Pix - Registro das chaves 🔑:

Aguardando essa ótima novidade !

1 curtida

AS MINHAS CHAVES FORAM LIBERADAS UHUUUUL!!! :champagne: :tada: :confetti_ball:

1 curtida

Já cadastrei… não vejo a hora de começar a usar :innocent:

Sim! :heart_eyes:

4 curtidas

Vc não é ingênua. A possibilidade de um roubo impune aumentará drasticamente, conforme exemplificado. O povo não deve permanecer na ilusão.

Não entendi seu ponto.

O que você não entendeu especificamente?

A ideia é que tendo a chave PIX de alguém, você terá acesso a alguns dados potencialmente sensíveis também.

Entendi, mas já viste quais dados a pessoa que irá transferir o dinheiro terá acesso? De posse de qualquer chave de um terceiro, minha única possibilidade será transferir recursos para ela. Assim, ao informar a chave da pessoa no menu pix do meu banco me será informado três dados: CPF, apenas os 6 dígitos centrais (xxx.000.000-xx), nome completo e o banco ao qual a chave está vinculada.

1 curtida

Proteger numero de CPF? em pleno 2020 vc acha q isso ainda é possivel? o lance é rezar pra nao te mirarem, pq se quiserem sacanear, bandido acha um meio da forma mais simples possivel!

1 curtida

Você tem acesso aos mesmos dados que têm hoje quando você vai fazer um TED para alguém. Agência, conta, banco, nome completo e CPF. É isso que você tem que passar pra alguém te fazer um TED hoje. Com o Pix nem o CPF inteiro ficam sabendo, só os números do meio.

Não entendi os dados sensíveis.

E nome completo e CPF de qualquer um se acha facilmente hoje na internet.

Infelizmente você está certo.

2 curtidas

Triste realidade, meu colega…

Suponhamos que você cadastre seu telefone celular no PIX. Qualquer pessoa pode fingir uma transferência usando seu telefone celular (encontrando em grupos de WhatsApp, bancos de dados vazados/compartilhados) e conseguir seu nome completo e alguns dígitos do seu CPF. Isso dá margem pra ataques de engenharia social e validação de dados vazados.

Se um bandido tiver alguns dados seus e quiser verificar se esses dados são coerentes, basta ele sacar o PIX e colocar seu CPF pra ver se bate com seu nome, por exemplo.

Assim, tenho certeza que o BC e muitos dos analistas de seguranças de todas as instituições que participaram do processo de implementação do PIX pensaram nisso, afinal é algo meio óbvio. Não sei se o usuário comum pensa nisso.

Ah, não é porque é fácil que você precisa facilitar ainda mais…

Tirando dúvida: as chaves que registrar ,no banco que for, não poderá ser mais usada em outro banco, correto?Como exemplo, se usar meu CPF como chave num banco, não poderei mais usar o CPF como chave em nenhum outro , correto?

@Elio_Costa Exatamente.

4 curtidas

Entendo que os meliantes podem usar de engenharia social para descobrir meus dados.

Mas acredito que para o Pix ficar um pouco mais seguro, só tirando totalmente o CPF da jogada. Sem mostrar ele nas transferências e nem permitir que ele seja usado como chave. Mas aí creio que teríamos outros problemas.

Vamos ver como o Pix vai funcionar na prática. Eu também estou curioso para saber se o BC vai tomar alguma atitude nessa questão de segurança.

2 curtidas

criei hj no BB fiz uma aleatória achei legal deixou eu criar uma apelido achei interessante

a minha já está cadastrada agora é só esperar chegar novembro, vamo que vamo

1 curtida

nossa a anciedade e coisa seria heheheh nao vejo a hora de ficar livre da ted em horarios limitados

1 curtida

com certeza !!!

Ainda bem que existe a opção de chave aleatória haha

1 curtida