NuCommunity x Grupos do Facebook - Prós e Contras!

Quando participei da pesquisa sobre a criação da NuCommunity, discutimos vários aspectos positivos e negativos dos grupos no Face. Fiquei realmente feliz ao ver que muito do que discutimos e ponderamos, foi de fato implementado com maestria na nova plataforma.

Algo que muito me incomoda nos grupos com moderação prévia do Face, e que felizmente não ocorre aqui, é a demora para aprovação de novos posts, que, às vezes, pode levar um dia inteiro.

E você, o que acha? Quais os pontos fortes e fracos de cada uma das plataformas?

2 curtidas

Aqui o foco realmente é o cartão Nubank e a NuConta. Muitos grupos perde-se o foco, postagens sobre outros assuntos e notícias. E no Facebook tu acaba entrando em muitos grupos e acaba não seguindo realmente nenhum. Aqui é só um, não tem distração.

4 curtidas

Não encontrei pontos negativos até agora. Acho incrível a ideia de uma comunidade onde possamos discutir o necessário com foco em um assunto. No Facebook a gente se estressa e se dispersa demais.

1 curtida

Ponto forte: Publicação fácil e intuitiva, com um editor com opções fantásticas, permitindo inserir citações, emojis, imagens, vídeos, incorporar textos, etc. Realmente ele é muito bom.

Ponto fraco: Muitas postagens repetidas ou escritas de formas diferentes mas que abordam o mesmo assunto.

4 curtidas

Esse ponto fraco que o @anon8562152 citou é realmente chato. Em todos ambientes colaborativos online existe este problema.

Pra resolver isso é conscientizar a galera a fazer um search antes e ou enquanto a pessoa digita o título de um tópico novo já fazer um search e mostrar semelhantes.

4 curtidas

Pra mim só tem vantagens já que não utilizo mais o Facebook :joy: E eles capricharam nessa plataforma, muito bacana mesmo. Redes sociais surgem a todo instante e algumas já nem existem mais, para as empresas pode ser interessante ter um canal próprio sem depender de terceiros.

1 curtida

Isso já acontece. Qdo vc digita o título de um novo tópico, aperecem do lado direito os tópicos semelhantes já existentes.

1 curtida

De fato. Mas acho que isso também é culpa das tais conquistas, que induzem os mais engajados a querer criar cada vez mais posts e tópicos. Isso também foi discutido na pesquisa. Acredito que, com o tempo, ajustes serão feitos nesse aspecto.

Respeito sua opinião, mas eu discordo caso a comunidade queira limitar postagens parecidas.

Sou a favor da liberdade de expressão, e que as pessoas comentem ou façam postagem do que queiram dentro das regras da Comunidade.

No Facebook existe a possibilidade de abordar um número maior de pessoas, afinal é a maior rede social aqui no Brasil. Porém o Nubank fica a mercê de opções que o Facebook dispõe e de usuários que podem não ter o foco de falar sobre o ecossistema Nubank (postar coisas políticas, religiosas, musicais…)

Na Nucommunity quem se registra tem o objetivo de falar algo sobre o mundo Nubank e os funcionários da empresa tem maior controle das postagens.

E complemento minhas palavras com as do @anon8562152

2 curtidas

Cada pessoa tem uma abordagem diferente, e opinião diferente mesmo que os título sejam os mesmos.

@LuckPass aqui a educação é o foco principal, nas outras redes sociais era bem visível um pouco de raiva e promoção de cartões fora o objetivo do grupo

1 curtida

Mas já está nas regras:

3. Evite tópicos sobre assuntos que já existem: antes de criar um tópico novo, verifique se o assunto sobre o qual você quer discutir já está sendo tratado em outro tópico. Isso ajuda a deixar a comunidade mais organizada e facilita que outras pessoas consigam tirar suas dúvidas mais rápido. Caso queira discutir sobre um assunto novo, fique à vontade para iniciar uma nova conversa.

@LuckPass, pelo que entendi não é proibido criar um tópico com assunto existente, mas é algo a se evitar.

Mas ao meu ver é válido postar um tópico com o mesmo assunto se:

  1. O título for igual a outros tópicos, mas que o assunto tenha outro objetivo.
  2. Se o novo assunto expressa uma opinião do autor que seja diferente dos outros tópicos.
  3. Se o novo assunto tiver uma novidade ou notícia, que não teria como entrar nos tópicos anteriores.

Na minha opinião:

  1. As regras são coerentes.
  2. Cabe a cada membro verificar se o assunto que quer criar é o mesmo de outros tópicos.
  3. Cabe a cada membro, se possível, complementar outros tópicos já existentes ao invés de criar um novo.

Abraços! :slightly_smiling_face:

1 curtida

Opa! Show de bola, não tinha visto :relieved:, eu só criei 1 tópico.

:open_hands:

1 curtida

É incrível como eles realmente dão ouvidos ao nosso feedback ne?

A questão de ser aprovado os posts no facebook era realmente chato, porém necessário. Fb se tornou uma rede social mt toxica, onde qualquer um poderia ficar criando tópicos desnecessários e fazendo o ambiente ficar degradável por tanta informação inútil.

Acho isto de poder criar qualquer tópico aq e ser aprovado imediatamente mt legal, porem admito q tenho medo de se tornar 1 lugar tóxico como nos grupos de facebook.

Os pontes fortes do facebook, é q o alcance é extremamente maior. Por se tratar de uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, lá tem mt mais gente interagindo, porém mt gente falando asneiras tb.
E como já citei acima, pessoas q ñ sabem respeitar as regras da comunidade.

Espero q isto ñ aconteça aq, e q somente pessoas engajadas a realmente expandir a Nubank pelo mundo estejam afim de utilizar esta plataforma.

Espero q a comunidade tenham moderadores sempre atentos e excluam posts irrelevantes ou banem pessoas q estejam infligindo as regras da comunidade.
Enfim é isto, e tb estou mt feliz por termos um espaço onde possamos falar sobre oq realmente queremos para o futuro do nubank sem ser naqueles grupos tóxicos de facebook. :slightly_smiling_face:

1 curtida

Mas cadê o link do grupo no Face?
Não entendi se vocês estavam comparando este site com o grupo de lá, ou com a rede social em geral

@LowinCorpsegrinder
Há vários grupos sobre o Nubank no Face. Não era minha intenção comparar com um específico.

Aqui é bem mais fácil de ter acesso, do que ir até um grupo no Facebook

1 curtida