Mais Privacidade e Segurança

Eu gostaria de sugerir uma idéia: que quando um pix fosse feito (de ambas as partes), o nome completo não aparecesse, e sim o nome de preferência ou apelido pelo que somos conhecidos.
Acho que assim protegeria ainda mais nossos dados e aumentaria nossa privacidade.

P.S.: Digo isso porque tenho amigos que são trans, e que ainda têm que usar seu nome de registro por questões econômicas ou outros motivos.
Creio que se tivesse uma opção em que poderíamos escolher nome “Pseudônimo”, “Apelido Social” ou “Nome Social”, nos sentiriamos muito mais cômodos e seguros.

E se isso não fosse possível, poderia ter no lugar do nome um código unico de usuário ( Código de cliente da Nubank) e isso aparecia na hora das transferências.

Espero muito do fundo do coração um apoio a essa sugestão.

2 curtidas

Opa Bruna, boa noite. Mas as transações que ja eram feitas antes do Pix, aparecia o nome completo da pessoa. É uma forma para sabermos se é a pessoa certa que estamos fazendo aquela transação.

N sei se seria possível eles fazerem isso, aparecer um apelido ou algo assim como você disse. Mas tá dado o recado aí.

2 curtidas

Acho que alterar o nome de exibição não influencia na segurança, poderia sim ser possível adicionar um apelido, mas os comprovante de transferência necessitam de seus dados para comprovar as transferências né

3 curtidas

Por isso que teria o “Código Único”, como é na Chave Aleatória.

Por exemplo:

Maria vai transferir dinheiro para Anna, nenhuma das duas se conhece, então no lugar do nome de ambas haveria o Código Único que cada cliente receberia lá no início, no cadastro do Nubank.

E ficaria assim:

Maria: #69393585

Ana: #40594737

E para o caso de confirmar se é esse o seu “Código Único” correto, você poderia compartilhar para a pessoa e vice versa e ela confirmaria para poder fazer a transferência sem erros para sua conta.

Assim ambas as partes estariam com sua privacidade intacta e teríamos muito mais segurança.

P.S.: agradeço demais pela atenção sobre minha sugestão Kleber_Vieira1.
Gostaria muito que essa idéia tivesse bastante visibilidade e chamasse a atenção dos responsáveis de alto escalão do sistema do Nubank.
Quem sabe não seria o primeiro banco a fazer isso?

Boa noite
As suas ideias não são ruins
Mas quem regula isso é o banco central
E se a pessoa tiver o nome social registrado,ela pode usar no pix

10 curtidas

Como o PIX é padronizado, essa questão é regulada pelo Banco Central, conforme pontuou o colega @Fabio_Costa4. Aparentemente isso deve mudar em breve:

8 curtidas

É uma sugestão bacana @Bruna_L1! :smiley:

Hoje no Nubank já dá para usar o nome social no cartão, entretanto o Pix é o BC quem regula.

Mas como o Pix está em constante evolução, esperamos que isso mude em breve! :wink:

5 curtidas