Nubank quer democratizar acesso ao crédito

6 curtidas

Sinceramente não parece ser um produto nada inovador, apenas deram uma modernizada no cartão pré-pago. O que parece inovador é o fato de o produto possibilitar à instituição liberar “cartões de crédito” a torto e a direito, já que ela não está assumindo o risco de crédito. É um produto que será útil para pessoas que não conseguem ser aprovadas em nenhum outro cartão, apesar disso ser algo difícil de ocorrer atualmente dado o aumento da concorrência. No fundo, o maior beneficiado por essa “nova” modalidade é a própria instituição financeira, que vai gerar caixa a custo próximo de zer0. Alguns clientes obviamente verão utilidade, mas muitos outros seguirão insatisfeitos com a questão dos limites baixos (ou falta deles), além da questão da remuneração. No Banco Inter, por exemplo, o valor adicionado ao limite fica aplicado em um CDB do próprio banco rendendo a 100% do CDI e liquidez diária. Nessa corrida o Nubank largou atrás. Havia críticos ferozes aos cartões liberados com 50,00 de limite, mas pelo visto o cinquentinha vai deixar saudades, já que agora serão liberados com limite 0,00 mesmo. Podiam ao menos dar um nome mais adequado ao produto. Cartão de autocrédito, talvez.

1 curtida

Na verdade isso não é nenhuma novidade, matéria de Novembro de 2020 :

https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n165686/nubank-lanca-recurso-aumento-limite-saldo-nuconta.html

1 curtida

Hey, @lualmeida. Daora suas colocações, deixe-me comentá-las:

Sim, inovador sabemos que não é mesmo.

Há alguns anos atrás um percentual muito grande de Brasileiros não tinham acesso ao crédito, hoje realmente a gente nota uma mudança devido a concorrência que cresce, mas acredito que esse número de pessoas restritas ao crédito ainda é muito alta. Eu mesmo conheço MUUUUITAS.

O que ocorre bastante ainda hoje, e pior, quanto mais crédito você pede, menos chance você tem de obte-lo, devido as consultas nos birôs que abaixa o score, e é sim uma ferramenta que as empresas observam bem antes de liberar crédito.
Provavelmente com o Open Bank, esses birôs deixem de encher o saco com esse score.

Concordo, por isso essa função é excelente pro banco e ótima para os clientes que precisam e/ou estão dispostos a usa-la.

Isso é um ponto fraco pra função, mas não considero algo NOOOSSA que ponto fraco, 100% do CDI oferece uma rentabilidade ridícula.

Achei mais adequado do jeito que fizeram, meio zoado esse nome que você inventou aí.

1 curtida

Bom, foi apenas uma sugestão e não pensei pelo lado comercial haha, claro que se eu trabalhasse no setor de marketing e propusesse esse nome à chefia, talvez eu seria despedido por justa causa, né? Mas vamos ao que interessa… o cartão de crédito tradicional é uma forma de pagamento em que o banco deixa um valor pré-aprovado de crédito para o cliente. Estamos falando de uma modalidade específica de empréstimo, correto? E se meio que em vez do banco como credor do tal valor pré-aprovado, o credor fosse você mesmo? Poderíamos falar que se trata de uma operação de crédito? Por isso, vamos lá… o nome pode não ser bonito, mas ao menos faz sentido, não?

1 curtida

E quando vai começar a valer.

gifrisada2

Ah com isso eu concordo sim, claro que faz sentido :+1:

Já está sendo disponibilizado para um monte de clientes, provavelmente em breve estará disponível pra você também, por enquanto você pode ler esse tópico aqui pra entender como funciona.

Creio que essa função será de alguma utilidade para vários clientes que ainda não conseguiram a função crédito.