O que eu disse era de assim como utilizamos o leitor de QR Code/código de barras (que é pela câmera) no app do próprio Nubank, se teria a compatibilidade ao NFC pelo Pix.
No entanto o problema, que agora eu vi não ter citado - talvez tenha passado mas não escrito - é que dependendo a localidade a adoção do Pix ainda está tímida. Cito o exemplo aqui de Atibaia/SP, que só agora o pagamento por NFC está mais difundido (e até por QR Code, já que vi vários locais oferecendo essa opção). Raros são os locais que não têm opção de pagamento por NFC (no meu caso, eu uso tanto o Samsung Pay como Google Pay)
Quanto a estar em estudos, concordo (entendo perfeitamente que tudo leva tempo e não é de graça) no entanto é uma demanda antiga dos clientes do Nubank essa opção, que até em outro tópico explicaram o fato não ter token. Pra mim se estivesse disponível nas carteiras citadas, certamente estaria utilizando tanto quanto faço no Banco Inter e no Credicard Zero (sei que o cartão do Nubank é contactless, antes de citá-lo)