O passado, o presente e o futuro do petróleo

Oi comunidade! Como vocês estão?

Sabia que com um barril de petróleo dá para produzir gasolina suficiente para um carro médio rodar 450 quilômetros? E diesel para um caminhão grande andar quase 64 quilômetros? :oil_drum:

Desse mesmo barril ainda sai um galão de alcatrão, que é aquele piche usado para remendar asfalto, sabe? Dá ainda mais um litro de óleo de motor. E, como depois de refinado o barril de petróleo gera vários subprodutos, a gente ainda tem cera para fazer umas 170 velas, além de petroquímicos para umas 39 camisetas de poliéster. Ou, se você preferir, 750 pentes de plástico ou até 450 escovas de dente. :oil_drum::oil_drum::oil_drum:

É muita coisa, né? :scream: Não é atoa que o petróleo é um dos recursos naturais mais valiosos do planeta. E a gasolina está no preço que está! :pensive:

O petróleo gerou muitas riquezas nas últimas décadas, mas também provocou guerras e trouxe um efeito colateral preocupante: o aquecimento global.
Por isso, todo o mundo discute como ficará o uso do petróleo no futuro e quais fontes de energia a gente vai usar daqui uns anos. Inclusive, várias montadoras já têm planos de aumentar a fabricação de carros elétricos. Será que nos próximos anos veremos mais desses veículos por aí?

Bom, aproveita pra ouvir o Semanada desta semana porque a gente contou a história do petróleo e mostrou como deve ser o futuro do óleo no nosso dia a dia. Dá o play e escreve aqui nos comentários o que você acha disso tudo. :thinking:

23 Likes

Rapaz nem sabia que a matéria prima do Petróleo servia para tantas coisas. Amei esse Semanada. Agregando mais conhecimento.

Obs: Maior preocupação é com o meio ambiente.

9 Likes

Interessantes as informações quantitativas dos subprodutos derivados de um único barril. :+1:t3:

10 Likes

Preocupação extremamente relevante!
:fist_right::fist_left:

8 Likes

Quanto mais informado melhor

8 Likes

Muito bom o tópico e o conteúdo… bem informativo :slight_smile:

8 Likes

Conteúdo de peso hoje viu!! Aliás, todos os conteúdos do semanada são imprescindíveis! :clap:t2:
Sinceramente, às vezes, me pego pensando nesses impactos ambientais e o quão eles influenciam nossa forma de viver. Obrigado pelo conteúdo de hoje, @Johnatan_Castro! :star_struck:

3 Likes