Movimento FIRE, os jovens aposentados e a Nu invest

Oi, comunidade! Tudo bem com vocês? Segundou e é dia de que? Semanada!

E aí, quem já ouviu o episódio novo sobre o movimento FIRE, que saiu hoje? Eu roteirizei e gravei esse episódio lá no escritório do Nu #sdds. Vocês já ouviram falar desse movimento? É sobre um pessoal que economiza tudo o que puder para se aposentar mais cedo e tentar viver de renda.

Conversei com outro Nubanker que é adepto desse tipo de organização financeira, o Eduardo Darim. Ele contou um pouco sobre os esforços que ele faz para chegar na meta financeira.

Um bastidor aqui pra vocês. Se a gente estivesse em tempos normais, eu puxaria o Darim para o estúdio, e ele daria a entrevista ali mesmo, no quarto andar do Nubank. Mas como estamos todos trabalhando em esquema de home office, ele gravou áudios no Whatsapp para me enviar e ah: debaixo do edredom! Assim abafa um pouco os sons externos e melhora a qualidade. Quando vocês ouvirem dá pra notar a diferença dos meus áudios para os dele, mas até que ficaram em uma qualidade boa!

Mas e aí, vocês acham que vale a pena economizar TUDO pra tentar se aposentar mais cedo? Ou é melhor ir vivendo uma vida um pouco menos apertada e seguir o fluxo? Me contem! :slightly_smiling_face:

21 Likes

Oi, @victor.gouvea! Tudo bem? Já acompanhei a semanada de hoje e parabéns pela roteirização, ficou show! :clap:t2::tada: Também fiquei surpreso com esse movimento FIRE! Pra ser sincero, tem que ter muita consciência, coragem e determinação pra se aventurar nessa filosofia de vida! :grinning: O depoimento do Eduardo Darim foi muito bom, deu pra tirar boas lições pra minha organização pessoal!

Eu mesmo prefiro poupar o máximo possível mantendo minha qualidade de vida e evitando o acúmulo desnecessário de bens! Enfim, não é o FIRE do semanada, mas é o FIRE da minha vida financeira! Haha

9 Likes

@victor.gouvea,tem uma matéria sobre isso no blog do Nu, inclusive já li,achei interessante mais não da pra mim,estou disposto a abrir mão de muitas coisas para ir economizando mas não tanto assim,para mim,lido com o dinheiro assim: eu JUNTO para GASTAR…ex: bens,lazer,eletrodomésticos/eletroeletrônicos e por aí vai…mas sem esquecer é claro de deixar aquela reserva de emergência para os imprevistos sempre guardado.Pensando na aposentadoria para o futuro gosto de ir investindo meu dinheiro na renda fixa/variável.

2 Likes

Valeu, Elves, que bom que você gostou!

Sim, eu acho que faz a gente pensar nos gastos independentemente da meta total, né? Gostei da sua sugestão: o FIRE da vida de cada um! :slight_smile:

1 Like

Oi Samuel!

Simmm, eu que escrevi essa matéria, geralmente a gente solta uns dias antes pra quem prefere ler do que ouvir. Assim falamos com o maior número de pessoas possível!

Acho uma ótima perspectiva a sua, de economizar para objetivos de curto ou médio prazo (além da reserva). E o plano de aposentadoria segue o fluxo normal da vida, considerando o descanso lá pra casa dos 60 anos, né?

Isso não significa viver uma vida equilibrada! Parabéns :slight_smile:

1 Like

@victor.gouvea,tava falando com o mestre e nem sabia!!! Sou daqueles que gostam mais de ler do que ouvir áudios.Quanto a aposentadoria é isso mesmo,lá pelo 60 anos,antes disso,se conseguir realizar um dos meus grandes sonhos que é empreender…

Pra mim seria um sonho viver de renda ainda jovem. Ótimo conteúdo.

3 Likes