Obrigada pelas respostas

Muito obrigada a todos que responderam.

Estará reconhecendo a dívida. Poderá ser cobrado, posteriormente, na justiça.

1 Like

Ol√°, Black.

Infelizmente, nada no direito √© t√£o pragm√°tico. Se eu tivesse que dizer algo com t√£o poucas informa√ß√Ķes seria que voc√™ pode ter problemas futuros. E ainda parecem haver duas √≥ticas divergentes sobre o tema. Sei que n√£o √© previsto, mas aconselho pagar por uma consulta com um advogado devidamente registrado na OAB do seu estado.

Lamento não poder ajudar mais e espero que resolva esta situação logo.

6 Likes

Acredito que nossa advogada @Vittoria_Cunha possa falar melhor,ainda que essa não seja sua área de atuação,entende bem das leis.

Você diz que ela não tem direito legalmente,mas porquê não tem? Foi fechado algum acordo sem contrato,sem documento? Só na base da palavra e na confiança? Ou você não deve nada mesmo?

Aqui voc√™ no m√≠nimo seria desonesto,mas por falar em comprovante falso acredito que seja um crime sim,j√° que √© falso,sem falar que n√£o vai da em nada,pois o dinheiro de fato n√£o vai para a conta da pessoa.E ainda mais pelo pix,que √© instant√Ęneo,ela ou ele n√£o v√£o acreditar em voc√™.

Obs: Aconselho-te a n√£o fazer!

11 Likes

@Vittoria_Cunha vem c√°!

6 Likes

Quando vc diz legalmente, quer dizer q de certa forma houve algum acordo entre as partes, mas só não há como a pessoa provar q vc deve a ela, ou pelo menos foi isso q entendi…

Isso é crime, mas cada um sabe oq faz da sua vida :woman_shrugging:

12 Likes

Voc√™ precisa nos esclarecer melhor sobre o que realmente est√° acontecendo. Pois a forma que voc√™ escreveu, abre Caminho para v√°rias interpreta√ß√Ķes. Mas acho que a @Vittoria_Cunha pode ajudar.

9 Likes

Para alegria geral da nação, digo que cheguei @Samuel @natan.jl @Mr.Xis :laughing:

Como j√° comentaram aqui, o Direito n√£o √© uma ci√™ncia exata, ent√£o fica dif√≠cil dar uma orienta√ß√£o bem direcionada com t√£o poucas informa√ß√Ķes, mas vejamos o que posso fazer com o que temos.

Eu n√£o vou invadir a sua privacidade num espa√ßo p√ļblico e perguntar o que aconteceu ou o que te leva a acreditar nisso. Existem bem poucos casos em que uma pessoa n√£o pode se socorrer do Poder Judici√°rio para cobrar algo, como s√£o os casos das d√≠vidas j√° prescritas ou d√≠vidas de jogo (por n√£o serem legalizados, n√£o √© poss√≠vel recorrer de um meio legal para v√™-la ser paga).

De qualquer forma, falsificar um comprovante além de ser crime (artigo 295 do Código Penal, Falsificação de Documento Particular, pena de 01 a 05 anos, e multa), é um método muito pouco eficaz de se ver livre da cobrança. Como o PIX deve, em regra, cair instantaneamente na conta do recebedor, não vai demorar nada até que descubram a falsidade e utilizem isso contra você, o que é um risco enorme. Mesmo que a origem do comprovante falso tenha sido uma tentativa de defesa, isso não excluirá a ilegalidade da conduta.

Se voc√™ tem plena consci√™ncia de que a cobran√ßa √© indevida, procure um advogado ou um Defensor P√ļblico, entre com uma A√ß√£o Declarat√≥ria de Inexist√™ncia de D√≠vida. Uma vez que seja declarada a inexist√™ncia, voc√™ pode at√© mesmo conseguir que seja imposta uma multa ao cobrador caso ele insista na conduta. Agora muita cautela com isso, pois se diferentemente do que espera, a cobran√ßa for devida, a senten√ßa pode declarar a exist√™ncia do d√©bito e de pronto iniciar a cobran√ßa pelas vias legais (com bloqueio de contas, penhora de casas ou autom√≥veis que estejam em seu nome, negativa√ß√£o, etc).

Mas como te disse, essas orienta√ß√Ķes s√£o linhas gerais j√° que n√£o conhe√ßo os detalhes do seu caso (e cada caso √© √ļnico). Ent√£o minha maior recomenda√ß√£o √© realmente buscar um advogado ou defensor e expor a situa√ß√£o para que ele possa te dar todas as orienta√ß√Ķes cab√≠veis. Espero ter ajudado de alguma forma :pray:t2:

Confiss√£o

Preciso confessar para vocês que tenho uma boa noção de Direito Penal, mas ele definitivamente não é meu carro chefe, então precisei pedir socorro ao meu adorado Rogério Sanches Cunha para não passar nenhuma informação errada :joy:

14 Likes

Salvando juristas por todo o Brasil. :joy: :joy: :joy:

10 Likes

A @Vittoria_Cunha como sempre arrasando nas explica√ß√Ķes! :clap:

E dando o meu pitaco: falsificar um documento para sair de uma situação não me parece algo nem um pouco adequado de se fazer. Cuidado com isso!

14 Likes

@Vittoria_Cunha bem que falam que os advogados tardam mas n√£o falham! Ou seria a justi√ßa? Agora fiquei na d√ļvida :thinking:. Brincadeira pessoal :rofl::rofl:

5 Likes

Você é top :rocket:, obrigado por ter ouvido os nossos apelos. Li só agora o que escreveu,estava no meio trampo.

1 Like

Agradeço as respostas. E não, não devo nada a essa pessoa, ela simplesmente quer que eu pague por uma dívida que está no nome dela, sendo que ela tem uma condição financeira muito melhor do que a minha e sendo essa cobrança totalmente injusta

1 Like

Pra evitar quaisquer problemas, irei simplesmente me recusar a pagar e pronto. Se ela quiser achar ruim, que ache.

1 Like

No sense

2 Likes

@Vittoria_Cunha tu √© Shofiball, t√ī sem palavras e sei que quando o assunto envolve alguma teoria jur√≠dica, o melhor a fazer √© te chamar pra ajudar.
:clap::clap::clap::clap::clap:

7 Likes