Nubank ou qualquer outro banco falir

Se o nubank ou qualquer outro banco falir, e eu tiver ativos registrados na B3, eu posso transferir a custódia desses ativos para outro banco?

3 curtidas

O Nubank e a Nuinvest são duas empresas separadas, ou seja, independentes.

Se o Nubank falir, a Nuinvest não irá falir pois ambos tem operações separadas.

Se a Nuinvest falir, suas ações estão registradas na B3 e podem sem transferidas para outra corretora de valores normalmente.

Resumindo, se a sua corretora de valores falir, todos os seus investimentos estão protegidos e você pode fazer transferência de custódia. Porém, o ideal é não deixar dinheiro parado na conta da corretora, pois esse valor não terá nenhuma segurança, diferente dos demais investimentos.

Ou seja, suas ações, títulos, FII’s e demais ativos estão protegidos.
Já o seu dinheiro que está parado na conta da correta não tem qualquer proteção, sendo assim, reinvista o valor em algum ativo ou transfira para algum banco.

Neste caso (dinheiro parado na conta da corretora), você deverá aguardar a organização do quadro de credores que será feita pelo liquidante. Esse saldo devedor que a corretora tem com você entrará para a massa falida da corretora e você deve aguardar a assembleia de credores para habilitar o crédito. Este processo é operacionalizado pelo liquidante.

@AlexandrePVP

Aqui tem informações mais detalhadas: www.modalmais.com.br/blog/corretora-quebrou/

24 curtidas

Pois é.
Mas provavelmente, numa situação assim, algum outro player compra a carteira de clientes. É uma forma da corretora falindo levantar fundos.

6 curtidas

Existe também o FGC que garante até 250 mil investidos (se não me engano)…

2 curtidas

O FGC não garante aplicações em ações e fundos de investimentos de qualquer natureza.

O FGC garante a caderneta de poupança, os CDBs, as LCIs e LCAs.

O FGC protege investimentos que estão sob risco de crédito do banco. No caso dos investimentos em valores mobiliários, como ações, a sua insolvência não impacta no recurso aplicado, pois a instituição apenas faz a custódia dos papéis.

7 curtidas

A garantia do FGC é para valores depositados na Conta, não para investimentos, são coisas bem distintas.

11 curtidas

Vish verdade @Vittoria_Cunha e @laetemn confundi legal.
Perdão gente, grande equívoco! :sweat_smile:

5 curtidas