Opção de limites personalizados de transações

Antes de tudo é preciso informar que não sou nem um especialista, e que talvez algumas informações que eu dê aqui estejam desatualizadas, incorretas ou imprecisas, por isso peço a todos que me corrijam caso eu falhe em algum momento na minha linha de raciocínio, tudo bem?

É do conhecimento de todos que o nuBank junto com a NuConta veio pra facilitar nossa vida e nos livrar de boa parte da burocracia dos bancos clássicos. O rendimento da nuConta é bem superior ao da poupança e possui uma série de vantagens interessantes, uma delas é número de TEDs ilimitadas.

Com tantas vantagens é óbvio que vale mais a pena deixar meu dinheiro na nuConta certo? Refletindo um pouco a resposta que encontrei foi: Depende. Vou explicar.

Do ponto de vista de segurança encontrei algumas falhas que podem ser exploradas com engenharia social. Dessa forma se você pretende transformar a nuConta em sua principal forma de investimento, com altos valores investidos, você pode ter prejuízo, vou explicar melhor.

A nuConta permite pagamentos de boletos, transferências via TEDs e saques na rede 24h, algumas dessas operações possuem limites, outras não.

Grave bem os valores que vou falar aqui, pois serão importantes.

Até onde consegui apurar esses valores estão corretos.

  • Limite pagamento de boleto: R$ 250.000,00
  • Limite de saque na rede 24h: R$ 1000,00 de uma vez ou até R$ 2000,00 em 24h.
  • Limite de transferência via TED: Não há.

Em outros bancos normalmente há limites impostos em operações, tanto por app como em terminais. É possível aumentar esses limites, mas caso queira mexer com grandes quantias de dinheiro é necessário se dirigir ao interior de uma agência e solicitar a operação. Muita burocracia né? Mas será que é de todo ruim?

SItuações de risco improváveis mas possíveis:

Situação 1:

Você tem seu celular roubado, o dispositivo não está configurado com desbloqueio por senha ou outro mecanismo de segurança. O bandido tem acesso ao seu dispositivo. Vamos supor ainda que o usuário também não configurou o desbloqueio do app do nuBank através de senha, digital ou reconhecimento facial, o bandido também terá acesso a seus dados do cartão e conta. É comum usarmos nossa senha de 4 dígitos para comprarmos no crédito ou débito, qualquer pessoa má intencionada pode ser capaz de se atentar a digitação e memorizar a sequência numérica. Nesse ponto o bandido tem todas as informações que precisa para transferir a quantidade que desejar para alguma conta. Já que não há limites ele pode literalmente transferir todo o dinheiro presente na sua nuConta. Caso queira sacar o prejuízo será limitado a 1000 ou 2000 reais (por hora, visto que a nuConta deu a entender que pretende, no futuro, revisar esse limite).

Tentando amenizar a situação: É claro que tudo isso se trata de uma situação improvável, mas plenamente possível. Imagino que o NuBank consiga rastrear a transação, e tentar reaver o dinheiro. Mas não tenho como afirmar isso com certeza.

Variações: Outra coisa que pode ocorrer, ainda baseadas na situação 1, é uma pessoa má intencionada, que observa sua senha de 4 dígitos e sabendo da “liberdade” da nuConta decide roubar o celular da vítima, podendo coagi-la a desbloquear o celular ou entregar a senha do dispositivo.

Situação 2:

É relativamente comum o chamado sequestro relâmpago no Brasil, normalmente os bandidos levam a vítima até um caixa eletrônico e a obrigam a sacar tudo que lhe é permitido, no entanto eles podem agora obrigar a vítima a transferir todo o dinheiro da nuConta para outro local, de forma que tenham um limite maior de saque ou outra forma de reaver esse dinheiro transferido, antes que o nuBank tenha chance de resgatá-lo.

Se os casos acima ocorrem com clientes de bancos tradicionais, dependendo da quantidade de dinheiro guardada, o prejuízo seria potencialmente menor, dependendo dos limites configurados por cada um.

Dessa forma acho interessante que a NuConta ofereça mais opções de segurança para seus usuários, que desejarem, lógico. Um pouco de burocracia para tornar os investimentos mais seguros.

Sugestões:

  • Uma segunda senha para transações na nuConta, diferente dos 4 dígitos do crédito e débito.
  • Definição opcional de limites em operações. Quando solicitado alteração do limite a mudança deve obedecer um prazo de 24h para entrar em vigor. (Para evitar que, nos sequestros relâmpagos, os bandidos obriguem a vítima a aumentar o limite e realizar os saques ou transferências).
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Ótima ideia, mas e se eu precisar fazer uma compra em caráter de urgência ou precisar aumentar meu limite pra continuar comprando, devo ir pra casa e só continuar comprando 24 horas depois ou entrar em contato com o Nubank pra pedir liberação do limite na mesma hora?

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A ideia é que você escolha se quer ou não esse limite. Infelizmente esse problema é algo que poderia ocorrer, seria o “preço” por essa segurança extra. No entanto o NuBank poderia implementar uma liberação via Chat, mediante apresentação de fotos de documentos e foto pessoal, tirada na hora, conforme é feito quando abrimos a conta, isso impediria o caso 1, mas não o caso 2.

Outra ideia seria a criação de uma “senha de emergência”. Onde o sistema seria avisado que aquela transação é suspeita ou coagida. Exemplo: minha senha padrão é 123456, quando uso ela as transações são feitas automaticamente. Minha senha de emergência é 78910, a parti do momento que a uso o sistema poderia tomar medidas protetivas, seja ativar os limites momentaneamente, rastrear a transação ou alguma outra ação.

São só ideias que não foram maturadas, decidi postar aqui para ver se a galera consegue complementar.

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Sendo assim, já dei meu complemento…
E até agora foi só eu…

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Nesse caso já vi aqui na Comunidade, a ideia de Criação de uma Senha de Segurança, onde a transação apareceria como ‘‘Efetuada’’ porém, seria usada como alarme de Fraude. Achei muito boa.

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