O rendimento da NuConta sofre incidência do "come-cotas"?

Saudações a todos!

A NuBank utiliza nosso saldo em conta para realizar transações no Tesouro Direto e nos entrega 100% do CDI.
Ha incidência do come-cotas, ou seja, o imposto sobre rendimento de 15% semestralmente? :thinking::wink:

3 curtidas

Come cotas só acontece em fundos de investimento, e mesmo assim depende do tipo de fundo. Os fundos de renda fixa, fundos DI, fundos cambiais e fundos multimercados são alguns dos fundos que estão sujeitos ao come-cotas, tanto para investimentos de longo prazo quanto para investimentos de curto prazo.

Existem fundos, no entanto, que não sofrem a incidência do come-cotas e cujo Imposto de Renda é cobrado apenas no resgate. Este é o caso dos fundos de ações e fundos de previdência. Os fundos isentos de IR para pessoa física – como os fundos de debêntures incentivadas, por exemplo, também não têm incidência de come-cotas.

No caso dos fundos de ações, o Imposto de Renda de 15% é cobrado apenas no resgate do investimento, não havendo recolhimento mensal de imposto – como seria o caso das operações no mercado à vista na bolsa de valores.

7 curtidas

Bacana @joaooctavio ! O IR descontado na NuConta refere-se então a tributação do Tesouro Direto, certo?!

Eu fiz a continha rápida aqui. Bateram os valores. Obs: não descontei o IOF pq ja se passaram os 30 dias de aplicação, no meu caso.

(Rendimento bruto) x 0,225 (até 6 meses) = Valor de IR

Capturar1

5 curtidas

O Nubank não faz transações de qualquer tipo no Tesouro Direto, já que este só permite operações a pessoas físicas.

As transações referentes aos recursos da NuConta são efetuadas diretamente no SELIC.

O IR incide sobre os rendimentos da NuConta como em qualquer outra aplicação de renda fixa tributável.

3 curtidas

5 curtidas

@LuckPass grato pelos esclarecimentos. Eu quis gerar esse tópico exatamente com esse intuito.

Quando se diz que a NuBank faz aplicações diretamente no SELIC quer dizer transações em títulos escriturais do Tesouro Nacional. No topico anterior me referi ao Tesouro Direto erroneamente. :bar_chart::heavy_dollar_sign:

2 curtidas