Me sinto Roubado Pelo Nubank

Bom dia a todos

Paguei uma conta com o cartão Nubanck atravéz do PIC PAY.

Meu cartão foi bloqueado, pedi informaçoes ao atendimento e fui orientado de que forma poderia fazer esse tipo de operação sem problema.

Nos meses seguintes passei a utilizar o cartão sem problema até que no mes de agosto, faltando 20 dias para o vencimento de minha fatura meu cartão foi novamente bloqueado, recocorri a ouvidoria e a resposta foi o cancelameto definitivo de meu cartão.

Alegaram que eu eatava utilizando meu cartão para realizar pagamentos atravéz do PIC PAY e que isso era ilegal.

Depois disso ainda começaram a deitar o programa rewards em meu cartão cancelado.

Se é ilegal, poruqe o Nubanck autoriza os pagamentos?

Como debitaram o rewards de um cartão cancelado?

Nunca aderi a esse programa porque meu limite era muito baixo e a tarifa cobrada pelo serviço era maior do que os pontos que poderia acumular durande o mes.

Agora querem cobrar os juros extorsivos de 14% ao mes em um pais em que a taxa selic é de 2% ao ano, para mim isso sim é roubo.

Alegam que assinei um contrato, me mostrem a ssinatura.

Esse tipo de contrato, aliás, é conhecido nos meios jurídicos como Contrato Leonino, aquele que você é obrigado a aceitar sem margem alguma de negociação, portanto sem validade.

O pessoal do Nubanck me acusa de usar o cartão de forma fraudulenta. Como? Todas minhas faturam foram pagas no vencimento, não devi nada ao Nubanck até o momento em que resolveream canceolar meu cartão.

Quem esta agindo de má fé?

Super decepcionado com a postura do Nubanck

Luiz Otavio Marcolin

1 Like

O que vc pagava através do picpay?
Se vc gerava boleto no Nubank e pagava com o limite do cartão, eles consideram isso fraude.
Agora se vc pagava qualquer outro tipo de boleto ou boletos de outras instituições, não vejo porque eles te acusarem de fraude.
Eu tbm utilizo o picpay como forma de pagamento usando o limite do meu cartão Nubank, porém eu pago boletos de consumo e boletos de outras instituições, ex: boletos do banco neon, meu pag, inter e o dinheiro cai certinho.
Mas nunca usei o limite do cartão de crédito do nubank para pagar um boleto do nubank.
Agora estou com receio de usar o picpay e meu cartao ser bloqueado tbm

7 Likes

Se a conta que pagou era do próprio NuBank isso se caracteriza como ilegal.
A intenção do picpay era a de facilitar, permitindo que boletos de pagamento fossem parcelados. Aconteceu que muitos se fizeram de “inocentes” e começaram a pagar boletos do próprio banco (você não paga nada, apenas posterga o pagamento, sem que seja necessário o pagamento de juros).
A instituição é livre para cancelar um produto se entender que alguma regra está sendo quebrada.
Quanto aos juros, subentende-se que a pessoa sabe quando utiliza o cartão, não adianta reclamar :man_shrugging:t2:

8 Likes

Bom dia Layra

Utilizava o meu da mesma forma que a Sra.
Eles alegam que o problema é que eu utilizava todo o limite.
Pagava minha conta de energia e alguns boletos 2 ou 3 a depender do mes.
Infelizmente para mim, alguns desses boletos eram de correntistas da Nuconta.
Alegam que eu pagar a um prestador de serviço correntista do Nubanck é ilegal.
Mas nunca deixei de pagar minhas faturas, onde esta a ilegalidade? Eles nunca responderam.

Luiz Otavio Marcolin

Bom Dia.

Concordaria com seu argumento caso meu cartão possuisse limite para fazer essa manobra.
Para isso minha fatura teria que ser algo parecido com metade de meu limite.
Daí ficaria rolando a dívida indefiniamente através desse método.
No meu caso isso não poderia ser feito porque todas minhas faturas desde janeiro de 2020 eram de 95% a 98% do meu limite.
O que ocorreu foi que paguei alguns prestadores de serviço que eram correntistas do Nubanck, eles emitiram boletos do Bradesco ppara pagamento e eu paguei com o PIC PAY. Não tinha como saber que estes boletos era para depósito nas Nucontas deles.
Nunca deixei de pagar minhas faturam em dia, daí a pergunta, onde esta minha fraude junto ao Nubanck?
Para mim existe alguma rixa entre o Nubanck e o Pic Pay e fui pepgo no fogo cruzado.

Luiz Otavio Marcolin

Provavelmente o problema é que as pessoas estavam emitindo boletos na conta PF e essa é uma prática ilegal sim, já que o uso do boleto de depósito é pessoal e intransferível. Se queriam te fazer cobranças através de boleto, deveriam ter feito isso através de uma conta PJ (ou a boa e velha transferência).

O Picpay oferece uns serviços interessantes, mas a empresa é extremamente problemática e o atendimento é péssimo, eu não recomendo a ninguém.

12 Likes

Agora Entendi.

Obrigada por relatar aqui na comunidade isso, depois de ver o que aconteceu com vc, vou pesquisar quais são os bancos dos boletos que eu pago através do picpay.
Ficarei mais atenta agora.

1 Like

Bom Dia

Concordo com seu argumento.
Mas não agi de má fé e fui orientado pelo atendimento do Nubanck que a única coisa que não poderia fazer era gerar um boleto de minha Nuconta para pagar com o PIC PAY.
Daí minha decepção com o Nubanck, fui qualificado como fraudador sem ao menos verificarem que as contas pagas não eram de meu CPF.

Luiz Otavio Marcolin

Pois é, entendo sua decepção mesmo. Essas situações são bastante chatas.

Por aqui não tem muito o que fazer, mas você pode ligar para a ouvidoria do Nubank e registrar sua queixa, ao menos assim evita que outros clientes tenham problemas semelhantes.

5 Likes

Olha, o boleto gerado pela conta digital PF tem um propósito: depósito pessoal, para q vc não tenha o custo da transferência bancária entre suas próprias contas. Se uma pessoa gera um boleto de depósito e vc o paga via cartão de crédito (pelo PicPay ou app semelhante), vc incorre em duplo desvirtuamento: do uso do boleto e do uso do cartão. Minha opinião.

Há uma cláusula no contrato que versa sobre a finalidade do cartão de crédito. Em resumo, é um meio para financiamento de bens e serviços. Você não pode transformar seu limite em dinheiro, exceto pela opção de “saque emergencial”. Ao pagar um boleto de depósito pessoal pelo PicPay e cia, vc está transformando seu limite em dinheiro (diferente de pagar uma conta de luz p. ex), contrariando a finalidade tanto do cartão quanto do depósito por boleto. É uma situação delicada e controversa.

8 Likes

Olá, @marcolin1929

Vou fazer algumas observações sobre seu relato, até para depois vc dar uma olhada ai:

A reclamação é porque cancelou ou pq não assinou?

Você tem 30 dias grátis para cancelar caso tivesse sido habilitado sem seu conhecimento. Assinatura digital é um meio legal de comprovação ok.

Outro assunto agora, certo?! Juros são cobrados quando você atrasa seu pagamento. O mercado trabalha assim, então sinto informar, mas você não deveria trabalhar com cartão.

Você recebeu o cartão, usou os serviços e agora está questionando o seu consentimento ou compromisso com a prestadora? Acho que são questionamentos que faria antes de usar o serviço (obrigação sua como consumidor).

Como você acha que uma empresa digital deveria te atender?

Espero que tudo se resolva da melhor forma possível.

Saudações.

10 Likes

Acho que esse foi o motivo. Desta forma estava se fazendo dinheiro com o cartão, “digamos assim”, mesmo que em outra conta que não a sua. A pessoa estava recebendo um dinheiro na conta o qual estava sendo pago com o seu cartão. Creio que não teria problema se fosse a conta recebedora foase PJ. Tem que ficar esperto ao pagar boletos com o cartão do Nubank, infelizmente você pode não ter atentado pra isso e acabou tendo os serviços cancelados.

1 Like

Esse foi o seu erro, você pagava boleto de depósito Nubank de terceiros, com o limite do cartão pelo PicPay.

Esse boleto com certeza não era de cobrança, existe um campo nele chamado “Pagador” se lá não está seu nome e CPF, e sim de outra pessoa, esse boleto foi gerado para finalidade incorreta.

Se você tivesse pago somente boleto de água, luz, telefone não teria problemas.

Aqui eu falo mais sobre o uso correto do PicPay com o Cartão de Crédito do Nubank, utilizo há anos assim e nunca tive problema.

O Nubank não tem a menor ideia de que boletos você pagou no PicPay usando o cartão, então se eles desconfiarem de mau uso do cartão, vão questionar, se você tivesse somente pago conta de água, luz, telefone, era só apresentar o comprovante e estava resolvido.

10 Likes

Infelizmente essa prática é proibida pelo Nubank, usar boletos de depósito para cobrar terceiros. E como você pagou com o cartão de crédito complica mais ainda a situação, pois assim você usa o limite do cartão para “fazer dinheiro”.

Sugiro entrar em contato com a Ouvidoria para verificar o que eles podem fazer no seu caso.

Espero que consiga resolver da melhor forma.

10 Likes

Dependendo do valor do botelo que você paga seria mais interessante usar o mercadopago ou o recargapay pois ambos não cobram taxa para pagamento de boletos usando o cartão de crédito.

1 Like

Agradeço a dica

Luiz Otavio