos tem uma educação financeira de dar inveja aos compulsivos, que não é o meu caso. :blush:

Não tenho uma pra te responder isso…rsrsrs

Mas falando sério agora, acho que futuramente eles vão implantar conta conjunta, mas pelo que você falou acho que vocês precisam de um maior controle dos gastos, dá pra fazer algo bem básico numa planilha do google drive (assim ambos conseguirão modificar ela em tempo real) até que o @Nubank lance essa função.

1 curtida

Eu gosto de ter no mesmo banco para ter facilidade na hora de trasnferência. Apesar do orçamento ser feito com os dois salários gostamos da idependencia de cada um ter sua conta. Mas cada casal tem uma forma de se comportar.

2 curtidas

A questão é que tem que haver um equilíbrio financeiro entre as duas partes envolvidas, nesse caso seria ótimo ter uma só conta e cartão para ambos dívidir a fatura no fim do mês
. Mais cada casal tem um geito de pensar :thought_balloon:

1 curtida

Eu pensei nisso na hora também @anon79890734 mas superei e comentei com a imaginação!

1 curtida

Eu não acho interessante ter conta conjunta em nenhuma hipótese por vários motivos!
Mas tem gente que não gosta nenhum pouco de ter conhecimento sobre o mercado financeiro, e acaba delegando suas decisões a quem entende mais dentro de casa :man_shrugging:t2:

1 curtida

Conta Conjunta é osso, eu tenho uma com meus pais em banco tradicional por motivos que eles não sabem e não entendem muito de tecnologia aí sobra pra mim, mas como o dinheiro é deles eu só vou ao banco pra retirar pra eles.

Mas ultimamente tenho pensado nisso, meu pai já é um senhor de idade com quase 100 anos e, apesar de ser triste, é inevitável que uma hora ele possa vir a falecer e nessa a conta será bloqueada até que seja feito o inventário e tudo o mais.

1 curtida

não acho interessante a conta conjunta, acho que tu tem que ter sua liberdade e independência do parceiro.

1 curtida

Olá @Davidson_Veras, vou procurar ler esse livro imediatamente kkk no começo funcionou muito bem, principalmente por causa do Rewards agora é organizar tudo de novo! obrigado pelo feedback!

1 curtida

Eu já usei conta compartilhada, do jeitinho que você relatou. Para nós funcionou muito melhor quando decidimos separar as contas.

Como temos perfis de gastos diferentes, o que é comum, o mais controlado nunca tinha controle suficiente, e o menos controlado ficava achando o outro chato.

Separar as conta resolveu.

1 curtida
3 curtidas

Que massa,cara!

Eu utilizo o app splitwise para dividir as contas com a minha gata!

3 curtidas

Não tenho ninguém amor para dividir minhas contas, mas acredito que se os dois forem controlados funciona muito bem, porém se não conseguir controlar é melhor separar para evitar atritos e.e

1 curtida

Eu jamais faria isso, acho que cada um tem que ter sua conta. Minha opinião

2 curtidas

Acho uma ótima idéia