Obrigada pelas respostas

Muito obrigada a todos que responderam.

Estará reconhecendo a dívida. Poderá ser cobrado, posteriormente, na justiça.

1 curtida

Olá, Black.

Infelizmente, nada no direito é tão pragmático. Se eu tivesse que dizer algo com tão poucas informações seria que você pode ter problemas futuros. E ainda parecem haver duas óticas divergentes sobre o tema. Sei que não é previsto, mas aconselho pagar por uma consulta com um advogado devidamente registrado na OAB do seu estado.

Lamento não poder ajudar mais e espero que resolva esta situação logo.

6 curtidas

Acredito que nossa advogada @Vittoria_Cunha possa falar melhor,ainda que essa não seja sua área de atuação,entende bem das leis.

Você diz que ela não tem direito legalmente,mas porquê não tem? Foi fechado algum acordo sem contrato,sem documento? Só na base da palavra e na confiança? Ou você não deve nada mesmo?

Aqui você no mínimo seria desonesto,mas por falar em comprovante falso acredito que seja um crime sim,já que é falso,sem falar que não vai da em nada,pois o dinheiro de fato não vai para a conta da pessoa.E ainda mais pelo pix,que é instantâneo,ela ou ele não vão acreditar em você.

Obs: Aconselho-te a não fazer!

11 curtidas

@Vittoria_Cunha vem cá!

6 curtidas

Quando vc diz legalmente, quer dizer q de certa forma houve algum acordo entre as partes, mas só não há como a pessoa provar q vc deve a ela, ou pelo menos foi isso q entendi…

Isso é crime, mas cada um sabe oq faz da sua vida :woman_shrugging:

12 curtidas

Você precisa nos esclarecer melhor sobre o que realmente está acontecendo. Pois a forma que você escreveu, abre Caminho para várias interpretações. Mas acho que a @Vittoria_Cunha pode ajudar.

9 curtidas

Para alegria geral da nação, digo que cheguei @Samuel @natan.jl @Mr.Xis :laughing:

Como já comentaram aqui, o Direito não é uma ciência exata, então fica difícil dar uma orientação bem direcionada com tão poucas informações, mas vejamos o que posso fazer com o que temos.

Eu não vou invadir a sua privacidade num espaço público e perguntar o que aconteceu ou o que te leva a acreditar nisso. Existem bem poucos casos em que uma pessoa não pode se socorrer do Poder Judiciário para cobrar algo, como são os casos das dívidas já prescritas ou dívidas de jogo (por não serem legalizados, não é possível recorrer de um meio legal para vê-la ser paga).

De qualquer forma, falsificar um comprovante além de ser crime (artigo 295 do Código Penal, Falsificação de Documento Particular, pena de 01 a 05 anos, e multa), é um método muito pouco eficaz de se ver livre da cobrança. Como o PIX deve, em regra, cair instantaneamente na conta do recebedor, não vai demorar nada até que descubram a falsidade e utilizem isso contra você, o que é um risco enorme. Mesmo que a origem do comprovante falso tenha sido uma tentativa de defesa, isso não excluirá a ilegalidade da conduta.

Se você tem plena consciência de que a cobrança é indevida, procure um advogado ou um Defensor Público, entre com uma Ação Declaratória de Inexistência de Dívida. Uma vez que seja declarada a inexistência, você pode até mesmo conseguir que seja imposta uma multa ao cobrador caso ele insista na conduta. Agora muita cautela com isso, pois se diferentemente do que espera, a cobrança for devida, a sentença pode declarar a existência do débito e de pronto iniciar a cobrança pelas vias legais (com bloqueio de contas, penhora de casas ou automóveis que estejam em seu nome, negativação, etc).

Mas como te disse, essas orientações são linhas gerais já que não conheço os detalhes do seu caso (e cada caso é único). Então minha maior recomendação é realmente buscar um advogado ou defensor e expor a situação para que ele possa te dar todas as orientações cabíveis. Espero ter ajudado de alguma forma :pray:t2:

Confissão

Preciso confessar para vocês que tenho uma boa noção de Direito Penal, mas ele definitivamente não é meu carro chefe, então precisei pedir socorro ao meu adorado Rogério Sanches Cunha para não passar nenhuma informação errada :joy:

14 curtidas

Salvando juristas por todo o Brasil. :joy: :joy: :joy:

10 curtidas

A @Vittoria_Cunha como sempre arrasando nas explicações! :clap:

E dando o meu pitaco: falsificar um documento para sair de uma situação não me parece algo nem um pouco adequado de se fazer. Cuidado com isso!

14 curtidas

@Vittoria_Cunha bem que falam que os advogados tardam mas não falham! Ou seria a justiça? Agora fiquei na dúvida :thinking:. Brincadeira pessoal :rofl::rofl:

5 curtidas

Você é top :rocket:, obrigado por ter ouvido os nossos apelos. Li só agora o que escreveu,estava no meio trampo.

1 curtida

Agradeço as respostas. E não, não devo nada a essa pessoa, ela simplesmente quer que eu pague por uma dívida que está no nome dela, sendo que ela tem uma condição financeira muito melhor do que a minha e sendo essa cobrança totalmente injusta

1 curtida

Pra evitar quaisquer problemas, irei simplesmente me recusar a pagar e pronto. Se ela quiser achar ruim, que ache.

1 curtida

No sense

2 curtidas

@Vittoria_Cunha tu é Shofiball, tô sem palavras e sei que quando o assunto envolve alguma teoria jurídica, o melhor a fazer é te chamar pra ajudar.
:clap::clap::clap::clap::clap:

7 curtidas