Melhoria função "GUARDAR DINHEIRO"

Olá.

Gostaria de sugerir o acréscimo de uma nova função para a sessão de guardar dinheiro.

Sugiro que seja possível criar “pastas” em que você possa escrever para que está guardando aquele dinheiro e fazer uma “transferência” de fundos para aquela caixinha. Assim as pessoas poderão guardar dinheiro para comprar um telefone novo, para uma viagem, para comprar um carro e até mesmo uma casa sem se confundirem, pois o dinheiro estará em “pastas/caixinhas” específicas para cada propósito.

Acho importante que o dinheiro continue rendendo 100% do CDI em cada “caixinha”

Mathues Dietrich Lima.

12 curtidas

Olá @Matheus_Dietrich Bem Vindo a Comunidade!

Essa questão de subpastas é uma funcionalidade muito pedida aqui na Comunidade. (Eu mesmo sou um dos que sempre pede isso) agora temos um espaço para que essas ideias sejam enviadas, e vistas mais de perto pelo Nubank: Queremos ouvir sua opinião sobre a conta do Nubank!

Te convido a expor sua ideia nesse tópico e principalmente dissertar sobre o quanto essa função faria o APP ficar melhor pra você!

20 curtidas

Não existe razão para a separação se o rendimento for o mesmo.
Objetivos de longo prazo, como a compra de um imóvel, requerem aplicações de longo prazo e com melhor rentabilidade.

3 curtidas

Você tem razão sobre os objetivos de longo prazo, mas e sobre os de curto prazo?

Acredito que seja muito mais fácil, e pelo menos pra mim é, de você se organizar pra trocar de telefone, juntar dinheiro pra uma viagem e para os presentes dos sobrinhos de natal se você poder separar esse dinheiro e ir depositando em locais diferentes.

Hoje eu faço isso com contas em vários bancos, e vocês podem abocanhar pessoas que fazem o mesmo que eu apenas acrescentando uma nova função de separar o dinheiro guardado para cada objetivo.

6 curtidas

Objetivamente, a função não traz benefícios mesmo no curto prazo.
Serve mais como um recurso psicológico pra quem ainda não tem um controle efetivo das finanças.
Quando você mantém seus gastos num nível consideravelmente abaixo do seu orçamento e investe regularmente, esse tipo de separação deixa de fazer sentido, já que o montante é um só.

1 curtida

Posso dar um exemplo em relação ao que eu passei esses tempo: Fiz uma Obra em Casa, e tenho 4 coisas diferentes a serem pagas dentro do mês: Pedreiro, Eletricista, Material (Fora do cartão) e Cartão (Material).

O que eu fiz? Deixei o valor total, dentro do ‘‘Disponível a qualquer momento’’, como não viso rendimento, apenas alocação de recursos, ter ‘‘Pastas’’ ou o que for melhor para usar como nome, me ajudaria a alocar os valores certos, para cada um dos gastos, no meu caso, isso é feito em uma planilha, mas eu poderia muito bem deixar isso estruturado no Aplicativo.

(Esse seria o meu caso, para defender essa função)

9 curtidas

Pra mim, o importante é saber se o valor total dos gastos está abaixo das receitas. Não faz diferença onde os recursos estão virtualmente alocados.

2 curtidas

Exatamente isso. É apenas uma organização mental.
Assim ajuda a gente a se organizar melhor, sobra mais dinheiro e podemos usar o excedente para fazer aplicações financeiras pela corretora da Nubank.

3 curtidas

Pois é acho que essa função entraria no caso: Está lá, pra quem é útil é usar, pra quem não, também não atrapalharia as funções do aplicativo. :sweat_smile:

6 curtidas

Essa sem duvidas é uma das funcionalidades mais pedidas aqui na comunidade e fora dela também. Logo, ela seria útil para a maior parte dos clientes, inclusive pra mim.

Como tenho vários objetivos, eu preciso ficar anotando em planilhas o valor individual e acho isso nada funcional uma vez que pode ser tudo organizado no app.

7 curtidas

Bem-Vindo @Matheus_Dietrich!
Realmente essa é uma função muito pedida aqui!
Por mais que tenha gente contra, faz falta!
É o velho método dos potes, mas de forma digital, mais moderninho:
image
Fica visualmente melhor, mais claro de acompanhar os objetivos, e caso algum imprevisto aconteça, você consegue saber de qual “pote” retirar.
Claro que uma planilha resolve esse problema, mas por que abrir 2 telas pra acompanhar, e alimentar a planilha, se poderíamos ter isso tudo integrado à conta, como o next, ou neon já fazem?

Só complementando: render pelo menos 100% do CDI, o resgate programado poderia ser direcionado para alguma pasta pré-determinada.

O jeito é continuar apoiando quem entra aqui sugerindo essa mudança, para que, como foi com o apple pay, o retorno (efetivo) da lupinha, o shopping- nossa loja de vantagens, os pedidos sejam notados, ouvidos e postos em prática.

4 curtidas

Exatamente, não precisa ser obrigatório usar essa funcionalidade, mas ela está lá.

3 curtidas

Você foi perfeito no comentário, o famoso método dos potinhos, só que de forma digital. Isso pode fazer com que a pessoa cuide de toda sua vida financeira pelo Nubank, assim ele fideliza o cliente e não precisa de ficar usando outras contas em outras FinTechs e Bancos.

5 curtidas

Eu me filio a mesma corrente. O recurso é meramente visual.

Na verdade, o ponto que eu e o @LuckPass não é sobre ser relevante ou não. O ponto é que ela gera uma “preguiça”, uma acomodação do usuário na administração das finanças, já que mesmo para objetivos de curto prazo existem opções de investimento melhores do que a Nuconta, por possuirem rentabilidades melhores e que ajudam o usuário a chegar mais rápido nos seus objetivos.

Se estivéssemos falando de rentabilidades distintas e realmente competitivas (o que ainda não é o caso do Resgate Planejado), aí eu apoiaria a implementação da função. Por isso defendo sempre que o ideal é manter uma conta em Corretora de Valores, qualquer que seja, pois lá vamos ter a opção de diferentes instituições, com diferentes produtos e rentabilidades, cada um adequado para um objetivo diferente. Dentro do app no Nubank só vão existir os produtos da Nubank, então eles não tem que se preocupar em oferecer as melhores taxas do mercado porque naquele universo não há concorrência.

Eu já tive esse debate com outros usuários, normalmente o pessoal continua defendendo a divisão sem levar em conta a importância da diferença de rentabilidade e liquidez para cada objetivo :woman_shrugging:t2:

4 curtidas

Eu possuo conta em corretora de valores, tenho meus investimentos. Porém ter uma funcionalidade dessas não é questão de preguiça, existem pessoas que são mais visuais, e visualizar os potinhos ajuda a pessoa a ter a organização mensal dela. Isso não vai servir como funcionalidade de investimento, apenas como forma de organização financeira. Tornando o Nubank não só um lugar de se guardar dinheiro, fazer pagamentos e investir, mas sim um ambiente onde você tem toda sua vida financeira plenamente organizada, sendo um ecossistema completo.
Em uma corretora de valores você não usa todas as funções dela, mas elas estão lá para quem quiser usar.

6 curtidas

No meu caso, sim, apenas para isso mesmo! Com entradas e saídas de valores em menos de 30 dias. :sweat_smile:

6 curtidas

Se tem uma coisa acontecendo aqui na comunidade e que tem sido bem chata é que aqueles que possuem um conhecimento mais robusto sobre mercado financeiro criticam ao extremo as sugestões de outros usuários. A pessoa que cria o post tem que ficar justificando seus motivos, desenhando exemplos, argumentando. Não entendo se é para registrar a participação e ter algum engajamento ou se é pra debater e impor seus pensamentos.

A sugestão de criar “pastas” é interessante sim pra determinados clientes. Pode ser pra visualização psicológica, organização pessoal sem fins de rentabilidade, curto prazo ou o que for. Se for pra colaborar com o diálogo que seja de forma mais respeitosa, explicando as vantagens e desvantagens e não desmerecendo a ideia que para aquela pessoa seria bastante útil.

11 curtidas

Oi, @DeboraVieira tudo bem? :smile:

Poxa, não era essa experiência que gostaria que tivesse. Digo, a impressão de ser de algum modo inibida pelos outros usuários da comunidade. Ao meu entender, todas as contribuições feitas aqui na comunidade são super bem-vindas, pois como sempre ouvimos do Nubank, o foco é o cliente e é ele mesmo quem ajuda a desenvolver a empresa. E é por isso, e muito mais, que o Nubank está sempre de olho nas sugestões e nos feedbacks das diversas comunidades e redes sociais.

A maioria dos nossos esforços aqui na comunidade, digo por mim mesmo, é instigar o debate e entender melhor as sugestões, críticas e elogios. Acredito que é através do debate saudável que podemos tirar uma boa ideia e ter uma boa experiência! Eu entendo que os esforços dos meus colegas foram para expôr os pontos de vistas pessoais, contribuir de alguma forma e expôr os argumentos do porquê a função, para cada qual, seja importante ou não.

Sim! Eu, particularmente, acredito que seja uma funcionalidade útil e que possa contribuir com a nossa rotina de alguma forma. Ainda que para muitos a função não pareça fazer muito sentido, mas para muitos outros parece ser de grande valia. Prova disso é que esta função é umas das mais pedidas nos últimos meses (só perdeu pro Apple Pay rsrs).

Concordo! E acredito que todos aqui tentaram, ao seu modo, ser respeitosos expondo seus argumentos prós e contras. Tudo o que você disse é o que nós, diariamente, buscamos viver aqui na NuCommunity! Afinal, o respeito gera respeito!

Agradeço muito o seu feedback e a forma como você interpretou toda a discussão, @DeboraVieira! É sempre bom saber o impacto de nossas palavras, e são com esses feedbacks que podemos melhorar e dominar os nossos excessos.

12 curtidas

IMPLEMENTEM ESSAS CAIXINHAS POR FAVOOOOOOR!!!1!!1!onze!1!

Se precisar participo até de VAQUINHA pro Nubank contratar um programador dedicado só pra programar isso!

To quase estudando a linguagem do app e codando eu mesmo essas pastinhas pra mandar pro Nubank implementar logo, de tão ansioso que estou pela função!

E pra quem não tem ideia do quão relevante é benefício organizacional dessas caixinhas financeiras, sugiro urgentemente a leitura do livro Nudge, cuja teoria rendeu o prêmio Nobel à Richard H. Thaler em 2017.

É uma implementação muito simples, mas o resultado é um divisor de águas quando o assunto é organização financeira.

Sou usuário assíduo do Nubank e NuInvest e também tenho outros bancos digitais (quase todos). E recomendo sempre o Nubank a todos amigos como o melhor banco do país, e DE LONGE.

Essa função de “várias pastinhas” rendendo o CDI no “guardar dinheiro”, é a única coisa que falta para o Nubank ser capaz de centralizar toda a minha organização financeira! (e provavelmente de muitos outros usuários!)

Sério mesmo, foquem nisso, por favor!

2 curtidas

O objetivo dessa função é justamente ser Nubank! Ser Nubank é ser prático e fácil de usar! É ser ilustrativo e organizado! É ser diferente e importante na vida de quem tem e quem não tem conhecimento profundo de finanças!
Quando se faz isso, sai da caixinha do trivial e faz algo mais. São funções que ajudam muita gente que tem dificuldade com a organização do dinheiro. Isso quando funciona fideliza de forma concreta e eficaz! :wink:

3 curtidas