O tal pool de liquidez

mas Fernando, vc não acha que interromper as transações é uma forma de controle?
o banco interrompeu a compra/venda há pouco tempo, do nada, só pq não gostou da supervalorização.
sempre q o nucoin chegar a um preço q eles não querem eles podem (e vão) parar as negociações até o preço ficar do jeito q eles quere.

Boa noite,

A compra/venda do Nucoin estava disponível nesse horário, mas o que o Fernando está dizendo é sobre o pool de liquidez do Nucoin.

E o que você está dizendo é sobre a compra/venda da Nucripto que teve uma interruptibilidade das operações de compra/venda das outras criptos mais cedo…

Sobre a manutenção da Plataforma

Esse contratempo, durou pouco, mas foi necessária, já que o quadro de “rendimentos” e bugs na Nucripto, já estavam acontecendo desde Sexta feira… Eu achei ótimo, pois a manutenção das operações foi no feriado e não durante a semana, onde os traders NCN mais operam…

Embora, eu prefiro manutenção de madrugada, nem tudo é como queremos, mas resumidamente, não tem nada a ver com a “supervalorização” do BTC.

Sobre o Nucoin

Resumidamente, a explicação do @FernandoLacerda é sobre o pool de liquidez.

O que influencia na variação do preço @Bruno61 é a oferta e demanda, já o acionamento do Pool de Liquidez depende do AMM (Automated Market Maker).

Como destacado pelo @Lucreis17, eu estava respondendo à pergunta: “[O Nubank] poderá controlar o preço da Nucoin controlando o pool de liquidez?”

Acredito que se a demanda que estava presente antes da interrupção se mantivesse após a interrupção, não teria havido qualquer efeito de controle de preço. Foi o susto que o pessoal levou, e seu efeito manada, que fez subir a oferta e cair a demanda. Assim, a queda no preço que se seguiu foi por esse ajuste oferta x demanda, não foi um efeito direto da suspensão.

Dizer que o Nubank “não gostou da supervalorização” me parece teoria da conspiração…

A única “interferência” possível que vejo é na estabilidade do preço. Aumentando a liquidez, o preço fica mais estável. Reduzindo a liquidez, fica mais volátil.

É o que faz sentido no meu entendimento…

4 curtidas

entendi. mas mesmo sendo diferente de controlar o preço através do pool, de qualquer forma, é um controle.

inclusive, está nos termos de uso da Nucoin a possibilidade de pausa na negociação para fins de controle de preço!

e já ocorreu:

e aí? concorda? vc dá aval pro banco controlar o preço do teu ativo conforme ele queira?

eis a questão

Não é isto que diz o regulamento. O regulamento fala em volatilidade anormal. Vejo mais como uma proteção relacionada a um comportamento atípico dos negociadores, para dar tempo para que os ânimos sejam arrefecidos, e evitar a condução de negociações pobremente embasadas, contendo o efeito manada. Nada muito diferente do Circuit Breaker da bolsa…

5 curtidas

sim, parecido, na vdd eu diria praticamente IGUAL. e é aí que entra a “polêmica”.
Não parece cripto. parece ativo de bolsa!

Se eu quiser algo com controle eu compro PETR4, BBAS3… quando eu quero liberdade eu compro cripto. E vcs? não se importam?

se alguém de repente passasse a controlar o preço dos bictoins de vcs, estaria td certo? (dúvida sincera)

Eu não me importo. Mas não sou investidor cripto. Olho para o Programa Nucoin exclusivamente como um programa de fidelidade e benefícios, ainda que veja na possibilidade de compra e venda um feature muito interessante. Não me importo, neste ponto, que tenha características de ativo de bolsa.

Mas, reconheço, isso vai de cada um. A figura de um circuit breaker pode parecer um absurdo para investidores cripto, eu não saberia dizer…

2 curtidas

Você está misturando as coisas, basicamente, existem 2 tipos de criptoativos, os centralizados e os descentralizados.

O Nucoin (NCN) é um criptoativo do tipo centralizado, enquanto o Bitcoin é um criptoativo do tipo descentralizado.

A estrutura de formação de ambos os criptoativos é muito parecida, porém, o modelo de operação é bem diferente.

Os criptoativos centralizados são aqueles que possuem uma (ou mais) entidade centralizada (empresas, bancos, etc) que trabalha em estreita colaboração com a arquitetura financeira existente e as regras do mundo para promover a existência do seu criptoativo (criptomoeda, token, etc). Alguns exemplos de criptoativos centralizados são Ripple, que é odiada por boa parte da comunidade de criptomoedas por ser centralizada e por possuir apoio dos bancos, e o Digital Renminbi, que é uma criptomoeda soberana da China que funciona como um Bitcoin, só que de forma centralizada e com lastro em dinheiro de verdade, emitido pelo Banco do Povo da China.

No caso do Nucoin (NCN) é o Nubank e do Mercado Coin (MCN) é o Mercado Livre. Essas empresas são responsáveis por manter a infraestrutura (melhorias e correções) e ditar as regras de operação do ativo, incluindo variações de preço (no caso do Nucoin, a “trava” é de 5% para mais ou menos), valor inicial de lançamento (ICO) e valores de operação (preço mínimo e preço máximo).

Isso (geralmente) não ocorre com um criptoativo do tipo decentralizado, onde não existe uma empresa por trás do ativo (seja pública ou privada), e todo o controle é feito por grupos de voluntários (espalhados pelo mundo) responsáveis pelas melhorias e correções de falhas no código do ativo. Basicamente o governo não consegue exercer um grande controle sobre esse tipo de ativo decentralizado (mas pode impor regras para sua utilização dentro de seu território).

O Nucoin (NCN) foi projetado para ser utilizado como um programa de benefícios e, portanto, seu valor não pode subir em demasia pois isso inviabilizaria sua utilização dentro da plataforma de benefícios do Nubank.

OBSERVAÇÕES:

1. Pelas novas regras que estão em debate no Congresso Nacional, todas as Exchanges precisarão ser devidamente registradas junto aos órgãos de fiscalização.
  2. Também está em estudo o fim de isenções para esse tipo de ativo, ou seja, não existiria mais a isenção de pagamento de impostos (Impostos de Renda), independente do valor comprado ou vendido.
4 curtidas

exatamente. tbm olho assim.
apenas junto quando ganho. jamais compro.
não me traz confiança uma cripto centralizada e com preço controlado.

cripto pra mim é btc, etc.
nu é bônus (até o dia q mudarem e derem transparência ao ativo, aí sim, cogitaria comprar)

obrigado pela resposta. mas veja, meu ponto aqui é a transparência e controle.

milhas aéreas tbm são benefícios, no entanto, nada impede sua venda por aí.
e nem sou fã delas não, mas é pra mostrar que sim, é plenamente possível dar um benefício e deixar o mercado ditar seu valor!

no caso da nucoin a transparência é PIOR ainda. foi um parto descobrir a questão do pool. A informação do banco parece um buraco negro. coitado de quem compra. nunca saberá pq o preço está daquele jeito naquele momento. tenho pena.

Você tá esquecendo que é proibido a venda de milhas. As empresas podem até cancelar sua conta no programa se descobrirem !

No caso das milhas quem dita o valor é a max milhas e a HotMilhas( empresas que dominam/ dominavam o setor) e não tem nada de transparente no valor repassado por elas!

1 curtida

Quem pode adicionar liquidez no pool?

No momento só o Nubank, e talvez no futuro próximo os Patrocinadores também…

Já sobre clientes, em outro tópico o Gerente Geral do Nucoin falou o seguinte: :point_down:

8 curtidas

Estava pensando, duvidas no subconsciente…

• No começo do lançamento de Compra/Venda do NCN será que o Pool de Liquidez também teve algo a ver com a queda de preços, sendo criado naquele instante?? :thinking:

Até onde eu acredito o que foi era a oferta e demanda. Sendo negociado, apenas os NCN distribuídos…

Imagina 10 milhões de inicio com NCN, comprando NCN, vendendo NCN, mas com uma quantia X apenas no mercado, pois tudo ali a distribuição era bem inicial…

A meu ver, o pool de liquidez e o conceito de preço do Nucoin foram criados no mesmo exato instante. Antes do pool, não existia preço. A compra e venda do Nucoin nunca foi por book de ofertas. Ainda que não soubéssemos à época, o pool de liquidez muito provavelmente já estava lá, seguindo as regras estabelecidas pelo Nubank para o AMM.

Ainda, em um post feito há muito tempo atrás, o Bini já tinha nos dado satisfação dizendo que o Nubank não negociava no pool. Assim, se o Nubank em algum momento mexeu no pool (aumentando ou reduzindo a liquidez), entendo que foi feito de forma a não alterar o preço, ou seja, injetou (ou retirou) Nucoins e reais, em quantidades equivalentes em valor, considerada a cotação daquele momento. Se fosse de outra forma, seria considerado uma negociação no pool.

Assim, a queda do preço só se explica por um volume de vendas superior ao volume de compras.

A única coisa que não sabemos é qual era a liquidez do pool naquele momento, posto que afeta a variação do preço dependendo do volume negociado.

EDIT: CORREÇÃO :point_down:
Apenas a título de exercício, considerando o tamanho de pool que temos hoje, para o preço cair de R$ 0,24 para R$ 0,10 eu estimo que o volume de vendas teria sido superior ao de compras em aproximadamente 168 Milhões de Nucoins.

3 curtidas

nunca soube q era proibido, até pq, existem essas empresas de venda de milhas.
como falei, não sou fã de milha e nem uso, mas o mercado é fervente! toda hora recebo propaganda pra vender ou trocar minhas milhas por benefícios.

como dito antes, era um EXEMPLO. mas se não serve, tem outro: CASHBACK.

a moeda que se recebe o cashback, seja dólar ou real, pode ser vendida, trocada, doada, etc. é livre seu uso. sei de onde vem, quanto cobram e quanto pagam.

se ficou claro o exemplo agora é a liberdade e transparência que fazem algo ter valor.

desculpa te decepcionar mas gastar dinheiro em algo semelhante a um buraco negro é perigosíssimo, to fora. só uso nucoin quando (e se) eu ganhar. PAGAR, JAMAIS!!!

Vender milhas é legal e não existe nenhuma lei que proíba essa prática, entretanto, a compra e venda de milhas são proibidas pelas companhias aéreas.

Mas como mencionado, a proibição é por parte das companhias aéreas, pois não existem leis que proíbam a compra e venda de milhas.

Fonte: Vender milhas é legal | MaxMilhas

3 curtidas

Cara, fico babando esse explorer do Nucoin, todos os dias. Mas, hoje vi um detalhe que eu ainda não tinha encaixado as peças e só vi agora. Veja:

Logo, os 11,15% de 20 bilhões, representam 2,3 bilhões de NCN. Porém, no total concedido que é 2,29 bilhões de NCN, sobra uma diferença de 70,231,337 NCN ou R$ 6,45 milhões reais. (Cotação usada: 0,0918)

Então,

• 2,3 bilhões de NCN é total emitido da reserva administrativa (11,15%)

Onde:

• 2,29 bilhões de NCN ou 204 milhões de reais são o total do Pool de Liquidez
  • 70 milhões de NCN ou 6,45 milhões de reais são os outros gastos administrativos

Portanto, estou achando que desses R$ 204 milhões de reais, uns R$ 90 milhões (do dia 18/11) seja da profundidade do pool de liquidez, sobrando então desse montante R$ 113,8 milhões de reais.

E ai, eu pensei…

• Se eu utilizar os R$ 90 milhões do pool como taxas de transações por 1,6%, seja na compra ou na venda e com valores acima de R$ 10,00 em nucoins para manter essa taxa, daria aprox. 562.500.000 milhões de transações.

Muito próximo aos dados de hoje. :exploding_head:

O Nubank precisa começar a pensar em abrir as negociações em carteiras e listar a moeda em corretoras como a binance para outras pessoas possam comprar e vender também!!

Se isso não acontecer a moeda vai derreter!!!

Nesse momento não é uma boa alternativa a binance. O CZ não ta mais como CEO.

Em outras palavras a Binance que está no mundo todo, não cumpriu as regras fiscais nos EUA e com isso CZ saiu para não sujar a imagem da empresa.

Provavelmente esse será a ponta do iceberg :ice_cube:, onde os países vão começar a processar a Binance pra entrar de acordo com as regras fiscais locais…

Uma novela que está começando…

E pra finalizar, o nosso fundador já disse que pensa em abrir a blockchain para ser negociada.

De qualquer forma, hoje prefiro coinbase, MB e as wallet’s online para guardar as criptos.

Na verdade, o que vai acontecer é o preço oscilando bastante… Pois, as criptos que dão certo para negociar são aquelas que tem utilidade.

E hoje por mais que seja lançado no exterior, os detentores do Nucoin só vão poder acumular, vender, fazer trader. Pois, a sua utilidade é no app do Nubank.

No futuro com o superapp do Banco Central, acredito que tudo em relação a banco será feito dentro desse app. E o app do Nubank, vira mais uma espécie de Defi.

Sobre o preço do Nucoin, isso é devido ao pool de liquidez que entrou em ação. Possivelmente tem algo de grande volume vindo por ai, talvez os aceleradores.