Organização das finanças no aplicativo (Detalhado)

Seria interessante se fosse acrescentado ao aplicativo um compartimento de finanças.
Mas como assim?
A ideia é fazer com que haja a separação do dinheiro recebido em divisões existentes para facilitar os gastos.
Um exemplo seria:
A pessoa recebe R$1.000,00 mensalmente. Com esse valor, ela deseja dividir da seguinte forma:

  • R$ 600,00 para despesas
  • R$ 100,00 para diversão
  • R$ 100,00 para investimentos
  • R$ 200,00 para compras da casa

Obviamente esta é uma situação hipotética que serve apenas para estruturar o exemplo. Entretanto, a ideia facilita a gestão das finanças, umas vez que, do modo atual, a pessoa precisaria de uma planilha para realizar tal controle.

A criação da planilha não é difícil. Porém, anotar todos os gastos e criar o hábito de utilizá-la é complicado, além de, muitas vezes, você não poder abri-la em um determinado momento, adiando a ação e, por assim, atrapalhando todo o processo.

Um outro aspecto importante seria, dentro disso, o próprio indivíduo poder criar seus compartimentos em vez de já vir pronto. Junto a tal, ele poderia, também, criar subcompartimentos, por exemplo:

R$ 600,00 para despesas

  • R$ 400,00 aluguel
  • R$ 70,00 ônibus
  • R$ 130,00 contas da casa

Nesse sentido, a pessoa separa seu dinheiro para determinados gastos, não tendo que estipular um limite máximo e gastar até alcançar esse teto, como nas planilhas, por exemplo. Em situações que os indivíduos tenham que criar um limite, é comum que os gastos sejam ultrapassados. Veja mais um exemplo:

Limite máximo para diversão: R$ 50,00
Como, neste caso, a separação é determinada apenas na planilha, e o dinheiro do indivíduo está no banco junto com o restante do capital, a facilidade para ele pensar, em um dia de diversão “Não tem problema se passar uns R$ 5,00, pois no banco ainda tenho R$300” é alta. Isso acaba prejudicando as finanças no geral.

Assim, essa divisão do dinheiro em compartimentos e subcompartimentos faz com que a pessoa restrinja seus gastos de forma eficiente, não tendo o trabalho de ficar anotando, e o problema de ultrapassar os gastos estipulados.

Desse modo, as coisas ficam mais fáceis, dinâmicas e interativas para serem administradas.

6 curtidas

@Nubank, olha isso aqui!!! :heart_eyes:

1 curtida