Nudge: o que seu dinheiro tem a ver com isso?

Oi, gente!
Tudo bom?

Para tomar mais água, basta deixar uma garrafa perto de você. Você já deve ter ouvido falar nessa história, né? Pois é…descobri que há muita ciência nessa estratégia super simples, e ela tem até nome, se chama: arquitetura de escolhas.

Mas… o que é isso?

Arquitetura de escolhas é um campo da Economia Comportamental que estuda como mudanças no nosso contexto podem afetar as nossas decisões, principalmente as financeiras.

Toda boa estratégia tem suas ferramentas. Na arquitetura de escolhas, a principal ferramenta se chama nudge, que significa “empurrãozinho” em português.

Calma, que o nudge não tem nada de complicado. Aliás, para dar certo, uma estratégia com arquitetura de escolhas precisa ser simples, barata e fácil de replicar. O nudge é literalmente aquele empurrãozinho, aquele incentivo, que te leva a tomar uma decisão: pode ser um alerta no celular, um lembrete num post it, a garrafa na mesa…

O que achei de mais interessante nessa história toda é que mudar o nosso contexto requer coisas simples, desde que a gente se conheça. Por exemplo: se o seu trabalho exige que você não pare num lugar, dificilmente a garrafa numa mesa vai fazer você beber mais água…

Para mudar o SEU contexto, você precisa entender como ele está funcionando agora pra VOCÊ. A partir daí é que você pensa quais são os pequenos incentivos que podem te ajudar de verdade. Legal, é.

Quer saber quais são os nudges mais comuns para economizar, gastar menos e começar a investir? Então nada de perder o Semanada desta semana! E depois, me conta: vocês já usaram algum incentivo para conseguir atingir alguma meta?

30 curtidas

Uau, que interessante! :clap:

8 curtidas

Também ouvir tudo e achei incrível, parabéns a todos pelo desenvolvimento do assunto.

6 curtidas

Assuntos top sempre, obrigado!!

4 curtidas