NuCommunity no México (Integração entre plataformas)

Olá! Muito bom dia, boa tarde ou boa noite!

Então galera, como todos já devem saber, o Nubank está prestes a começar a revolucionar o sistema financeiro do México. < ¡Hola, México! - Estamos chegando >.
Logo, podemos começar a pensar em possibilidades. Assim como a experiência brasileira do Nubank ajudará o México a desburocratizar seu sistema financeiro, a experiência internacional do Nubank pode ajudar aqui no Brasil tbm, por exemplo, a desenvolver ideias e ferramentas novas para tornar nossa vida financeira ainda mais fácil. Torcemos para que aconteça isso! :crossed_fingers:

Com isso em mente, estava pensando que talvez a NuCommunity apareça por lá num futuro próximo, tendo em vista que é uma ferramenta já testada entre os usuários brasileiros. O que vcs acham de uma potencial integração entre as comunidades? Pensei em bandeirinhas :brazil: :mexico: do Brasil e do México, no alto da página da Comunidade, que permitem acessar as comunidades de cada país, de forma que um único registro em uma comunidade possa valer em ambas. Assim, as postagens brasileiras continuam na comunidade brasileira, e as postagens mexicanas permanecerão em sua própria. Todavia, será possível acessá-las por usuários de ambos os países, até mesmo para compartilhar experiências e sanar possíveis dúvidas, desde que a solução buscada para tal dúvida seja similar nos dois países, levando-se em conta a legislação pertinente, claro.

Isso tbm ajudaria a incrementar, creio eu, a experiência mexicana, desde que eles poderiam conhecer o Nubank através de usuários satisfeitos com o serviço aqui no Brasil. Além disso, iria significar um exchange cultural bacana, na minha opinião (e eu, particularmente, adoro isso). :upside_down_face:

Então galera, o que vcs pensam a respeito?

17 curtidas

Gosto da ideia de integração, será que a plataforma está liberada para cadastros estrangeiros?

1 curtida

Acho que ainda não deve estar não. Até pq o serviço estava presente só no Brasil antes, mesmo com os escritórios internacionais. Mas é uma coisa que pode acontecer com alguns ajustes, talvez.

1 curtida

Uma coisa que eu não entendo é se realmente era o momento para o Nubank ir para o México.
Tem tantas coisas para melhorar aqui no Brasil e o sistema tem muito a evoluir. Agora eles vão investir tempo e dinheiro em outro país, será que as coisas não vão demorar mais ainda para sair por aqui!??

1 curtida

Eles vão investir tempo com uma equipe a parte focada no México. A equipe que trabalha no Brasil continua a mesma e ainda com o suporte do escritório de desenvolvimento que eles abriram em Berlim.

As fintechs estão crescendo em todo mundo. Acho que foi uma boa hora e oportunidade de lançar num mercado com desafios parecidos com o Brasil.

4 curtidas

Até onde eu saiba, o Nubank nem dá lucro ainda. Aumentar a base de clientes é o elemento central de uma startup para começar a dar lucro. Vide Spotify. Na minha humilde opinião, é uma decisão muito acertada.

3 curtidas

Seria legal a ideia do NuCommunity, eu até apoio a sua ideia, mas pensa comigo: se nós aqui já passamos um pequeno sufoco com moderação das publicações (ex: repetidas), imagina expandeir um pouco mais?

Claro que levando em consideração, a expansão em um futuro próximo :smiley:

2 curtidas

olha, que massa! :purple_heart:

5 curtidas

Olá @DiogoM, tudo bem?
Eu até respondi em outro tópico aqui da comunidade sobre isso.

Imagino que tudo esteja sendo feito com muito carinho e cuidado, sem abrir mão do mercado principal que é o brasileiro.

1 curtida

Ola! @eita.camila, tudo bem?

Realmente, a moderação das comunidades é uma questão bastante discutida aqui. Até acho que a ideia seja dar uma certa liberdade aos usuários quanto a criação dos tópicos e acredito que o Nubank esteja de olho no que acontece aqui tbm, mas considero adequada sua observação.

Quanto a oferta de produtos ou serviços, acredito que ela seja, para os mexicanos, um desenvolvimento natural, assim como aconteceu para os brasileiros. Não que vá ter ou deixar de ter uma NuCommunity lá. Ainda é cedo para dizermos. Mas pode acontecer naturalmente o desenvolvimento de uma, ainda mais considerando-se que a experiência brasileira tem sido bem bacana. No caso de haver uma NuCommunity por lá, provavelmente irá contar tbm com uma equipe de moderadores.

Quanto a sugestão, não considera-se, a princípio, expandir a comunidade brasileira ou mexicana, apenas uma integração onde os interessados em participar deveriam ter que exercer uma ação, ainda que de maneira facilitada, para transitar entre as plataformas. :wink:

1 curtida

É uma ideia a ser considerada, mas o projeto NuCommunity ainda está engatinhando, fazemos apenas 1 mês de vida agora.
Acredito que essa experiência deva amadurecer os Nubankers a pensar nessa integração sim, mas de início não vejo tanta utilidade.

Tenha em mente que a comunidade cresceu do jeito que foi porque o Brasil já conhece a empresa e sua cultura, portanto muitos de nós entramos aqui porque já éramos fãs do Nubank e decidimos compartilhar nossas experiencias (outra grande parte entrou pra pedir mimos :thinking:).

O México ainda não conhece o Nubank, então o processo natural seria conquistar o mercado, apresentar-se para a população com a mesma paixão que eles demonstram aqui no Brasil e, aí sim, iniciar um projeto como esse. Caso contrário, na minha opinião, não teria tanto movimento e acabaria como um projeto fracassado.

2 curtidas

Essa é justamente a ideia! Prezar pelo desenvolvimento natural e depois integrar.

Acho que com esse crescimento, no futuro pode rolar uma integração até com outros países.

1 curtida

Acho super importante essa integração, poder tirar duvidas, trocar experiências.

1 curtida

Curto a ideia de ter uma comunidade para o México, mas não sei se a ideia de integrar daria muito certo, acredito que deveria ser em sites separados, a fim de manter a organização.

Parabéns pela evolução! Top top

1 curtida

Concordo com vc, @Bre. Essa ideia vai ainda ao encontro do próprio conceito de comunidade. Acharia isso muito bacana!

1 curtida

Tbm penso dessa maneira, @Salustianojr . Poder realizar essas trocas de experiências seria importante até para traçarmos um planejamento financeiro: conhecer o que está dando certo e o que pode melhorar em cada realidade compreendida pelo serviço.

Precisam de pessoas carismaticas para trabalhar em México não? Sou super a favor da troca internacional de experiências!!! :rofl::rofl:

2 curtidas

Ei @JuTalhate, seja bem vinda à comunidade. Concordo muito com vc! Acho fundamental uma futura interação entre comunidades para troca de experiências.