Vocês já conhecem a palavra “neurodiversidade”? Esse é um termo usado para falar sobre pessoas que têm um funcionamento neurológico fora do que é tido como “padrão”. Isso se aplica, por exemplo, a pessoas que vivem com dislexia, com autismo, com TDAH, borderline, entre outros.
Apesar de parecer recente, esse termo já é alvo dos pesquisadores desde a década de 90. Tá, mas como tudo isso se relaciona com os bancos? Essa é a pergunta central desse episódio. Nós conversamos com pessoas neurodiversas para entender quais são as maiores dificuldades que elas enfrentam na hora de lidar com o próprio dinheiro. Dá para criar um ambiente mais inclusivo e que considere as necessidades de pessoas com deficiência para além do óbvio?
Até o final deste Semanada, eu espero que a gente consiga responder a essas perguntas. Dá play aqui e me conta o que vocês acharam! Também quero saber quem aqui já tinha ouvido falar do assunto. Até a próxima!
Que ótimo episódio @erikapaixao!! A ideia de ter os contratos na versão áudio, por exemplo, é sensasional. Continuem trazendo temas assim e que novas soluções sejam implementadas contemplando a neurodiversidade. Parabéns!
Excelente tema para o ep. do Semanada @erikapaixao
Também não havia sequer ouvido sobre o termo “Neurodivergente”"
Quanto mais informações temos, de fato se cria uma barreira para implementar melhorias para a inclusão do público Neurodiverso. É importante, enquanto sociedade falarmos sobre o assunto, principalmente no mercado financeiro.
Fica um sentido de impotência e dependência como no caso da Nani. Simplificar para incluir o maior número de pessoas é um dos caminhos a serem seguidos pelas instituições.
Sem dúvidas, Bru! Eu realmente acredito que os espaços precisam ser inclusivos para todos os tipos de pessoas, até que nenhuma fique para trás. Obrigada pela sua mensagem!
É uma ideia muito boa mesmo, né? E eu nunca tinha pensado sobre isso! É muito bom poder conversar com as pessoas para continuar inovando e pensando em formas de incluir todas as pessoas na discussão.