PIX - Expectativas Empresas X Usuários

Boa Dia/Tarde/Noite.

Pessoal, estou fazendo meu TCC em cima das expectativas geradas em torno do PIX em grupos sociais digitais. Desta forma convido os senhores(as) a promover as suas expectativas como consumidor ou como empresa (Seja empresário ou profissional de setor financeiro), analisando as mudanças e se possível destacando os prós e contras.

Se puderem me auxiliar, ficarei imensamente agradecido e a Nossa Senhora do TCC vai abençoar a todos.

Abraços.

1 curtida

Minhas grandes expectativas em cima do Pix são basicamente duas:

(1) acabar com aquelas amarras de transferências apenas em dias úteis, pagando taxas absurdas e por vezes bem demoradas, dando mais dinamicidade aos pagamentos e, consequentemente, ao próprio comércio (reflita como essa forma de pagamento, quando bem utilizada, irá impactar as filas no caixa para pagamento);

(2) difusão dos meios de pagamento digitais, trazendo mais segurança e praticidade para o usuário, prevenindo e reduzindo algumas situações como as saidinhas bancárias e falsificação de cédulas, bem como desestimulando o uso do papel moeda (menos custo de emissão para a Casa da Moeda).

Bom, essas são as principais reflexões que eu trago sobre o Pix. Boa sorte no TCC, irmão!

5 curtidas

Não ter mais q se prender a dias e horários pra fazer transferências, acho q só isso mesmo :sweat_smile:

5 curtidas

Com o Pix eu espero poder realizar transferências instantâneas de forma gratuita a qualquer hora do dia, e também espero que as empresas de serviços substituam os boletos pelo Pix e consequentemente abaixem o preço dos serviços para os que usam essa forma de pagamento.

3 curtidas

Pra mim, ajudará principalmente em duas coisas:

  • Fazer transferências em finais de semana

Eu já precisei fazer transferências em finais de semana várias vezes e sempre tinha agendar para segunda-feira. Salvo uma vez ou outra em que a pessoa tinha conta no mesmo banco que eu e o dinheiro entrava na hora. Mas sempre que era TED, somente segunda e isso atrasava muito.

Então poder transferir e a pessoa confirmar o recebimento na hora irá agilizar muito.

  • Transferir de qualquer banco para qualquer banco sem custo

Já tive muitos problemas com valores de TED e DOC tb. Sempre que precisava receber um valor, a pessoa me perguntava em que banco eu tinha conta para ela verificar se ela tb tinha conta nesse banco para o valor da transferência ser menor.

Muitas vezes eram bancos diferentes e ela precisava verificar em qual banco a transferência sairia mais barata e eu tinha que ficar aguardando ela checar o valor de TED em todos os bancos que ela tinha conta.

Então com o PIX, ela poderá transferir de qualquer conta sem se preocupar com cobranças.

2 curtidas

O PIX recria o TED na minha opinião.

Poucas pessoas usam TED no comercio, por causa desses motivos:

  • A transação não é instantânea, ela fica pendente a ser finalizada no final do dia, e por isso o comerciante não se sente seguro ao entregar a mercadoria somente por ter recebido o comprovante.

  • Quando erros acontecem no TED, demora um tempo para o dinheiro voltar, não é instantâneo também.

  • As tarifas são maiores e entre pessoas físicas é mais fácil sacar em dinheiro e pagar a outra pessoa.

  • Precisa de Nome, CPF, Agência e Numero de Conta, Banco, pra alguém que passa em uma banca e vai comprar um salgado, ter que pedir tudo isso é cansativo.

  • O pagamento via cartão é anônimo, eu não preciso passar dado algum, é rápido e eficiente.

O PIX vem pra mudar tudo isso, principalmente no pagamento via QR Code, dá pra substituir facilmente o cartão de débito e TED por ele, e o melhor, seu custo é zero para Pessoa Física, e para Conta PJ será competitivo com as maquininhas.

Acredito que o comercio de rua vai aderir, o PicPay e o Mercado Pago já chegou para eles, popularizaram bastante o QR Code e as lives nessa pandemia ajudaram, já vi até em feira, e o PIX tem muito mais vantagens seja em pagamentos de pouco valor ou de muito, ninguém gosta de ficar perdendo tempo sacando e depositando dinheiro.

E tem um grupo que ninguém comentou que o PIX pode atingir, o transporte publico, aqui na minha cidade é um saco ter que fazer o cartão de transporte e recarregar todo mês pegando uma fila enorme no guichê. Já tem alguns ônibus que aceitam cartão de crédito e débito em SP, mas ainda depende de um equipamento acoplado a ele para funcionar.

Já o PIX pode funcionar em qualquer celular com internet para receber, o que é de fácil acesso até para pequenas cooperativas de transporte.

E mesmo aqueles que ainda preferem trabalhar com o cartão de transporte, a própria recarga dela será facilitada, a companhia de transporte não pagará taxas de cartões de credito para recarga online.

3 curtidas

Apesar de estar com uma expectativa grande e positiva, ainda tô tentando entender como os bancos vão “ganhar” com isso… tem “bancões” fazendo tanta propaganda em canais abertos, em diversos horários (nobres inclusive), com personalidades bem conhecidas… eles não fariam tudo isso “gratuitamente”…

Então, além da expectativa alta, tô com um receio grande…

2 curtidas

Na minha opinião o Pix vai:

  1. Trazer mais liberdade ao permitir a transferência em qualquer dia da semana;

  2. Quero destacar o fato de ser sem taxa, porque no meu caso eu faço TEDs mensais então vai ajudar bastante;

  3. Diminuir a necessidade de ter uma maquininha de cartão;

  4. Bancarizar a população (porque eu vi em um vídeo que quase 50 milhões de brasileiros não são bancarizados e fiquei surpresa).

Eu não vi nenhum contra ainda porém quando a esmola é demais o santo desconfia. Me pergunto se os bancos não vão aumentar as taxas para compensar a perda de lucro (embora eu acho que o Banco Central esteja dando uma bonificação para os bancos e por isso eles estão fazendo tanta propaganda sobre algo que tecnicamente os levaria ao prejuízo). Ou se posteriormente o próprio banco central não inclua alguma taxa.

Enfim, vamos aguardar…

2 curtidas

Só quero fazer pagamentos e transferências entre bancos diferentes a qualquer hora e dia da semana, com a certeza que o dinheiro vai cair no mesmo instante.

3 curtidas