MUITO CUIDADO com o cartão virtual

Infelizmente isso aconteceu comigo. Eu sempre excluo meu cartão virtual após qualquer tipo de compra, certo dia meu colega pediu meu cartão para fazer uma compra e logo em seguida faria o pagamento, após a compra eu exclui meu cartão. Depois de 1 ano começo a receber notificação de varias compras no famoso jogo ‘‘Garena’’ …

Contesta as compras e fala pro seu amigo excluir o seu cartão da conta dele. Depois entra em contato no chat e pede pra cancelar a atualização automática da Mastercard

4 curtidas

Percebi uma situação parecida a sua em outro banco. Criei um cartão virtual para assinaturas de stream. Eu excluí o cartão virtual e a assinatura constavam na fatura do cartão físico. Creio que isso aconteça poque o cartão físico é a matriz e a compra só é cancelada se fizer a solicitação direta com a loja. A pesar de criar/exluir um cartão virtual, ele sempre estará vinculado ao cartão físico.

Obrigado pelos alertas e explicações, pessoal!

Pelo que pude entender, a tal atualização automática parece ser mais voltada para o cartão físico e beneficia um público um tanto restrito: pessoas que possuem um número maior de pagamentos recorrentes. O apelo do serviço é não exigir a reinserção manual dos dados do novo cartão em sites e apps (habilitados junto à Mastercard) onde se tem pagamentos recorrentes, ação geralmente motivada por casos de dano, perda ou roubo do cartão – problemas inexistentes na versão virtual.

Costumo deixar o cartão virtual bloqueado, faço o desbloqueio apenas na hora de efetuar alguma transação e logo em seguida bloqueio novamente, portanto se eventualmente ocorrer alguma tentativa de fraude com os dados desse cartão, quase certeza que a transação será negada. Daí, basta apagá-lo e gerar um novo, e tudo continua em paz, sem tanta preocupação com os registros prévios que podem vir a se tornar um problema de gerenciar com o passar do tempo.

Diante disso, acho que seria mais prudente se a funcionalidade estivesse inativa por padrão, ao menos para a versão virtual que por sinal é muito usada para compras únicas.

2 curtidas

Já vi outros clientes sugerindo que a funcionalidade de atualização automática estivesse presente dentro do aplicativo; e acho a sugestão interessante. Poderia até sugerir que a função ativar/desativar atualização automática do cartão, ficasse na nova área ‘meus cartões’…

Entretanto; fico pensando na confusão que causaria - pois muitos clientes acham que a exclusão do cartão virtual, por exemplo, faz com que a assinatura com determinado serviço contratado, seja automaticamente cancelada; seria o mesmo pensamento sobre apenas desativar a atualização automática do cartão, o que é claramente um equívoco!

6 curtidas

Apesar de não ter mencionado isso antes, também cheguei a essa conclusão sobre esse ponto, por isso desisti de questionar a falta do botão ativar/desativar no app. :sweat_smile:

Anham, aí é complicado mesmo. Todavia, o modelo “ativado por padrão” da atualização automática não resolve esse equívoco, resolve?

2 curtidas

Não resolve, mas é um ponto muito relevante a ser questionado: a informação a respeito da atualização automática deve ser assertiva para que não haja esse tipo de equívoco! Mas às vezes o ser humano têm um pouco de preguiça em buscar determinadas informações, né?! Se autoeducar; requer constância :sweat_smile:

2 curtidas

O problema nesse caso é que a atualização automática do cartão não é algo esperado para muitos (muitas vezes nem conhecida). Para buscar uma informação sobre alguma coisa (normalmente) primeiro é preciso ter uma ideia de que ela exista para saber o que procurar.

Para muitos nem passa pela cabeça que haveria atualização automática (nem sabem o que é), e também não há nenhum feedback no aplicativo sobre isso (como algo dizendo que a atualização automática está habilitada ou não).

1 curtida

Penso que quando contratamos qualquer serviço, devemos buscar o máximo de informações possíveis. Mas também concordo que a empresa que oferece o serviço em questão; deve deixar determinadas informações explícitas, para que não haja dúvidas e equívocos sobre o serviço contratado.

3 curtidas